segunda-feira, 18 de junho de 2012

Quincas, um hexacampeão com a camisa tricolor

Ao tempo em que o River amarga cinco anos sem ganhar um título de campeão piauiense, nada melhor que recordar, para a torcida tricolor, uma época em que o Galo foi seis vezes consecutivas o campeão do Piauí. E a lembrança vem acompanhada de um dos seus mais ardorosos defensores - o lateral esquerdo Quincas.

Aposentado, Quincas reside à Alameda Parnaíba, no bairro Vila Operária. (Foto: Severino Filho - Buim)
Residente à Alameda Parnaíba, na Vila Operária, zona norte da capital piauiense, Joaqum José da Cruz - este é o verdadeiro nome de Quincas - está com 76 anos (nasceu a 20 de março de 1936). Do final da década de 1950 ao início da seguinte, disputou várias edições do Campeonato Piauiense e alguns amistosos importantes.

Um dos jogos que recorda com muita satisfação é o empate de 2 a 2 entre River e Botafogo do Rio, quando ele marcou o lendário Mané Garrincha. "Ele não andou nesse dia. Foi bem marcado por mim e pelo Tassu", afirmou, certa vez, ao recordar o dia em que esteve frente a frente com o saudoso ponta direita do Botafogo do Rio e da Seleção Brasileira.

Quincas fez parte do time do River na segunda fase do histórico "Eterno Campeão", oportunidade em que conquistou seis títulos consecutvos de campeão piauiense. Encerrado o ciclo de glórias com a camisa tricolor, ele ainda atuou no Auto Esporte e no Botafogo, pendurando as chuteiras logo depois.

O Eterno Campeão: Ventura, Murilão e Quincas (em pé); Marcos, Antônio Luis e Zequinha Furtado (agachados).
CLUBES EM QUE ATUOU

1957 a 1963 - River Atlético Clube (Teresina - PI)
1964 - Auto Esporte Clube (Teresina - PI)
1965 - Botafogo Esporte Clube (Teresina - PI)

PRINCIPAIS TÍTULOS

Campeonato Piauiense de 1958
Campeonato Piauiense de 1959
Campeonato Piauiense de 1960
Campeonato Piauiense de 1961
Campeonato Piauiense de 1962
Campeonato Piauiense de 1963

JOGOS MARCANTES

20/07/1958 - River 2x2 Botafogo do Rio - Quincas marca Mané Garrincha no amistoso do Tricolor com o time carioca.

26/04/1959 - River x Botafogo de Teresina - 1° título de campeão piauiense, com o Botafogo não comparecendo ao Lindolfo Monteiro e o River ficando com o título.

 09/09/1962 - Ceará 7x5 River - Taça Brasil - Apesar da derrota, Quincas fez uma grande atuação, anulando o ponta direita Carlito, ex-River, que jogava no time cearense, e que prometera dar um show em cima do lateral do River.

29/03/1964 - River 3x0 Caiçara - Quincas não jogou, mas ficou na reserva e tornou-se campeão pela sexta vez conseuctiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário