Aconteceu

TERÇA-FEIRA, 07 DE JULHO DE 2015

Há 30 anos...

...em 07 de julho de 1985, pelo Campeonato Piauiense da 1ª Divisão de Profissionais, River e Tiradentes se enfrentam no Estádio Albertão, registrando-se empate por 1 a 1. Robert abriu a contagem para o River, enquanto Miolinho faria o gol do empate amarelo. Na ocasião, 907 torcedores pagaram ingresso para assistir ao jogo disputado no Estádio Lindolfo Monteiro.  Na foto, um registro do meia Robert, autor do gol tricolor, antes do apito inicial do árbitro Waldir Lima Vieira.
 
FICHA TÉCNICA

RIVER 1x1 TIRADENTES (Campeonato Piauiense da 1ª Divisão de Profissionais - 1° turno - 7ª rodada); Data: 07/07/1985 (domingo à tarde); Local: Lindolfo Monteiro (Teresina); Preliminar: O Tiradentes ganhou do River por WO, pelo Campeonato Piauiense de Juniores; Arbitragem: Waldir Lima Vieira, auxiliado por Benedito Pereira de Sousa e Antônio Augusto de Castro.
 
Renda: Cr$ 2.657.000 com 907 pagantes.
 
Gols: Robert 28 e Miolinho 33 do 1° tempo.
 
Cartões amarelos: Miolinho, Durval, Ferrim, Valter Maranhão, Robert e Arnaldo.
 
Expulsões: Wagner, aos 25, e Paulo, aos 40, ambos por jogo violento, no 2° tempo.
 
River – Marquinhos; Washington, Valter Maranhão, Bitonho e Mano; César Leite, Pereira (Durval) e Maninho (Olivan); Robert, Arildo e Aníbal. Técnico: Cesarino Oliveira Sousa.
 
Tiradentes – Cida; Paulo, Carlinhos, Wagner e Zezé; Iabivaldo (Cafofa), Ferrim e Miolinho; Ludimar, Neguinho (Baiano) e Arnaldo. Técnico: Francisco de Assis.

 
SEXTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2013

Há 20 anos..

Jorge do Vale marcou, de pênalti, o 1° gol de um goleiro no Lindolfo Monteiro, no futeebol profissional.
Em 03 de outubro de 1993, por ocasião do jogo River 1x1 Flamengo, o goleiro Jorge do Vale, do Flamengo, cobra uma penalidade máxima no final da partida (40 minutos do 2° tempo) e garante o empate do time rubro-negro. Foi o primeiro gol de goleiro na história do clássico Rivengo. Foi também o primeiro gol de um goleiro no futebol profissional, em jogos disputados no Estádio Lindolfo Monteiro.


QUINTA-FEIRA, 29 DE AGOSTO DE 2013

Há 40 anos..

Em 29 de agosto de 1973, noite de quarta-feira, por ocasião do jogo Tiradentes 1x1 Cruzeiro (MG), pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, o meia Dirceu Lopes (foto), do time mineiro, assinala o primeiro gol do Estádio Gov Alberto Silva (Albertão), quando o cronômetro assinalava 17 minutos do segundo tempo. O primeiro gol de um time piauiense, o do empate, obviamente, teve autoria de Joel Maneca, já falecido. Coincidentemente, os dois atuavam com a camisa n° 10. Extra-oficialmente, a rede do Albertão balançou pela primeira vez no treino de reconhecimento do gramado feito pelo Tiradentes, na véspera da inauguração. E coube a Sima o privilégio de também entrar para essa história.



 SEGUNDA-FEIRA, 26 DE AGOSTO DE 2013

Há 40 anos...

Em 26 de agosto de 1973, com o jogo Tiradentes 0x0 Fluminense do Rio, pela Série A do Campeonato Brasileiro, inaugura-se o Estádio Governador Alberto Silva, popularmente batizado Albertão. A data também marca a estréia do futebol piauiense na elite do futebol nacional, fato que proporcionou aos piauienses a possibilidade de ver, de forma frequente, grandes clubes do país atuando em nosso território.


QUINTA-FEIRA, 08 DE AGOSTO DE 2013

Há 10 anos...

 Em 08 de agosto de 2003, funda-se na cidade de Luiz Correia (345 km a norte de Teresina), o Luiz Correia Sport Club, que chegou a disputar a 2ª Divisão do Campeonato Piauiense em três ocasiões, na última delas alcançando o acesso à 1ª Divisão. Todavia, desistiu de manter as atividades devido a problemas de ordem financeira.

DOMINGO, 21 DE JULHO DE 2013

Há 50 anos...

Em 21 de julho de 1963, o River realizava seu primeiro jogo oficial após a implantação do regime profissional no futebol piauiense. Diante do Caiçara, pela segunda rodada do Campeonato Piauiense, empata com o time de Campo Maior por 1 a 1, em partida disputada no Estádio Municipal Lindolfo Monteiro.

Abdala Jorge Cury foi o árbitro e o placar foi aberto pelo time caiçarino, aos 2 minutos do 2° tempo, através de Antônio Quinto, cobrando penalidade máxima. O River chegou ao empate, também de pênalti, através de Tassu (foto), aos 10 minutos. Estava marcado o 1° gol tricolor em jogos profissionais.

Diante de 924 pagantes, o River fez seu primeiro jogo profissional atuando com o futebol de Antonio Luis; Marcos, Astolfo, Filomeno e Quincas; Giri e Vilmar; Waldeck, Fortaleza, Ventura e Tassu. Coincidentemente, a decisão do título foi entre os mesmos River e Caiçara, com o time da capital sagrando-se primeiro campeão do futebol profissional no Piauí. Mas essa é uma outra história que recordaremos depois.




QUARTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2013

Há 10 anos..

...em 23 de abril de 2003, morre em Teresina, o ex-atacante do River dos anos 60, Tácito de Sousa Aguar, o Tassu, segundo maior goleador da história do Galo em todos os tempos. Tassu foi campeão piauiense pelo Botafogo (1957) e pelo River (1959/60/61/62/63). Tinha um chute tão forte que recebeu o apelido de Canhão do Poti Velho. Encerrou a carreira no Fluminense. Depois que deixou o futebol, trabalhou muiitos anos como servidor público estadual, lotado na Secretaria de Agricultura.


QUARTA-FEIRA, 13 DE MARÇO DE 2013

Há 30 anos...
O Tiradentes posa para a fotografia histórica, sob o olhar de mais de 60 mil pessoas no Albertão.
Na tarde de domingo, 13 de março de 1983, o jogo entre as equipes do Tiradentes e do Flamengo do Rio, pela Série A do Campeonato Brasileiro, registra o maior público pagante de uma partida de futebol em gramados piauienses. No somatório geral, foram 60.271 pagantes que lotaram todas as dependências do Estádio Albertão para assistir o Flamengo, de Zico, Adílio, Júnior e Raul, dentre outros, contra o Tiradentes de Batista, Wagner, Joniel, Flávio e Hélio Rocha. No final do jogo, vitória do time carioca por 3 a 1, marcando Zico (2) e Andrade, para os rubro-negros, enquanto Flávio descontou para o Amarelão da Polícia Militar. 



QUINTA-FEIRA, 14 DE FEVEREIRO DE 2013

 Há 10 anos... 
Um grande público foi ao Albertão naquele primeira Rivengo de 2003. (Foto - Jornal dos Esportes)
Na semana do maior clássico do futebol piauiense, que tal recordarmos um que aconteceu há 10 anos, quando foi colocado em disputa o Troféu Fome Zero, ganho pelo Flamengo? Foi no dia 02 de fevereiro de 2003, ano em que o time rubro-negro cansou de derrotar o mais tradicional adversário, sempre com grandes atuações da dupla Sílvio e Henrique.

Naquela oportunidade, o Flamengo abriu a contagem logo aos 24 minutos, através de Henrique. Na fase complementar, Maradona, com a cabeça, empatou para o River, aos 8 minutos, mas Joniel, dez minutos mais tarde, também de cabeça, deu números finais ao placar, estabelecendo a vitória do Flamengo por 2 a 1. Com este resultado, o Flamengo ficou com o Troféu Fome Zero, instituído pelo governo estadual. 

FICHA TÉCNICA

RIVER 1x2 FLAMENGO (Amistoso em disputa do troféu Fome Zero); Data: 02 de fevereiro de 2003 (domingo à tarde); Local: Albertão (Teresina-PI). Arbitragem: Afonso Amorim de Sousa, auxiliado por Edmilson Timóteo da Silva e Carlos Lustosa Filho.

Gols: Henrique 24 do 1º tempo; Maradona (cabeça) 8 e Joniel (cabeça) 18 do 2º.

Expulsão: Mota, por jogo violento, aos 41 do 2º tempo.

Obs. 1 - O acesso do torcedor foi mediante doação de 1kg de alimento não perecível. De acordo com o Jornal dos Esportes do Piauí, organizador do evento, o público presente foi de 15 mil torcedores.

Obs. 2 - Com este resultado o Flamengo ganhou o Troféu Fome Zero.

River – Edson; Betinho, Robson, Douglas e Cláudio (Ari); Rondinelli, Edilson (Mairan), Fredson e Maradona; Flávio Baiano (Coreano) e Wagner. Técnico: José de Almeida Neto (Neto Maradona).

Flamengo – Palmiéli; Niel (Kaio), Mota, Cleber Carioca e Eliomar (Wildinho); Diogo Maia, Biro Biro, Luciano (Jó) e Joniel; Henrique (Bambam) e Sílvio (Inaldo). Técnico: Paulo Ricardo Moroni.




TERÇA-FEIRA, 08 DE JANEIRO DE 2013

Há 10 anos

Em 09 de janeiro de 2003, o empresário Elizeu Moraes de Aguiar toma posse como presidente do River Atlético Clube, sucedendo a Marcelo Lima de Almeida. É o primeiro mandato de Elizeu à frente do time tricolor, após comandar, como diretor de futebol, o trabalho que culminou na conquista do tetracampeonato de 2002. Nesta condição, ele ficaria de 2003 a 2006, cumprindo dois mandatos, ocasião em que sagrou-se campeão da I Copa Piauí, disputada em 2006. Embalado pelo título, o Galo foi para a Série C do Brasileiro e classificou-se até a terceira fase. Vice-presidente em 2007/2008, retornou em 2009, permanecendo até os dias de hoje.




 QUINTA-FEIRA, 25 DE OUTUBRO DE 2012

Há 30 anos...

Em 24 de outubro de 1982, pelo 2° turno do Campeonato Piauiense, o River derrota o Flamengo por 3 a 2, em jogo disputado no Estádio Albertão. Joniel, hoje presidente da AGAP, abriu a contagem para o Flamengo, logo aos 6 minutos de jogo. Ainda no 1° tempo, o River virou para 2 a 1, com Vidal (foto) e Bitonho, com Derivaldo ampliando para 3 na fase complementar. De pênalti, aos 37 minutos da fase final, Sousa marcou o segundo gol do Flamengo, que definiu o placar final da partida. Luiz Vieira Vila Nova, da Federação Cearense, foi o árbitro.


SEXTA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2012

Há 60 anos...

Em 06 de julho de 1952, em jogo válido pelo Campeonato Piauiense daquele ano, River e Flamengo se enfrentaram no chão batido do ainda sem gramado Estádiio Municipal Lindolfo Monteiro, com arbitragem de Valdimir Soares da Silva. 

Numa tarde inspirada do atacante Honorato (foto ao lado), o River goleou o Flamengo por 9 a 2. Para o River, marcaram Honorato (cinco vezes), Grilo (2), Né e Paulistano. Os gols do Flamengo foram assinalados por Cabaça e Caxiense.



SÁBADO, 08 DE SETEMBRO DE 2012

Há 50 anos... 

Em 08 de setembro de 1962, o arcebispo de Teresina, Dom Avelar Brandão Vilela, inaugura a Rádio Pioneira de Teresina, com sede à Rua Senador Teodoro Pacheco, cruzamento com a Rua Barroso. Desde então, Dídimo de Castro e Carlos Said comandam o setor de esportes da emissora, a única que efetuou a cobertura de todos os campeonatos piauienses de futebol desde a implantação do profissionalismo, em 1963.

Dídimo e Said: há 50 anos fazendo a cobertura do futebol piauiens

TERÇA-FEIRA, 04 DE SETEMBRO DE 2012

Há 60 anos...

Em 07 de setembro de 1952, o River Atlético Clube sagra-se campeão do Torneio Centenário de Teresina, ao derrotar o Botafogo Esporte Clube, por 3 a 2, em jogo disputado no Estádio Municipal Lindolfo Monteiro. O time campeão: Carlos Said/; Dim e Batistinha; Meneses, Airton e Zé da Silva; Honorato, Idelfonso, Paulistano, Né e Zé Gomes.



DOMINGO, 12 DE AGOSTO DE 2012

Há 70 anos...


Na sua edição do dia 15 de agosto de 1942, o Diário Oficial, publicação do governo do Piauí, publica nota informando que "a Federação Piauiense de Futebol é filiada à Confederação Brasiliera de Desportos". Sob a presidência de Raymundo Ney Baumann (foto ao lado), seu primeiro gestor, a FPF - hoje Federação de Futebol do Piauí - fora fundada em 21 de novembro de 1941, mas ainda não era filiada à CBD (hoje CBF).


SÁBADO, 21 DE JULHO DE 2012

Há 34 anos (2)...

Quando os uruguaios do River Plate entrarem em campo na tarde deste domingo, no Estádio Albertão, para enfrentar a Seleção Piauiense, estarão buscando a primeira vitória de uma equipe do país vizinho em gramados piauienses. Isto porque, em 1978, quando a Seleção de Novos do Uruguai atuou em Teresina, perdeu os dois compromissos. Já focalizei a vitória do River, agora vamos à do Flamengo.

Ocorreu na noite de sábado, 11 de março de 1978, há 34 anos. Na rodada dupla verificada no Estádio Albertão, Piauí e River fizeram a preliminar, registrando-se vitória do River sobre o Piauí (1 a 0). Flamengo e Seleção de Novos fizeram o jogo principal, com vitória do time rubro-negro por 3 a 2, marcando Luiz Sérgio (foto - pai do zagueiro Alisson, do Comercial), Dote e Paulo Cesar. Foi a última apresentação uruguaia no Albertão. O torneio foi concluído com a decisão entre River e Flamengo, vencida por este último.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 3x2 SELEÇÃO DE NOVOS DO URUGUAI (Torneio Internacional Gov. Dirceu Arcoverde - 2ª rodada); Data: 11/03/1978 (sábado à noite); Local: Estádio Albertão (em Teresina); Arbitragem: José Cavalcante Ferreira.

Renda: Cr$ 87.283,00 com 5.567 pagantes.

Gols: Luiz Sérgio 11, Dote 21 e Paulo Cesar 25 do 1° tempo; Caballero 39 e Franco 44 do 2°.

Flamengo - Hindemburgo; Marcos, Jotabê (Renato), Nezinho e Fredinho (Franklin); Augusto, Geovack e Dote; Luiz Sérgio (Gringo), Paulo Cesar e Demir.

Uruguai - Doldan (Vieira); Bueno, Lustaman (Lopez), Quintero e Rodriguez (Moreno); Saralegue, Ribas (Pancete) e Gutierrez; Dos Santos, Ramirez (Franco) e Caballero.


SEXTA-FEIRA, 20 DE JULHO DE 2012

Há 34 anos...

Em 1978, o empresário mineiro Pedro Nascimento trouxe a Teresina, para um torneio internacional, a Seleção de Novos do Uruguai. Foi a primeira vez que uma equipe uruguaia atuou em solo piauiense. Participaram do torneio, além da seleção de novos do Uruguai, as equipes principais de River, Flamengo e Piauí, esta última reforçada, no gol, pelo goleiro campeão do mundo com o Brasil no México, Félix.

Na primeira rodada, vitória do Flamengo sobre o Piauí, no jogo preliminar. Na principal, o River derrotou os uruguaios por 1 a 0, gol do artilheiro Sima (foto), então no auge de sua carreira. Era noite de quarta-feira, e, naquele tempo, não haviam as transmissões de futebol pela TV com a frequência dos dias de hoje. E 13 mil pagantes foram ao Albertão para aquele histórico primeiro jogo de um quadro uruguaio em nossos gramados.

FICHA TÉCNICA

RIVER 1x0 SELEÇÃO DE NOVOS DO URUGUAI (Torneio Internacional Gov. Dirceu Arcoverde - 1ª rodada); Data: 08/03/1978 (quarta-feira à noite); Local: Estádio Albertão (Teresina); Arbitragem: Valdimir Soares da Silva.

Renda: Cr$ 223.283,00 com 13.154 pagantes.

Gol: Sima 13 do 2° tempo.

River - Santos (Paulo Figueiredo); Vidal (Joca), Cláudio, Clayton e Zé Lima; Meinha, Nunes e Sima; Galdino (Edmar), Jorginho e Derivaldo.

Uruguai - Doldan; Bueno (Moreno), Lustanan (Lopez), Quintero e Rodriguez; Saralege (Pancete), Ribas e Ramírez; Dos Santos, Gutierrez e Caballero (Lourenço).


QUARTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2012

Há 40 anos..

Em 04 de junho de 1972, noite de quarta-feira, um bom público comparece ao Estádio Lindolfo Monteiro para assistir a mais uma rodada do Campeonato Piauiense. Na programação dupla, River e Comercial no primeiro jogo, e Flamengo x Parnahyba na partida principal. O River goleou (7 a 1), com sua torcida permanecendo no LM para secar o rival.

Marcílio, Mota e Carlinhos: artilheiros daquela noite de 72.
Logo aos 16 minutos, porém, jogada envolvente do ataque do Flamengo, com Gringo, Mota e Marcílio. O goleiro Mário Boi defende apenas parcialmente e o carioca Marcílio abre a contagem. Mas foi só isso no primeiro tempo. Somente na fase complementar é que o Flamengo voltou a pressionar e definir sua vitória.

Aos 20 minutos, Carlinhos ampliou para 2 a 0. O parnaibano Mota, à época ídolo rubro-negro, fez o terceiro aos 23 e logo em seguida colocou 4 a 0 no placar, cobrando uma penalidade máxima. Foi também na cobrança de um pênalti que o Parnahyba marcou o gol de honra, a nove minutos do final. 

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 4X1 PARNAHYBA (Campeonato Piauiense - 2° Turno - 4ª rodada); Data: 04/06/1972 (quarta-feira à noite); Local: Lindolfo Monteiro (Teresina); Preliminar: River 7x1 Comercial (Campeonato Piauiense); Arbitragem: Manoel Araújo, auxiliado por José Pereira da Silva e Valdimir Soares da Silva.

Renda: Cr$ 17.398,00 com 5.085 pagantes

Gols: Marcílio 14 do 1º tempo; Carlinhos 20, Mota 23, Mota (pênalti) 25 e Cesar (pênalti) 36 do 2º.

Flamengo – Ademir; Louro, Dias (Eston), Matintim e Franklin; Carlinhos e Café; Gringo, Mota, Marcílio e Geraldo.

Parnahyba – Mário Boi; Café, Bibita, Sousa e Gilmar; Nonato Pirró e Santos; Nenem, Teté, Cesar e Ozanam (Louro).


SEXTA-FEIRA, 29 DE JUNHO DE 2012

Há 10 anos...

Em 30 de junho de 2002, uma parada cardíaca tira a vida do cronista esportivo Waldir Araújo. Cearense de Icó, Francisco Valdinar Araújo nasceu em 21 de maio de 1943. Foi locutor esportivo por muitos anos, participando dos melhores momentos da equipe esportiva formada pela Rádio Pioneira, batizada como "os titulares do esporte no rádio".

Além da Rádio Pioneira, onde produziu e apresentou, durante vários anos, o programa A Marcha do Esporte, Waldir teve uma curta passagem como diretor de esportes da Rádio Clube. Foi Editor de Esportes dos jornais O Estado e Diário do Povo, além de repórter esportivo do jornal Meio Norte. Coordenou o setor de esportes do Serviço Social da Indústria, e ainda atuou como jornalista na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel) e Fundação Geral de Assistência aos Desportos do Piauí (Fagepo).

Seu filho mais jovem, Daniel Araújo, a exemplo do pai, também desempenha atividades na área esportiva, ocupando, atualmente, o cargo de Diretor de Futebol Amador da Federação de Futebol do Piauí.



DOMINGO, 24 DE JUNHO DE 2012

Há 20 anos...

Em 23 de junho de 1992, vítima de insuficiência respiratória, morre o acadêmico José de Arimathéia Tito Filho (foto), presidente da Academia Piauiense de Letras durante muitos anos. Em 1960, ele foi o interventor da Federação Piauiense de Futebol (hoje FFP), nomeado pelo Conselho Nacional de Desportos, em face de problemas relacionados à eleição da Federação.

Como interventor, decretou o encerramento do Campeonato Piauiense de 1959 da forma como estava a classificação até então, com o River sagrando-se campeão pela Portaria que foi assinada pelo interventor. Depois de dois meses como interventor, Arimathéia Tito Filho realizou a eleição que culminou na vitória de Alfredo Nunes, empossado em agosto do mesmo ano.



QUINTA-FEIRA, 31 DE MAIO DE 2012

Há 29 anos...

De todos os jogos que os grandes clubes do país fizeram em gramados piauienses, o do Flamengo do Rio contra o Tiradentes, pelo Campeonato Brasileiro de 1983, foi o que levou maior número de torcedores ao Estádio Governador Alberto Silva. Depois de quase 10 anos de sua inauguração, o Albertão recebia sua lotação máxima.

 Em campo, o Flamengo de Zico, Júnior, Raul, Adílio, Andrade e tantos outros nomes consagrados pela torcida rubro-negra em todo o Brasil. Ressalte-se, também, que o Amarelão da Polícia Militar classificado para a segunda fase do Campeonato Brasileiro, também era fator de motivação para o torcedor piauiense.

Marinho, Leandro, Raul, Ademar, Andrade e Júnior (em pé); Roberinho, Adílio, Baltazar, Zico e Lico (agachados). O Flamengo faz a pose tradicional perante o maior público da história do futebol no Piauí.
No primeiro tempo, um jogo equilibrado. O que não impediu do time carioca abrir a contagem aos 28 minutos, através de Zico. Ele aproveitou uma sobra de bola na entrada da área e chutou sem chances para Batista. Na fase final, o mesmo Zico voltaria a marcar, numa jogada sensacional, driblando vários adversários. Dois minutos mais tarde, porém, Flávio reduziu a diferença para o time piauiense. Mais tarde foi a vez de Andrade, que saiu driblando pelo lado esquerdo da área e chutou quase sem ângulo, decretando o placar final de 3 a 1 para o Flamengo do Rio.

Neste jogo, disputado em 13 de março de 1983, Zico deixou o campo contundido, depois de atingido duramente pleo volante Durval. Mesmo assim, foi o grande nome da partida. Pelo lado do Tiradentes, destaque para a atuação do ponta direita Joniel (hoje presidente da AGAP), que deu uma canseira no lateral esquerdo Júnior, atualmente comentarista da Rede Globo de Televisão. Mas o que houve de melhor mesmo foi o público. Foram exatos 60.271 pagantes. Com os não pagantes, tivemos um público total de 65 mil pessoas no Estádio Albertão. O recorde de toda a história do futebol piauiense.

FICHA TÉCNICA

TIRADENTES 1x3 FLAMENGO-RJ (Campeonato Brasileiro – 2ª Fase – 1ª rodada – Grupo M); Data: 13/03/1983 (domingo à tarde); Local: Albertão (Teresina); Arbitragem: Tito Rodrigues, auxiliado por Alceu Conerado e Dirceu Marques (todos do Paraná).

Renda: Cr$ 19.981.950,00 com 60.271 pagantes.

Gols: Zico 28 do 1° tempo; Zico 10, Flávio 12 e Andrade 33 do 2°.

Tiradentes - Batista; Waldinar, Baiano, Wagner e Walter Piauí; Durval (Etevaldo), Zuega e Hélio Rocha; Luiz Sérgio, Flávio e Joniel. Técnico: Alberino Francisco de Paula (Bero).

Flamengo (RJ) - Raul; Leandro (Cocada), Ademar, Marinho e Júnior; Andrade, Adílio e Zico (Vitor); Robertinho, Baltazar e Lico. Técnico: Paulo Cesar Carpegianni.




Há 35 anos...

Com o futebol do Piauí na Série A do Campeonato Brasileiro, sempre haviam os grandes clubes jogando no Estádio Albertão. E pelo segundo ano consecutivo, o Flamengo do Rio veio a Teresina para cumprir jogo do Brasileirão. Um ano depois de perder para o Tiradentes, Zico e companhia chegavam para enfrentar o homônimo piauiense.

Bié disputa bola com o zagueiro Jaime. Nesta noite, venceu o Flamengo do Rio.
Noite de sábado, com o Albertão ainda inacabado, o estádio pegou lotação máxima (a capacidade, naquela ocasião, era pouco mais de 40 mil pessoas). Predestinado, o atacante Leal voltou a marcar contra o rubro-negro carioca, a exemplo do que já fizera com a camisa do Tiradentes. Desta feita, porém, o Flamengo virou para 3 a 1 e o máximo que conseguimos foi reduzir a diferença, com um gol de Santos ao apagar das luzes.

Naquela época, a Caixa Econômica Federal premiava, com um certo valor em caderneta de poupança, o atleta que marcasse o gol mais rápido e o último gol dos treze jogos do concurso da loteria esportiva. Leal ganhou o prêmio do gol mais rápido e Santos o do último gol. Pelo menos nisso, o vencedor foi o Flamengo do Piauí.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO-PI 2x3 FLAMENGO-RJ (Campeonato Brasileiro – Série A – 1ª Fase – 3ª rodada – Grupo F); Data: 04/09/1976 (sábado à noite); Local: Albertão (Teresina); Arbitragem: Saul Schimidt Mendes (Bahia), auxiliado por Artur Braz e Valdimir Soares da Silva (ambos do Piauí).

Renda: Cr$ 494.445,00 com 40.720 pagantes.

Gols: Leal (cabeça) 4, Zico 24 e Júnior 42 do 1° tempo; Zico 15 e Santos 45 do 2°.

Flamengo-PI – Hindemburgo; Dema, Maurício, Wagner e Vidal; Augusto, santos e Gringo; Jorginho (Bié), Leal e Israel (Décio Costa). Técnico: Paulo Murilo Frederico Ferreira (Murilo Pardal).

 Flamengo (RJ) – Cantarelli; Toninho, Rondinelli, Jaime e Júnior; Merica, Tadeu Ricci e Zico; Paulinho, Luisinho Lemos e Luis Paulo. Técnico: Carlos Benevuto Froner.

Há 36 anos...

Neinha e Roberval comemoram 1° gol.
Em 29 de outubro de 1975, o Clube de Regatas do Flamengo jogava pela terceira vez na capital piauiense. E desta feita, de forma oficial, valendo ponto. Jogava-se o Campeonato Brasileiro e o futebol piauiense estava incluso na principal competição do país, representado pela Sociedade Esportiva Tiradentes. Naquela noite de quarta-feira, nem Zico evitou a vitória piauiense.


É bem verdade que Zico não ficou em campo os 90 minutos. Atingido violentamente pelo lateral esquerdo Bitonho, foi substituído e o quadro da Gávea perdeu seu poder de criação, sua maior referência. Empurrado pela torcida piauinese, o Tiradentes tirou proveito disso e virou o jogo no segundo tempo, com dois gols de Leal, hoje morando na cidade de Salvador.


No iníciio da partida, o baiano - de Feira de Santana - Neinha (que depois jogaria no Santa Cruz e no Fluminense-RJ), com a cabeça, colocouo o Tiradentes na frente. Mais tarde, Luisinho Lemos e Zico marcaram para os cariocas, colocando 2 a 1 para o Flasmengo no placar do Estádio Albertão. Leal, porém, empatou aos 3 do 2° tempo. A menos de dez minutos do final, Roberval fez a jogada que culminou no gol da vitória, para a imprensa, de autoria do próprio Roberval. Na súmula, porém, o paulista Dulcídio Wanderley Boschilla registrou o gol para Leal. Encerrado o jogo, festa da torcida piauiense. O Flamengo do Rio sucumbia, com Zico & cia., perante o bicampeão piauiense.

FICHA TÉCNICA

TIRADENTES 3x2 FLAMENGO (Campeonato Brasileiro – Série A – 2ª Fase – 7ª rodada – Grupos 1 e 2); Data: 29/10/1975 (quarta-feira à noite); Local: Albertão (Teresina); Arbitragem: Dulcídio Wanderley Boschilla (São Paulo), auxiliado por Luis Vieira Vilanova (Ceará) e Claudionor Lopes (Maranhão).

Renda: Cr$ 210.271,00 com 30.639 pagantes.

Gols: Neinha (cabeça) 3, Luisinho Lemos 19 e Zico (falta) 30 do 1° tempo; Leal 3 e Leal 35 do 2°.

Obs.: nos noticiários sobre o jogo, a imprensa creditou o terceiro gol do Tiradentes a Roberval. Na súmula, porém, o árbitro deu a autoria do gol para o atacante Leal.

Tiradentes – Jorge Hipólito; Célio Rodrigues, Ivan Limeira, Maurício e Bitonho; Zé Maria, Ubirani e Sima; Roberval, Neinha (Leal) e Geraldo (Santos). Técnico: Carlos José Castilho.

Flamengo (RJ) – Cantarelli; Junior, Jaime, Luis Carlos e Rodrigues Neto; Liminha, Tadeu Ricci e Zico (Edson); Paulinho, Luisinho Lemos (Caio Cambalhota) e Luis Paulo. Técnico: Carlos Benevuto Froner.

TERESINA, 30 DE MAIO DE 2012

Há 40 anos...
Em pé, o saudoso Joel Maneca. Embaixo, Caio e Balula.

O torcedor piauiense começava a viver um novo momento, com o governador Alberto Silva não medindo esforços para apoiar a prática esportiva e o futebol profissiona.. Com o advento da Sociedade Esportiva Tiradentes, foram efetuadas grandes contratações e clubes de prejeção nacional voltavam a se apresentar na capital piauiense. 

A 07 de junho de 1972, o Flamengo do Rio voltava a pisar o gramado do Estádio Lindolfo Monteiro, onde jogara a primeira vez em 1959. Nesta segunda oportunidade, o time carioca teve como adversário o então novato Tiradentes, que implatara seu departamento de futebol profissional há menos de seis meses. 

Antes da bola rolar, houve uma agradável confraternização em pleno gramado do LM, entre jogadores do Tiradentes e do Flamengo, principalmente pelo fato do Tiradentes reunir, entre seus titulares, atletas formados na Gávea, como o volante Joel e o atacante Balula. Sem falar que Murilo e Tinteiro também haviam jogado no time titular do Flamengo alguns anos antes.

Contando com bons jogadores em sua equipe, o Amarelão da Polícia Militar fez uma boa exibição e garantiu o empate com o Flamengo do Rio. Com um chute de fora da área, Oberdan abriu a contagem para o time piauiense. O empate veio através de Vicentinho. Naquela ocasião, o lateral esquerdo do Flamengo foi o desconhecido Vanderlei, recém promovido das categorias de base.

Contra o Tiradentes, no Lindolfo Monteiro, o hoje técnico Vanderlei Luxemburgo disputava seu segundo jogo como atleta profissional. Ressalte-se ainda que, na escalação do time carioca, alguns jogadores depois tiveram passagem pelo futebol piauiense, alguns como técnico, outros ainda como atleta.

Zé Mário - técnico do Flamengo, campeão piauiense em 1984.
Liminha - técnico do Paysandu, de Parnaíba, em 1988.
Caio Cambalhota - jogador do Tiradentes, em 1973, e técnido do Flamengo, em 2007.
Vicentinho - jogador do Tiradentes, em 1973/74, e do Flamengo, em 1980.

FICHA TÉCNICA

TIRADENTES 1x1 FLAMENGO-RJ (Amistoso); Data: 07/06/1972 (quarta-feira à noite); Local: Lindolfo Monteiro (Teresina); Arbitragem: Valdimir Soares da Silva, auxiliado por Artur Braz e Antônio Rodrigues Santa Rosa (todos do Piauí).

Renda: Cr$ 60.000,00.

Gols: Oberdan 32 do 1° tempo; Vicentinho 11 do 2°.

Tiradentes – Laussa; Marco Antônio, Nanato II, Murilo e Tinteiro; Joel e Oberdan (Eliézer); Paraíba (Neilo), Cláudio (Mimi), Balula e Antônio Carlos. Técnico: Osvaldo Sampaio Júnior (Paulistinha).

Flamengo (RJ) – Renato; Moreira, Chiquinho Pastor, Tinho (Rondinelli) e Vanderlei; Zé Mário e Zanata (Liminha); Ademir (Dionísio), Caio Cambalhota, Doval (Fio Maravilha) e Arílson (Vicentinho). Técnico: Joubert Luis Meira.


TERESINA, 29 DE MAIO DE 2012

Há 53 anos...

A 07 de junho de 1959, uma tarde de domingo, o Clube de Regatas do Flamengo jogou pela primeira vez na capital piauiense. Era apenas um compromisso de caráter amistoso, como o da próxima quinta-feira. O adversário foi o River, campeão piauiense, que terminou derrotado por 3 gols a 1. O Lindolfinho ficou pequeno para tanta gente que queria ver o time mais popular do país.

Em campo, com a camisa vermelha e preta, dois campeões do mundo - Moacir e Dida. E vários outros nomes de grande cartaz, como Rubens, o Dr. Rúbis (foto), Milton Copolilo, Dequinha, Jordan e o baixinho Babá. O técnico? Simplesmente Fleitas Solich. Nomes conhecidos do torcedor, que acompanhava os grandes clubes aravés do rádio e de jornais.

Com o cearense - radicado no Rio de Janeiro - Aírton Vieira de Moraes, o Sansão, no apito, o primeiro "Rivengo interestadual" começou com um gol de Dida, logo aos 8 minutos. Foi o único gol do primeiro tempo. Na fase final, porém, mais três gols, sendo dois para os visitantes e outro para o River.

Cobrando penalidade máxima, Dimas empatou para o River no início da fase complementar. Aos 17, com a cabeça, Milton Copolilo colocou novamente o Flamengo na frente. E Manoelzinho, aos 23 minutos, marcou o gol que daria números finais ao marcador, favorável ao Flamengo do Rio, por 3 a 1.
FICHA TÉCNICA

RIVER 1x3 FLAMENGO-RJ (Amistoso); Data: 07/06/1959 (domingo à tarde); Local: Lindolfo Monteiro (Teresina); Arbitragem: Airton Vieira de Moraes, o Sansão (Rio de Janeiro).

Gols: Dida 8 do 1° tempo; Dimas (pênalti) 2, Milton Copolilo (cabeça) 17 e Manoelzinho 23 do 2°.

River – Antônio Luis; Dimas e Albecino; Ventura, Murilão e Quincas; Humberto (Mamede), Carlito, Sadica, Zé Batista (Tassu) e Murilinho. Técnico: Simões Steremberg.

Flamengo (RJ) – Fernando; Joubert (Décio) e Milton Copolilo; Jadir, Dequinha (Navarro) e Jordan; Luis Carlos, Moacir (Roberto), Manoelzinho, Dida e Babá. Técnico: Manuel Agustin Fleitas Solich.


SEXTA-FEIRA, 18 DE MAIO DE 2012

Há 10 anos...

Manoelzinho viveu grandes momentos no esporte.
Em 24 de maio de 2002, morre em Teresina, vítima de cirrose hepática, Manoel Felipe da Costa, o Manoelzinho. Como atleta profissional e treinador, construiu uma história de vários títulos no futebol piauiense. Fez parte do elenco do Piauí que sagrou-se tetracampeão do Estado na década de 1960. Mais tarde, já pelo River, trabalhou como auxiliar e também como técnico nas conquistas de 1973, 75, 77 e 81.

Manoelzinho, que era natural de José de Freitas, faleceu aos 59 anos de idade. Em sua trajetória dentro do esporte, um dos momentos mais significativos, e do qual guardava imorredoura recordação, foi ter a missão de, em carro aberto do Corpo de Bombeiros, levar a Taça Jules Rimet do Aeroporto de Teresina até a sede do Banco do Brasil, no centro da capital piauiense, onde o troféu esteve em exposição. 



SEXTA-FEIRA, 11 DE MAIO DE 2012

Há 80 anos...

Durante vários anos, e contando também com a ajuda do engenheiro e pesquisador Tarcísio Vilarinho, fiz um verdadeiro rastreamento de notícias  do futebol piauiense nos jornais anteriores à década de 1960. Infelizmente, até 1959, os inúmeros jornais da época divulgavam apenas notas esparsas sobre o futebol em Teresina e outras cidades. Coletamos o que foi possível, e uma delas, que transcrevo prá você, extrai do Diário Oficial, órgão jornalístico da imprensa oficial do Estado do Piauí que, em sua edição de sábado, 16 de abril de 1932, publicou esta informação:

Amanhã – dia 17, o campeonato da cidade terá prosseguimento com o jogo Tiradentes Atlético Clube x Bangu Esporte Clube, no campo do Militar.


DOMINGO, 06 DE MAIO DE 2012

Há 10 anos...  

Morcego, goleiro do Flamengo na década de 1940, entre Jonas e Raimundo Antônio.
Em 16 de abril de 2002, vítima de insuficiência respiratória, falece em Teresina, aos 97 anos, o ex-goleiro Morcego. No auge do futebol amador, Benedito José dos Santos, ou simplesmente Morcego, foi um dos mais respeitados goleiros do futebol piauiense.

O apelido lhe foi dado porque, nos treinamentos, costumava pendurar-se com as pernas no travessão da meta e, de cabeça para baixo, ficava tentando defender os chutes de seus companheiros. Jogou na Seleção Piauiense e vestiu a camisa de vários clubes, dentre eles Artístico, Tiradentes, 4 de Outubro e Flamengo. Morcego era piauiense de Teresina, onde nascera em 04 de abril de 1905, e, durante muitos anos, residiu à Rua Manoel Domingos, no bairro Mafuá, zona norte da capital piauiense.


DOMINGO, 29 DE ABRIL DE 2012

Há 80 anos...
Anos 30: o amadorismo está a pleno vapor no futebol do Piauí.
Na sua edição do sábado, 02 de abril de 1932, o Diário Oficial, único jornal que, à época, publicava algumas notas sobre o futebol em Teresina, noticiava a seguinte informação:

O Diretório Teresinense de Esportes Terrestres dará início amanhã (dia 03), no campo do Militar (25º BC), o campeonato referente ao título de 1931. A princípio, estão inscritos para participar o Botafogo Esporte Clube, Tiradentes Atlético Clube, Artístico Futebol Clube e Bangu Esporte Clube, todos de Teresina.

A tabela está determinando, pela ordem, os jogos Botafogo x Bangu, com arbitragem de Alfredo Horizonte Soeiro, e Artístico x Tiradentes, que será dirigido por José Vieira da Silva. Os vencedores jogarão a terceira partida da competição.  As informações foram passadas pelo secretário do DTET, Raimundo Alves da Cruz.


DOMINGO, 22 DE ABRIL DE 2012

 Há 10 anos...
Sinhozinho: há 10 anos o esporte piauiense o perdeu.
No dia 1° de abril de 2002, morre em Teresina, aos 73 anos, vítima de câncer na próstata, Francisco Bezerra de Sousa, o Sinhozinho. Dedicou a maior parte de sua vida à função de massagista, com larga atuação no esporte amador de Teresina. Atuou, também, no futebol profissional, onde chegou, inclusive, a atuar como técnico do River e do Flamengo no início da década de 1960. Sinhozinho era piauiense de São Miguel do Tapuio, tendo nascido a 04 de outubro de 1929.


QUARTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2012

Há 60 anos...

Pelo Campeonato Brasileiro de Seleções, no dia 30 de março de 1952, no Estádio Lindolfo Monteiro, a seleção do Piauí empatava por 1 a 1 com o selecionado do Rio Grande do Norte. O jogo teve arbitragem de Raimundo Rolo (Ceará), com os gols sendo assinalados por Diderot 35 e Tidão 38 do 2º tempo.
A Seleção Piauiense jogou com o futebol de Boi; Babá e Leiterinho; Palanqueta, Jeremias e Raimundinho; Alemão, David, Diderot, Né e Batista. Técnico: Valentim.
O selecionado potiguar com Ribamar; Dico e Barbosa; Amauri, Pretinho e Cuíca; Jorginho, Dieb, Tidão, Tico e Isidro.


DOMINGO, 15 DE ABRIL DE 2012

Há 80 anos... 

Uma das formações do Botafogo, no final da década de 1930 - José Vieira da Silva, um dos fundadores, é o último, em pé, da esquerda para a direita.
No dia 30 de março de 1932, em Teresina, era fundado o Botafogo Esporte Clube, várias vezes campeão piauiense. Entre os fundadores, Breno Jansen Nogueira de Meireles, Raimundo Alves da Cruz, Raimundo Alves da Costa, Domingos de Sousa Barros, Adão Vieira de Carvalho, José Augusto de Oliveira e José Vieira da Silva.

Em sua trajetória nos gramados, o Botafogo sagrou-se campeão piauiense em onze oportunidades:
1934/35/36/37/38 (penta), pela Liga Piauiense de Esportes Terrestres; 1940/41 (bi), o primeiro pela Liga Teresinense de Esportes Terrestres e o outro pela Federação Piauiense de Futebol; 1945/46 (bi), 1949 e 1957, também pela Federação Piauiense de Futebol.

Na galeria dos goleadores do Campeonato Piauiense o Botafogo iinscreveu seu nome com certo destaque. Pertencia-lhes os artilheiros dos seguintes campeonatos: 

1957 – Diderot – 11 gols
1958 – Diderot – 15 gols
1959 – Diderot – 9 gols (empatado com Zé Arlindo, do Comercial).
1960 – Waldeck – 20 gols
1966 – Mário – 11 gols
1967 – Dunga – 11 gols

O Botafogo disputou seu último campeonato em 1977. No ano seguinte, iniciou o Estadual com alguns jogadores irregulares e terminou sendo alijado da competição. Nunca mais retornou, estando desativado desde então.

QUARTA-FEIRA, 11 DE ABRIL DE 2012

Há 70 anos...
Tenente Zé Vieira apitou na primeira rodada de futebol noturno no Piauí.
Aconteceu em Teresina, no campo da Rua da Divisão, de propriedade da Companhia de Fiação e Tecelagem, o primeiro jogo noturno do futebol piauiense. Na ocasião, o FAC (Fabril Atlético Clube), de São Luis, realizava uma temporada em Teresina. A histórica noite do primeiro jogo noturno no futebol do Piauí ocorreu em 05 de fevereiro de 1942, com uma rodada dupla.

Na preliminar, às 18 horas, jogaram os aspirantes de Botafogo e Terríveis, com goleada do primeiro por 7 a 1. Coube a Parnaibano II marcar o 1° gol do futebol noturno no Piauí. Completaram o marcador, para o Botafogo, o próprio Parnaibano II (com mais dois gols), Grilo (2), Soeiro e Parnaibano I.

Não há registro da autoria do gol do Terríveis, nem sua escalação. O Botafogo venceu com Nonato; Zé Silva e Besouro; Zé Nunes, Berlitz e J. Veras; Domingos, Parnaibano I, Parnaibano II, Grilo e Soeiro.

O jogo principal, que despertava grande expectativa, entre Artístico e FAC, foi iniciado às 20 horas, com arbitragem do Tenente José Vieira da Silva. Uma boa plateia se fez presente para ver aquela novidade dos refletores, possibilitando a prática do futebol à noite.

No 1° tempo, o placar não foi movimentado. Na fase final, Rebolo cobrou pênalti para o time visitante mais um gol histórico – o 1° do futebol noturno em jogos envolvendo times principais. Antes do apito final, Rebolo voltou a marcar, consolidando a vitória maranhense por 2 a 0, resultado que lhe valeu a Taça Capitão Evilásio Vilanova.

O FAC venceu com Gutemberg; Justino e Otto; Pipira, Dico e Valdemar; Almeida, Rebolo, Sarapó, Fatiguê e Massico. O Artístico com Helvídio; Joãozinho e Chico; Karnak, Arroz e Aprígio; Zé Luis, Patrício, Justino, Pinagé e Matintim (Bebé).

QUARTA-FEIRA, 4 DE ABRIL DE 2012

Há 90 anos...
 
Galeria de troféus do Parnahyba na década de 1920. Entre eles figuram os troféus conquistados nos confrontos diante do Guarany. Foto publicada no Almanaque da Parnahyba de 1924 (Reprodução cedida pelo pesquisador Osvaldo dos Santos Brandão).
O jornal Correio do Piauhy, durante várias edições de janeiro de 1922, divulgou diversas notícias sobre a presença do Guarany Atlético Clube, de Fortaleza, na cidade de Parnaíba, onde disputou vários amistosos contra o Parnahyba. Foi nesta ocasião que se registrou a 1ª vitória piauiense sobre uma equipe de outro Estado, dentro de nossos próprios domínios.

Tendo como local o campo do Parnahyba, o primeiro amistoso deu-se a 12/01/1922, com vitória do Guarany (1x0), que ganhou a Taça Ceará-Piauí.

No dia 15, veio o segundo amistoso e a primeira vitória piauiense: 2 a 0, placar construído no segundo tempo, com excelente público. Não há registro sobre os goleadores, mas a arbitragem do Tenente da Armada Mário dos Guaranys foi bastante elogiada. Com esta vitória, o Azulino do litoral ficou com a Taça Guarany, ofertada pelos visitantes. Os dois times jogaram assim:

Parnahyba – Aderson; Basílio e Xixico; Albino e Brandão; Antônio, Colibri, Lyra, Zeca, Milton Ramos e Milton Moreira.

Guarany – Feitosa; Vidal e Pinheiro; Moacyr e Mamede; Girad, Zé Maria, Arthur Cearense, Gradin e Lulu.

Os embates entre parnaibanos e cearenses tiveram prosseguimento por mais duas oportunidades. No dia 19, o Parnahyba goleou por 4 a 0, e ficou com a Taça Iracema, ofertada pela colônia alencarina radicada em Parnaíba. No último jogo, dia 22, nova vitória piauiense (3x1) e mais um troféu arrebatado: Taça do Commércio, oferta dos comerciantes locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário