Gol de letra

DOMINGO, 08 DE SETEMBRO DE 2013

História do Estádio Castelão

Em 65 páginas - acompanhadas por um DVD Banco de Dados -, o livro História do Estádio Castelão, escrito pelo jornalista e historiador piauiense Manoel Raimundo do Amaral, é um completo levantamento estatístico de tudo que aconteceu no maior estádio do futebol maranhense. Só para você ter idéia, o DVD traz a ficha técnica completa de todos os 1.147 jogos ali realizados, no período que vai de 1982 a 2007. E os anos seguinte, a partir de 2008? Não se preocupe. O livro não está desatualizado. O Castelão ficou fechado nos últimos anos, reabrindo somente há pouco mais de dois meses. Para adquirir este acervo completo, mantenha contato com o autor, Manoel Raimundo do Amaral, piauiense de Piripiri, radicado em São Luís desde 1969, através do e-mail amaralpiaui@yahoo.com.br




 TERÇA-FEIRA, 23 DE JULHO DE 2013

O Marechal da Vitória

Publicado por A Girafa Editora Ltda., o livro O MARECHAL DA VITÓRIA (Uma história de rádio, TV e futebol), escrito por Tom Cardoso e Roberto Rockmann, constitui-se num excelente histórico de boa parte do rádio, TV e futebol no Brasil. É a história de um vencedor, o empresário Paulo Machado de Carvalho.

No final dos anos 50, foi ele um dos principais responsáveis pela conquista do primeiro título mundial da Seleção Brasileira.

A leitura de suas 365 páginas é bastante agradável. Belo presente que recebi de Aroldo Francisco, ex-presidente do River, que bem sabe da importância de Paulo Machado de Carvalho para o rádio, TV e o futebol do Brasil.


QUINTA-FEIRA, 02 DE MAIO DE 2013

Futebol: arte, humor e fantasias

FUTEBOL: ARTE, HUMOR E FANTASIA. Este é o título do livro que o ex-atleta e humorista Zé Filho publicou há alguns anos, onde relata, dando o enfoque humorístico, vários episódios envolvendo o ex-treinador das categorias de base do Flamengo, Joao Araújo (o Pato Preto), com quem Zé Filho trabalhou em meados da década de 1970, buscando um espaço como atleta de futebol profissional.

José Pereira Rosa Filho, 49 anos, é maranhense de São Domingos do Azeitão, mas radicou-se em Teresina há muitos anos. A exemplo de outros livros do gênero, onde a mistura humor e futebol se confunde entre a realidade e ficção, o trabalho escrito por Zé Filho é gostoso de se ler. Vale a pena conferir.



SEGUNDA-FEIRA, 24 DE SETEMBRO DE 2012

Quando a bola era redonda

O livro que escolhi para focalizar nesta oportunidade - QUANDO A BOLA ERA REDONDA - trata-se de um conjunto de crônicas bem interessantes, escritas por Ivan Soter, onde são focalizados grandes ídolos do futebol brasileiro. Não se constitui em lançamento, até porque chegou às prateleiras das livrarias em 2008.

Alguns livros, porém, - e este é um exemplo, são gostosos de se ler a qualquer época. Em suas 130 páginas, QUANDO A BOLA ERA REDONDA apresenta cerca de 27 crônicas, com ilustrações também de autoria do próprio Ivan. Vale a pena conferir. Editado por Folha Seca Livraria e Editora. Ia esquecendo que meu exemplar foi um presente que ganhei do bom amigo Tista, de Oeiras, que também é aficcionado por literatura esportiva.



SEXTA-FEIRA, 31 DE AGOSTO DE 2012

Fried versus Pelé

Lançado pela Editora Makron Books, em dezembro de 2000, o livro FRIED VERSUS PELÉ trata-se de uma obra que tem, por objetivo, resgatar e traçar um comparativo entre as trajetórias de dois dos maiores goleadores do futebol de todos os tempos - Arthur Friedenreich, o primeiro grande artilheiro do futebol brasileiro, e Pelé, o maior de todos.
O texto sobre Friedenreich foi escrito por Severino Filho, enquanto Orlando Duarte produziu o material referente ao Rei Pelé. Embora seja uma obra fora das prateleiras das livrarias, ainda pode ser adquirido através do Mercado Livre ou da Estante Virtual.



SÁBADO, 18 DE AGOSTO DE 2012

Histórias do Flamengo

Escrito por Mario Filho, este Histórias do Flamengo é um dos livros de futebol mais procurados no Brasil. Descreve, em 289 páginas, a história do Clube de Regatas do Flamengo, vista pela ótica genial do jornalista Mário Filho, irmão de Nelson Rodrigues, também criador da mística do Fla x Flu, e fundador do Jornal dos Sports.

Embora seja uma publicação antiga, Histórias do Flamengo tem um ótimo texto, agradável de ser lido. É claro que você não irá encontra-lo tão facilmente. Esta edição original, então, só em sebos. Quer uma diga? Procure-o no estantevirtual.com.br e/ou no mercadolivre.com.br. Por ser raridade, o preço pode vir um pouqinho salgado. Mas vale a pena conferir.




QUARTA-FEIRA, 08 DE AGOSTO DE 2012

Estrela Solitária: um brasileiro chamado Garrincha 


Melhor trabalho biográfico sobre a vida do ex-jogador Mané Garrincha, o livro ESTRELA SOLITÁRIA - UM BRASILEIRO CHAMADO GARRINCHA, escrito pelo jornalista Ruy Castro, é um dos maiores êxitos comerciais da literatura esportiva. Lançado pela Companhia das Letras, continua sendo reeditado.

Em suas mais de 500 páginas, traz, com riqueza de detalhes, a trajetória do garoto, do ídolo, do ex-atleta. As conquistas, os problemas, o alcoolismo, enfim, uma gama de informações em um texto jornalístico que vale a pena conferir. ESTRELA SOLITÁRIA - UM BRASILEIRO CHAMADO GARRINCHA, é leitura para qualquer época. Não deixe de te-lo em sua biblioteca.



DOMINGO, 08 DE JULHO DE 2012

Fla-Flu ...e as multidões despertaram!




Neste domingo em que o mais charmoso clássico do futebol brasileiro comemora seu centenário, não poderia ter sugestão melhor para leitura. Uma coletânea de crônicas sobre o Fla x Flu e alguns personagens que entraram para a história deste clássico. Assim pode se resumir o livro FLA-FLU ..E AS MULTIDÕES DESPERTARAM!, autoria dos irmãos Mários Filho e Nelson Rodrigues, torcedores de Flamengo e Fluminense, reespectivamente. É bem verdade que sua publicação é dos anos 1970, mas os textos de Mário Filho e Nelson Rodrigues devem ser lidos e relidos. Sempre.








SÁBADO, 23 DE JUNHO DE 2012


Como era bom aos domingos...

 Um dos maiores fenômenos da comunicação no Piauí. Esse seria apenas um dos inúmeros conceitos para tentar definir o que representa Carlos Said para o Estado do Piauí. Magro de Aço, Papa da Crônica, Mestre, enfim, os adjetivos não faltam. Mas se você quiser conhecer de forma bem mais profunda sobre Carlos Said, vá fundo na leitura de COMO ERA BOM AOS DOMINGOS..., escrito por Gustavo Said.

Em mais de 300 páginas, o autor retrata detalhes que o povo desconhece. Da infância, da juventude, do acidente que quase he tira a vida, da vida pessoal. São informações que, com absoluta certeza, você não dispõe em outro documentário que não seja o livro publicado no ano passado, dentro das comemorações do 80° aniversário do homenageado.

Tudo ricamente ilustrado. Sou até, de uma certa forma, suspeito para falar sobre o assunto, tamanha a gratidão, a amizade e a admiração pelo profissional que, um dia, quando pensei em desistir de tudo, me disse que deveria ir em frente. Recomendo para leitura e fonte de pesquisa. A história de Carlos Said é uma parte da história de Teresina. Vale a pena conferir.



TERÇA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2012

O Artilheiro Que Não Dormia 



Escrito por Rafael Casé, O ARTILHEIRO QUE NÃO SORRIA é a biografia de Quarentinha, o maior artilheiro da história do Botafogo. Em 332 páginas, o autor conta a história de um dos maiores goleadores do futebol brasileiro. Muitas fotografias também enriquecem a obra, lançada em 2008 pela Livros de Futebol.com.

Quarentinha fez muitos gols, mas não fez fortuna. Depois que o tempo de bola passou, trabalhou como representante comercial e nesta função chegou a passar alguns dias em Teresina, hospedando-se no antigo Hotel Astor, situado por trás da Prefeitura de Teresina. Calado e muito reservado, praticamente ninguém sabia que ali estava uma das maiores legendas do futebol brasileiro.



QUARTA-FEIRA, 06 DE JUNHO DE 2012

Almanaque do Futebol Sportv


Na última segunda-feira, por ocasião do jogo River x Flamengo, ganhei do amigo e repórter fotográfico Vianey Moura, um exemplar do livro Almanaque do Futebol Sportv, publicado em 2009, assinado por Gustavo Poli e Lédio Carmona. São 325 páginas com muitas informações que, vez por outra, a gente precisa para se certificar de alguma curiosidade.

Campeões e artilheiros de várias competições, tanto a nível nacional quanto internacional. Copa do Mundo, Liga dos Campeões, Copa da UEFA, Taça Libertadores, Campeonato Brasileiro, Estaduais, enfim, um bom trabalho estatístico. Na oportunidade deste registro, aproveito para agradecer também ao amigo Vianey pelo presente, que será de muita utilidade para meu trabalho.




TERÇA-FEIRA, 22 DE MAIO DE 2012

Quando é dia de futebol

 Nossa sugestão de hoje tem a assinatura do nosso poeta maior - QUANDO É DIA DE FUTEBOL, uma coletânea de crônicas e poesias assinadas por Carlos Drummond de Andrade publicada em 2002 pela Editora Record. Sua leitura é imperdível, apesar de já decorridos oito anos do seu lançamento.

Temas como Copa do Mundo, o futebol de uma forma mais genérica, Pelé, Garrincha... Tudo era motivo para o registro da inteligência do nosso Poeta Maior. Dois dias após a morte do saudoso Mané Garrincha, Drummond deixou registrada a crônica “Mané e o Sonho”, no Jornal do Brasil, onde assinala que Garrincha “foi um pobre e pequeno mortal que ajudou um país inteiro a sublimar suas tristezas. O pior é que as tristezas voltam e não há outro Garrincha disponível. Precisa-se de um novo que nos alimente o sonho”.

Então, o que você está esperando? Procure na livraria mais próxima. Obra de Drummond esgota rápido, mas também está sendo sempre reeditada. Acessar o site estantevirtual.com.br também é uma opção para encontrar, entre dezenas de sebos cadastrados, esta bela relação do Poeta Maior com o esporte das multidões.



QUARTA-FEIRA, 16 DE MAIO DE 2012

O Mundo das Copas


O momento pode até parecer, de alguma forma, um tanto inoportuno. Pode parecer, mas não é. Faço questão de recomendar o livro O Mundo das Copas, de autoria do publicitário Lycio Vellozo Ribas, publicado por ocasião da Copa da África do Sul 2010. Com a Copa vindoura acontecendo no Brasil, nada melhor que você adquirir esta verdadeira enciclopédia, uma espécie de ressonância magnética das Copas do Mundo - de 1930 a 2006.

É bem verdade que não está atualizada, com os dados da última Copa, mas isso é o de menos. Se você quiser qualquer informação da Copa da África, é só acessar o site oficial da FIFA e encontra tudo. Mas, voltando ao livro O Mundo das Copas, são quase 600 páginas, numa encadernação muito boa e com dados que você só vai encontrar se reunir várias obras em cima da sua mesa.

Prá se ter uma idéia, a obra traz, com detalhes, como ocorreu cada um dos gols de todos os jogos de todas as Copas. Além de escalações, pormenores, enfim. De cada seleção, traz um apanhado geral com o nome de cada jogador que atuou em todas as Copas do Mundo. Curiosidades interessantes, tudo muito bem distribuído em um projeto gráfico também muito interessante.


QUARTA-FEIRA, 09 DE MAIO DE 2012

Rivengo: o clássico do século




Se você quer conhecer a história do maior clássico do futebol piauiense em seus primeiros 50 anos de história, não pode perder o livro Rivengo: o clássico do século. Restam poucos exemplares, que você ainda pode encontrar na Banca do Tomaz, localizada na Praça João Luis Ferreira, no centro de Teresina. São 273 páginas com muita informação, a súmula dos jogos, estatísticas, relação nominal dos atletas que atuaram o clássico e quase 100 fotografias. Como foi lançado no início do ano de 2001, o livro traz a história do clássico durante o séuclo XX - de 1948 a 2000. Mas vale a pena conferir.





TERÇA-FEIRA, 01 DE MAIO DE 2012

Na diagonal do campo

Interessante trabalho de Carlos Eugênio Símon, árbitro brasileiro nas Copas de 2002, 2006 e 2010, Na diagonal do campo é parte integrante da coleção Aldus, publicada pela Editora Unisinos. Em 126 páginas, Símon aborda, de forma prática e fácil entendimento, vários temas relacionaos com o futebol e a arbitragem propriamente dita.

Com prefácio do jornalista Ruy Carlos Ostermann, Na diagonal do campo traz, entre os vários temas abordados, As mulheres na arbitragem, A rotina de um árbitro, Segurança em campo, As faltas e a conduta antidesportiva, A mãe do juiz, O erro do juiz, A TV e o árbitro, dentre outros. Se você não encontrar Na diagonal do campo na livraria mais próxima, tente compra-lo pela internet, na Estante Virtual ou no Mercado Livre. Vale a pena conferir.


QUARTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2012

Almanaque do Corinthians


Quem mais jogou, os maiores artilheiros, os recordes e os recordistas. As grandes vitórias, todos os troféus, o balanço de confrontos com cada um dos 498 adversários. Tudo enfim, sobre os 95 anos da história do Corinthians, contados através de seus jogos e jogadores. Este é um resumo do que você vai encontrar no Almanaque do Corinthians, publicação de 2005, de autoria do jornalista e pesquisador Celso Dario Unzelte.

Pelo tempo que foi publicado - já se passam quase sete anos -, é possível que você não o encontre nas principais livrarias. É obra que deve estar esgotada. Mas nos sebos (Estante Virtual) e no famoso Mercado Livre você poderá adquirir, em ótimo estado, este grande trabalho que trata-se de uma verdadeira bíblia para o torcedor corintiano.


SÁBADO, 21 DE ABRIL DE 2012

História do Campeonato Cearense de Futebol






Em 416 páginas, o historiador Nirez de Azevedo conta, de forma bem minuciosa e ilustrada, a história do Campeonato Cearense de Futebol. Estatísticas, fotografias, escalações, detalhes, enfim, um raio-x do certame alencarino que você precisa conhecer. A obra não é nova. Há dez anos que ela está nas principais livrarias da capital cearense e do país. Vale a pena conferir.






TERÇA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2012

Almanaque do Futebol Brasileiro 2011

A Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (ACEESP), publicou este interessante anuário com o intuito de deixar registrado um balanço completo e detalhlado das principais competições do futebol brasileiro e sul-americano, como Campeonato Brasileiro (séries A e B), Copa do Brasil, Campeonato Paulista (várias divisões), Taça Libertadores da América, etc.

O trabalho, bastante criterioso, foi organizado pelos jornalistas Rodolfo Rodrigues e Robson Morelli. E tem a chancela da ACEESP, com a qual você poderá manter contato para saber como adquirir o exemplar. 

ACEESP
Av. Paulista, 807 - 9° andar - Conjunto 904
São Paulo - SP
01.311-100

SEXTA-FEIRA, 13 DE ABRIL DE 2012

Do Fundo do Baú



Nossa recomendação de hoje é o livro Do Fundo do Baú, de autoria de Laércio Becker, conhecido pesquisador paranaense. Um trabalho de pesquisa que vai lhe transportar para os primeiros dias do futebol no país. Uma longa, curiosa e agradável viagem ao passado, sem precisar ir à livraria mais próxima.

Um simples clique no link abaixo e pronto. Você já está de passagem comprada, primeira classe. O que está esperando para embarcar? Boa viagem...

Do Fundo do Baú - Campeões do Futebol


www.campeoesdofutebol.com.br/leitura/pdf/dofundodobau.pdf
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat



SÁBADO, 7 DE ABRIL DE 2012

Peladas & Peladeiros

O livro de Deusdeth Nunes: obra para ler e guardar.

Na literatura esportiva, muitos livros servem apenas para fazer número em qualquer biblioteca. Não é o caso de Peladas & Peladeiros, escrito pelo jornalissta Deusdeth Nunes (Garrincha) e publicado em 2010. Peladas & Peladeiros é uma publicação que destaca os tradicionais atletas de fim de semana e ainda oferece muitas outras informações de cunho bem interessante.

Garrincha aprofundou-se no tema e conseguiu colocar, em 213 páginas, curiosidades, fatos, estórias, lorotas, cordel, dicionário, enfim, o que todo peladeiro gosta de ler quanto não está jogando com seus amigos peladeiros. Além do agradável texto, Garrincha caprichou no documentário fotográfico, entregando para o público uma de suas melhores produções literárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário