Ao tempo em que o River amarga cinco anos sem ganhar um título de campeão piauiense, nada melhor que recordar, para a torcida tricolor, uma época em que o Galo foi seis vezes consecutivas o campeão do Piauí. E a lembrança vem acompanhada de um dos seus mais ardorosos defensores - o lateral esquerdo Quincas.
Aposentado, Quincas reside à Alameda Parnaíba, no bairro Vila Operária. (Foto: Severino Filho - Buim) |
Residente à Alameda Parnaíba, na Vila Operária, zona norte da capital piauiense, Joaqum José da Cruz - este é o verdadeiro nome de Quincas - está com 76 anos (nasceu a 20 de março de 1936). Do final da década de 1950 ao início da seguinte, disputou várias edições do Campeonato Piauiense e alguns amistosos importantes.
Um dos jogos que recorda com muita satisfação é o empate de 2 a 2 entre River e Botafogo do Rio, quando ele marcou o lendário Mané Garrincha. "Ele não andou nesse dia. Foi bem marcado por mim e pelo Tassu", afirmou, certa vez, ao recordar o dia em que esteve frente a frente com o saudoso ponta direita do Botafogo do Rio e da Seleção Brasileira.
Quincas fez parte do time do River na segunda fase do histórico "Eterno Campeão", oportunidade em que conquistou seis títulos consecutvos de campeão piauiense. Encerrado o ciclo de glórias com a camisa tricolor, ele ainda atuou no Auto Esporte e no Botafogo, pendurando as chuteiras logo depois.
O Eterno Campeão: Ventura, Murilão e Quincas (em pé); Marcos, Antônio Luis e Zequinha Furtado (agachados). |
CLUBES EM QUE ATUOU
1957 a 1963 - River Atlético Clube (Teresina - PI)
1964 - Auto Esporte Clube (Teresina - PI)
1965 - Botafogo Esporte Clube (Teresina - PI)
PRINCIPAIS TÍTULOS
Campeonato Piauiense de 1958
Campeonato Piauiense de 1958
Campeonato Piauiense de 1959
Campeonato Piauiense de 1960
Campeonato Piauiense de 1961
Campeonato Piauiense de 1962
Campeonato Piauiense de 1963
JOGOS MARCANTES
20/07/1958 - River 2x2 Botafogo do Rio - Quincas marca Mané Garrincha no amistoso do Tricolor com o time carioca.
26/04/1959 - River x Botafogo de Teresina - 1° título de campeão piauiense, com o Botafogo não comparecendo ao Lindolfo Monteiro e o River ficando com o título.
09/09/1962 - Ceará 7x5 River - Taça Brasil - Apesar da derrota, Quincas fez uma grande atuação, anulando o ponta direita Carlito, ex-River, que jogava no time cearense, e que prometera dar um show em cima do lateral do River.
Nenhum comentário:
Postar um comentário