sábado, 9 de junho de 2012

Conheça Zuza, volante do Flamengo

Zuza é um dos símbolos da nova geração de jogadores revelados pelo Flamengo (Foto: Severino Filho - Buim)
Nome completo: José da Silva Ferreira.

Local e data de nascimento: Teresina (PI), 23/03/1987 (25 anos).

Filiação: José Ferreira Neto e Maria dos Santos da Silva Ferreira.

Estado civil: casado, com Odinéia, com quem tem uma filha, Sofia, de 2 anos de idade.

Altura: 1,68

Peso: 73 kg

Posição: volante, mas também joga nas duas laterais.

Chuteiras: 39

Clubes: Esporte Clube Flamengo (Teresina - PI), Piauí Esporte Clube (Teresina - PI), Tianguá Esporte Clube (Tianguá - CE) e 4 de Julho Esporte Clube (Piripiri - PI).

Principais títulos: Copa Piauí em 2008 e 2009; Campeonato Piauiense da 1ª Divisão de Profissionais em 2009, Taça Estado do Piauí 2009 e Taça Cidade de Teresina 2009 (todos pelo Flamengo).

ONZE PERGUNTAS PARA ZUZA

Zuza sai comemorando: mais um gol importante, empatando o jogo contra o Comercial no final da partida (Foto: Cícero Rocha).
Como prefere jogar: 4-4-2 ou 3-5-2?
Eu gosto mais do 4-4-2.

Qual o jogo inesquecível de sua carreira como atleta profissional? 
Aquela final de 2009, contra o 4 de Julho, em Piripiri. Eu estava no banco e quando o 4 de Julho cresceu de produção, o Moroni me colocou. Logo eu, que nem tive muita oportunidade durante todo o campeonato. Fui muito bem e o time ganhou o campeonato..

Embora seja um volante nato, você já jogou de lateral esquerdo, lateral direito. Qual a posição que mais gosta de atuar?
Me adaptei bem como volante. É onde atuo com mais segurança, onde gosto mesmo de jogar. Mas, quando o time precisa, faço minha parte também nas laterais. Mas só quando realmente é necessário.

De algum tempo prá cá você tem marcado vários gols. Teve um que foi realmente inesquecível?
Todo gol, de uma certa forma, é inesquecível. Mas o gol que realmente marcou foi numa semifinal, pelo Campeonato Piauiense de 2010, na prorrogação, contra a Sociedade Esportiva de Picos.

Qual o melhor companheiro que você já teve ali na cabeça da área?
O Luciano. É um grande jogador e me dei muito bem jogando ao seu lado.

Um meia já lhe tirou o sono, por ser difícil de ser marcado?
Tirar o sono, não, mas como é difícil marcar o Cleitinho, do 4 de Julho.

Você teve um grande ídolo, em quem procurou se inspirar?
Não. Eu sempre procurei me dedicar muito, me esforçar ao máximo. Não houve esse grande ídolo que me servisse de espelho.

Zuza em ação: uma segurança em defesa do Flamengo (Foto: Cícero Rocha)
E os dirigentes? Algum muito especial?
Não. Eu sempre tive um relacionamento bem profissional com todos eles. Respeito e sou respeitado.

Qual o melhor técnico que você teve?
Vou destacar o atual, Danilo Queiróz, pois tem me dado as melhores oportunidades. 

Já pensou o que vai fazer quando pendurar as chuteiras?
Sim. Quero seguir a carreira de Fisioterapia.

Escale uma seleção dos jogadores da sua geração. Que jogaram ao seu lado ou contra você?
Robson;Tote, Laércio, Wildinho e Samuel; Zuza, Luciano, Bruno Potiguar e Tiago Maia; Jonierick e Ítalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário