Arquivo Pessoal

sexta-feira, 11 de setembro de 2015


Essa camisa tinha cheiro de gol

 
Camisa 10 do River, utilizada na temporada de 1978, quando o Galo reativou o uniforme com as duas faixas em diagonal, que há anos não era fabricada. Sima vestiu e marcou muitos gols com esta camisa. Depois fez dela um presente ao então governador Dirceu Mendes Arcoverde. A lembrança ficou guardada e, por volta de 2003, nos foi doada por Júlio Arcoverde, diretor do River e filho de Dirceu. Está guardada no nosso acervo com muito carinho. Maurício Pokemon fotografou.
 
 
 

QUINTA-FEIRA, 26 DE SETEMBRO DE 2013

Lançamento do livro do Rivengo


Foi no ano 2001, no espaço Fashion Mall, o lançamento do livro Rivengo, o clássico do século. Taí um registro daquela noite, entrevistado pelo repórter Odílio Teixeira, para a Rádio Difusora. Atento a tudo, à época com 11 anos de idade, o garoto Maurício Pokemon, hoje repórter-fotográfico. Do banco de imagens de meu arquivo pessoal. A propósito do livro, salvo engano, você ainda encontra os últimos exemplares na Banca do Tomaz, na Praça João Luis Ferreira, centro de Teresina.
 




DOMINGO, 14 DE JULHO DE 2013

Bicicleta do Buim!

Em 1982, com meus 21 anos de idade, era possível aplicar a jogada imortalizada pelo Leônidas da Silva, o Diamante Negro, em pleno asfalto quente da Rua Arêa Leão, no centro de Teresina. E não é história de pescador. É de boleiro mesmo, com direito a registro fotográfico através das máquinas Love, da Sonora.
Duas bicicletas, dois ângulos diferentes. Lá em cima, na primeira foto, você pode ver a casa situada na esquina das ruas Arêa Leão e Areolino de Abreu, próximo a Praça do Fripisa, onde residiu, por muitos anos, os familiares do Des. Luis Fortes do Rêgo. Na outra foto, embaixo, o muro de cor róseo é onde hoje está edificado o Colégio CPI, na Rua Arêa Leão. O sobrado ali ao fundo ainda hoje está de pé, ao lado do colégio. Em algum lugar do futuro, certamente será demolido. mas como era bom jogar no meio da rua...



 QUARTA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2013

Minha coleção de camisas retratada para a Revista Revestrés

Isso é o que se pode chamar de um cenário colorido.
Recentemente, fui retratado pela revista Revestrés com minha coleção de camisas de clubes de futebol. Quero aproveitar para agradecer ao pessoal da revista, tão bem dirigida pelo André Gonçalves e o Wellington Soares, e quem vem ganhando significativo espaço dentro dos objetivos a que se propôs desde o primeiro número.

A propósito, algumas pessoas que viram a revista, que já está em bancas, me perguntaram sobre a camisa do time tal, do time x, y, etc. Gente, aí na foto tem só uma pequena amostra do acervo. E as camisas foram colocadas no cenário aleatoriamente. Não houve escolha desse ou daquele time. Antes que eu esqueça, uma última informação: continuo aceitando doações dos amigos.
 


QUINTA-FEIRA, 21 DE MARÇO DE 2013

A minha camisa do 4 de Julho

Há alguns dias atrás, me ofereci para ser contratado por algum time que esteja disputando o Campeonato Piauiense. É claro que o anúncio foi de brincadeira. Fazia meus golzinhos, mas era no meio da rua. E um começo de artrose no joelho hoje me atrapalharia também. Mas teve quem acreditasse: o Valdenor Brito, da Uso Contínuo, que fornece o material esportivo do 4 de Julho.

E quando ele soube que o prefeito Odival Andrade iria pagar a contratação de um atacante, não perdeu tempo e mandou fazer a camisa. Até mostrei para o técnico Jorge Pinheiro, mas não recebi nenhuma proposta. E a camisa, que já está pronta, passa a enriquecer o Baú do Buim. Grande abraço ao Valdenor e muito obrigado pela homenagem.


 QUARTA-FEIRA, 13 DE MARÇO DE 2013

Disponível no mercado da bola. Quem se habilita?
Buim, em 1997, quando vestia a camisa do Goiás.
Os clubes têm até o dia 22 para inscrição de novos reforços. Na tentativa de ajudar os dirigentes, o SITE DO BUIM oferece o craque aí da foto. Nesta imagem, o craque mostra sua habilidade com a bola (de papel). Já vestiu a camisa do Goiás (como você pode ver) e de muitos outros times do futebol brasileiro e até do exterior. Quem se habilita?
 



QUINTA-FEIRA, 14 DE FEVEREIRO DE 2013

Lembram da piscina no River?

Acilino, Ideraldo, Buim e Audir Filho: papo de futebol à beira da piscina da sede tricolor.
O registro fotográfico que lhes apresento foi colhido em 1986, à beira da piscina da antiga sede do River Atlético Clube, à Avenida Sen. Arêa Leão. Era domingo e tinha Rivengo à tarde, no Estádio Albertão. Um papo descontraído com o repórter da Rádio Difusora, Audir Filho (à direita) e os chefes de torcida do River, Acilino Sousa, da Embriagalo (camisa regata vermelha) e Ideraldo, da RAC (camisa tricolor), ambos de saudosa memória.

Acilino Sousa foi vítima de um fulminante ataque cardíaco. Seu corpo foi velado no salão principal desta mesma sede. E Ideraldo, que fora morar no Rio de Janeiro, foi assassinado na cidade outrora maravilhosa. Um agradável papo de futebol na sede do River que, a exemplo deles, também é de saudosa memória.




TERÇA-FEIRA, 05 DE FEVEREIRO DE 2013

Em dia de Rivengo, numa tarde de domingo de 1985 
Buim entrevista Duílio, goleiro do River, em 20-10-1985. (Foto: Cícero Rocha).
Já lá se vão mais de 27 anos que Cícero Rocha, o olhar fotográfico do futebol piauiense, documentou meu trabalho para a Rádio Pioneira, antes de um clássico Rivengo, entrevistando o goleiro Duílio, do time tricolor. O registro é do dia 20 de novembro de 1985, data em que o River goleou seu tradicional adversário, por 4 a 0.

No uniforme de Duílio, dois detalhes que não se vê nos dias de hoje. O primeiro, na camisa, onde o escudo do River foi colocado com as cores trocadas. O correto é preto em cima e o vermelho na parte inferior. O segundo detalhe é no meião, onde está gravado o nome do goleiro riverino.



DOMINGO, 06 DE JANEIRO DE 2013

Encontrei meu xará no time do Oeiras

Durante muitos anos, na minha trajetória como cronista esportiva, encontrei alguns Severinos, como Severino de Ramos (o Biro Biro, ex-River e Tiradentes) ou o Severino Quirino, o Quirino (ex-Piauí). Mas nada de Buim.

Por volta de 2003, 2004, porém, tive a oportunidade de ver um atleta profissional com o mesmo apelido - Buim, goleiro do time do Oeiras. Evidente que não poderia perder a oportunidade de fazer o registro, hoje guardado com muito carinho no meu arquivo pessoal.

Detalhe: o flagrante foi registrado antes de um jogo do Oeiras pelo Campeonato Piauiense, no Estádio Lindolfo Monteiro, contra a equipe do River.
 



QUARTA-FEIRA, 24 DE OUTUBRO DE 2012

Osvaldo, hoje no São Paulo, foi o craque do ano em 2007


Osvaldo, Buim e Reinaldo Ferreira.
O atacante Osvaldo, hoje atuando no São Paulo Futebol Clube, foi o grande craque do Campeonato Piauiense de 2007. Na oportunidade, marcou 6 gols com a camisa do River e sagrou-se campeão piauiense pelo time tricolor. No flagrante que hoje apresento, o registro da entrega do Troféu Rui Lima ao melhor jogador daquela competição, ocorrido nas dependências do Real Palace Hotel.

Após receber o troféu das mãos do dirigente do Piauí, Reinaldo Ferreira, Osvaldo fez questão de posar com o decano dos cartolas do nosso futebol e com este repórter, que promove o Troféu Rui Lima desde 1986. Depois da consagração no River, Osvaldo alçou vôos bem mais altos até aportar num outro Tricolor - o do Morumbi. Registro que guardo com muito carinho no meu acervo pessoal.







SEXTA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2012

A história de um grande clássico

Já se passam 29 anos do meu primeiro artigo sobre a história do clássico Rivengo, publicado na página de esportes do Jornal O Dia, em setembro de 1983. Naquela oportunidade, vivia-se a expectativa do 100° Rivengo de Campeonato Piauiense. Os anos passaram-se rapidamente e de lá para cá perdi a conta de quantas vezes escrevi e falei sobre este grande jogo.

Uma história que virou livro - RIVENGO, O CLÁSSICO DO SÉCULO - cujos últimos exemplares você ainda póde encontrar na Banca do Tomaz (Pç. João Luis Ferreira, no cruzamento das ruas Coelho Rodrigues com Davi (sem o d, por favor) Caldas. Mas vale a pena fazer este registro da matéria de 29 anos atrás, cujo recorte faz parte do meu arquivo pessoal.





SEGUNDA-FEIRA, 10 DE SETEMBRO DE 2012

O autógrafo de Luís Pereira


Durante a década de 1970 e início da seguinte, um dos melhores zagueiros do futebol brasieliro chamava-se Luís Pereira. Titular da Academia do Palmeiras, ao lado de Dudu, Ademir da Guia, Leão, Alfredo, Eurico e tantos outros, jogou a Copa de 74 e atuou também no Atlético de Madrid. No início de 74, ele veio ao Piauí com o time do Palmeiras, opórtunidade em que concedeu este autógrafo que hoje encontrei no meu arquivo pessoal.




SÁBADO, 01 DE SETEMBRO DE 2012

Severino Filho Responde

Em setembro de 1983, convidado pelo jornalista Pedro Alcântara do Nascimento, passei a integrar a equipe de O ESTADO - o jornal de Helder Feitosa. Ali mesmo, alguns meses depois, assinei uma coluna pela primeira vez. Levava meu nome, e tinha como finalidade tirar dúvidas dos leitores sobre temas esportivos. Confira este recorte do meu arquivo pessoal, onde abordo a presença do goleiro piauiense Toinho no time do Bangu, do Rio de Janeiro.


TERÇA-FEIRA, 14 DE AGOSTO DE 2012

O histórico gol de bicicleta (contra) de Ari

No Campeonato Piauiense de 1983, o zagueiro Ari, do Auto Esporte, assinalou um raríssimo gol contra. Raro, não por ter sido contra, mas pela originalidade - de bicicleta. O fato mereceu comentários de toda a imprensa. Neste recorte do meu arquivo pessoal, a minha observação sobre o gol de Ari, publicada no jornal O Estado, de 20 de setembro de 1983.

DOMINGO, 05 DE AGOSTO DE 2012

Eu já fui da Gaviões da Fiel

Em algum lugar do passado, eu achei que era interessante ser sócio da torcida organizada Gaviões da Fiel. Ganhei o número 10.214, devidamente registrado na carteirinha de sócio, como você pode conferir abaixo.




SEGUNDA-FEIRA, 25 DE JUNHO DE 2012

Lembrança de minha primeira cobertura da Seleção


Em abril de 1986, a Seleção Brasileira foi a São Luis, onde jogou amistosamente no Estádio Castelão, contra uma seleção peruana. O Armazém Paraíba levou uma caravana de cronistas esportivos de Teresina para a cobertura do jogo na Ilha do Amor. Eu estava lá, pelo Jornal O DIA e pela Rádio Pioneira.

Na oportunidade, o empresário Sílvio Leite era executivo do Grupo Claudino. E foi chefiando a delegação, que receberu todo o apoio para fazer seu trabalho naquela ocasião. E esse registro fotográfico foi feito lá mesmo, em São Luis: Sílvio Leite e eu, posando para a posteridade. Ao fundo, Salomão Viegas, que estava lá pela Rádio Poti. Uma última informação: o amistoso terminou 4 para o Brasil, 0 para o Perú.



QUARTA-FEIRA, 20 DE JUNHO DE 2012

Uma homenagem significativa do Exército Brasileiro

Homenagem do Exército Brasileiro: momento inesquecível
Significativa homenagem eu recebi em agosto de 1998, em solenidade que teve lugar no 2° BEC, localizado à Avenida Frei Serafim. Entre várias personalidades de diversas áreas de atuação, fui distinguido pelo Exército Brasileiro e pela 26ª CSM. Uma noite, no mínimo, inesquecível para este profissional da comunicação.

No registro fotográfico, o Coronel Ivaldo de Figueiredo Mendes, na oportunidade, chefe da 26ª CSM, coloca o distintivo do Exército Brasileiro que ainda hoje guardo com especial carinho, usando-o sempre com muito orgulho.



TERÇA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2012

Sima com a camisa do Flamengo, lembram?

Sima, no Flamengo, entrevistado por Severino Filho - Buim (1982).
Como foram apenas poucos meses, quase ninguém lembra que o grande artilheiro Sima, um dos maiores goleadores do futebol brasileiro em todos os tempos, foi atleta do Esporte Clube Flamengo. Isto aconteceu em 1982 e eu já estava lá, no gramado, para cobrir a estréia do ídolo com a camisa rubro-negra.

O jogo foi contra o Piauí Esporte Clube e o Flamengo venceu por 4 a 0. Quatro gols de quem? Dele, Sima, para delírio da torcida rubro-negra no Albertão. Taí o registro, de 1982. Sima com a camisa do Flamengo, equipe pela qual marcou 12 gols em 10 jogos disputados. Um outro detalhe que já ia passando despercebido: nesta ocasião, estou trabalhando como repórter da Rádio Pioneira, usando o famoso BTP dos titulares do esporte no rádio.


DOMINGO, 03 DE JUNHO DE 2012

Pavilhão hasteado com muito orgulho


Em algum lugar do passado - 1997, para ser um pouco mais preciso -, deram-me a missão de hastear o pavilhão do Estado do Piauí, durante um evento do Departamento de Esportes do Grupo Claudino. Missão que abraçei com muito orgulho. E que me traz uma agradável recordação.



TERÇA-FEIRA, 22 DE MAIO DE 2012

De frente com o Mestre Telê Santana

A ocasião foi a festa do Troféu Nacional Bola de Ouro, no Hotel Novo Mundo, Rio de Janeiro, bem pertinho do histórico Palácio do Catete. Janeiro de 1994. Eu e minha esposa, Marlene, por alguns minutos, tivemos o privilégio de estar frente a frente com o saudoso técnico Telê Santana, de tantos títulos pelos grandes clubes brasileiros. Amante do futebol arte, duas Copas do Mundo (1982 e 1986) à frente da Seleção Brasileira. Encontros como esse gratificam qualquer profissional no mundo do esporte.


SÁBADO, 12 DE MAIO DE 2012

Eu e o Rei do Nordeste

Na minha trajetória de cronista esportivo, conheci grandes treinadores. Um deles foi Maurício Simões, três vezes campeão piauiense com a Sociedade Esportiva de Picos. O Rei do Nordeste, como era conhecido, ganhou 17 títulos entre 1988 e 2008. Um fenômeno no futebol nordestino, mas que não foi feliz em sua meteórica passagem pelo River Atlético Clube, por ocasião da Copa João Havelange, em 2000.

E o registro fotográfico que ilustra este texto é exatamente dessa época. Bem próximo ao tradicional vestiário utilizado pelo River, no Estádio Lindolfo Monteiro, entreevisto José Maurício Fernandes Simões para a programação esportiva da Rádio Difusora. Era o ano de 2000, e o River jogava a Copa João Havelange. Maurício faleceu em outubro do ano passado. Um grande treinador que o futebol do nordeste perdeu.



SEGUNDA-FEIRA, 07 DE MAIO DE 2012

Entrevista com César, campeão piauiene nos anos 80
 

Em 1984, buscando recuperar o prestígio do Esporte Clube Flamengo, o então presidente Antônio Avelino Rocha de Neiva formou um grande time para ser campeão estadual e fazer uma boa campanha nas competições nacionais. Entre os reforços, veio o goleiro César, que fora eleito o goleiro da década de 1970 no futebol alagoano e atuara, com relativo sucesso, no Corinthians de Sócrates, Casagrande, Biro Biro e companhia. Sua baixa estatura (1,75) não foi obstáculo para tornar-se um dos grandes goleiros que o futebol do nordeste produziu em toda a sua história.

Além do CRB (AL), Corinthians Paulista e Flamengo do Piauí, ele também jogou no Juventus (SP) e no ASA, de Arapiraca. No time piauiense, Carlos Cesar de Oliveira (Maceió-AL, 22/09/1954) sagrou-se campeão estadual em 1984 e 1986, e vice em 1985. Neste ano, em entrevista que me foi concedida com exclusividade, para o programa Conversando com o Torcedor, da Rádio Pioneira, o então goleiro do Flamengo falou sobre sua carreira, a mágoa por ter tido seu nome incluído na Máfia da Loteria Esportiva e a expectativa sobre o futuro que ainda tinha a trilhar como atleta de futebol.

Atualmente, o ex-goleiro César mora na Barra de São Miguel, litoral alagoano, onde, segundo o site do Museu do Esporte "Dida", criado e organizado pelo historiador e jornalista Lauthenay Perdigão, mostra aos turistas as belezas das praias de Alagoas e conversa sobre seu brilhante currículo como atleta profissional.

Ressalte-se que este material foi colocado no YouTube para a coluna Baú do Buim, no Portal Acessepiauí. E agora foi resgatada para este novo espaço - Arquivo Pessoal - , onde posterei momentos da minha trajetória na crônica esportiva, como esta e tantas outras entrevistas que ainda serão colocadas aqui.



SEGUNDA-FEIRA, 30 DE ABRIL DE 2012

Entre dois riverinos

Acelino Sousa, Buim e Pintinho.
Olha eu aí, trabalhando como repórter da TV Pioneira (hoje Cidade Verde), na semana de um clássico River x Flamengo de 1986. O entrevistado é o saudoso Acelino Sousa, torcedor do River, que fundou a torcida organizada Embriagalo. Do outro lado está o não menos riverino Pintinho, que continua bem vivo, esperando por uma grande vitória do Galo na tarde desta terça-feira, no Estádio Lindolfo Monteiro. Este flagrante ocorreu na antiga sede social do River, à Avenida Sendar Arêa Leão.


SEGUNDA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2012

FM O Dia campeã dos Radialistas no final dos anos 80

FM O Dia - Campeã dos Radialistas em 1987
Reforçada por funcionários do jornal e da gráfica, a Rádio FM O DIA sagrou-se campeã do Torneio dos Radialistas de Futebol Society, realizado no início de 1987, com jogos no campo da ARCA (Associação Recreativa e Cultural da Agespisa). Além do título, a FM O Dia também teve o goleador máximo da competição, Irakerly Soares, com 7 gols.

O uniforme utilizado pertencia ao time amador que homenageava o ex-atleta Rui Lima, daí seu nome gravado em destaque. Na foto que registra este Arquivo Pessoal, vê-se, a partir da esquerda: Lima, Ricardo, Irakerly, Carlinhos, Gilberto e Mikika, em pé; Zé Lula (técnico), Buim, Marquinhos Silva e Nado, agachados. Um detalhe importante que eu ia esquecendo. Fui o vice-artilheiro da competição, com 6 gols.


QUARTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2012

Um bate-papo com o governador

O governador Alberto Silva e eu, em 1990, no hall de entrada do Albertão.
Este flagrante se deu em 1990, antes do jogo de estréia do Tiradentes no Campeonato Brasileiro. No hall de entrada do Estádio Albertão, converso descontraidamente com o governador de então, engenheiro Alberto Silva, que deu grande impulso ao futebol do Piauí com a construção do estádio que, numa justa homenagem, leva o seu nome.

Em outras oportunidades voltei a conversar e/ou entrevistar o Dr. Alberto. Em certa ocasião, me fez uma revelação. Sua maior mágoa era ver o estádio que ele idealizou com a planta original totalmente distorcida, tanto dentro quanto fora dele.


SEGUNDA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2012

Agnaldo Timóteo fala sobre futebol

 Em 34 anos de crônica esportiva, entrevistei muita gente. Atletas, treinadores, dirigentes, torcedores, a grande maioria ligada ao futebol piauiense. Mas também andei conversando com algumas personalidades nacionais, como o cantor Agnaldo Timóteo. Em novembro de 1985, aproveitei uma das inúmeras vindas de Agnaldo Timóteo a Teresina e com ele conversei sobre futebol – uma outra paixão de sua vida além da música.

A entrevista foi gravada para o programa Conversando com o Torcedor, veiculado pela Rádio Pioneira nas tardes de domingo, com minha produção e apresentação. Naquela ocasião, Agnaldo Timóteo foi a grande atração do último comício da candidata do PDS à Prefeitura de Teresina, Myriam Portella. Cerca de 50 mil pessoas assistiram seu show, lotando todas as dependências da Praça do Marquês, zona norte da capital piauiense.

Depois do show, Agnaldo estaria de regresso para o Rio de Janeiro. No Aeroporto de Teresina, por volta de meia noite, conversamos sobre futebol, o Botafogo (à época entre os últimos colocados do Campeonato Carioca) e a seleção brasileira (então sem treinador a menos de um ano da Copa do México). Confira como foi meu bate-papo com este grande nome da música popular brasileira. A edição de áudio e imagens é de Alexandre Soares, da Studio Dois Tempos - (86) 8884-3206. Esse material foi extraído do Baú do Buim, no Portal Acessepiauí.


QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2012

Um autógrafo do Roberto Dinamite


O ano foi 1986. O Vasco da Gama veio a Teresina para jogar, amistosamente, contra o Piauí. Entre as grandes estrelas da constelação cruzmaltina, o ídolo maior, Roberto Dinamite, e um garoto que estava começando a fazer sucesso - Romário. Como não poderia deixar de ser, Dinamite, hoje presidente do próprio Vasco da Gama, foi o mais procurado para entrevistas e autógrafos. Eu tive o privilégio de conseguir as duas coisas.

Na chegada da delegação carioca, trabalhando para a TV Pioneira (hoje TV Cidade Verde), entrevistei vários jogadores, dentre eles Roberto Dinamite. O momento foi documentado pelo repórter-fotográfico do jornal O DIA, Gilson Leite. No dia seguinte, pedi ao ídolo vascaíno que autografasse no verso. Confira, frente e verso, a lembrança de meu encontro com Roberto Dinamite.
Roberto Dinamite concede entrevista a Severino Filho
QUINTA-FEIRA, 5 DE ABRIL DE 2012

Cronistas visitam Alfredo Nunes na Federação

No início de 1987, Alfredo Nunes recebe cronistas na Federação.

O ano é 1987. Em seu gabinete, o então presidente da Federação Piauiense de Desportos (ainda não era FFP), Alfredo Nunes, recebe uma comissão de cronistas esportivos para tratar de assuntos do interesse da categoria. Eu estava lá, como assessor de comunicação da entidade e editor de esportes do jornal O Dia.

Alfredo Nunes, de costas, ouve as ponderações do companheiro Willame Bogéia. Além deles, a partir da esquerda, de frente, estão Severino Filho, Zé Lula, Brito Boson e Edilson Bonifácio. O registro fotográfico é de Antônio Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário