terça-feira, 5 de junho de 2012

Rivengo: na súmula, Darlan perde gol para Da Silva

Após o jogo, Darlan é assediado pela imprensa para falar sobre seu gol. Na súmula, o crédito foi para Da Silva. (Foto: Severino Filho - Buim).
Um dos bons jogadores que o Flamengo vem mostrando neste Campeonato Piauiense, entrando no decorrer das partidas e marcando gols importantes, o atacante Darlan, que repetiu o roteiro no clássico Rivengo da noite de ontem (04), perdeu o seu gol para outro atacante - Da Silva, que também entrou no segundo tempo.

O problema começou quando os jogadores receberam o material de jogo nos vestiários, momentos antes do início do clássico. Darlan recebeu camisa e calção com o número 17, enquanto Da Slva Alagoano ficou com o material correspondente ao n° 18. Todavia, na relação nominal dos atletas, entregue pelo Flamengo à arbitragem e que está anexada à súmula da partida (veja reprodução abaixo), está indicado o inverso.

No n° 17, está o nome de CÍCERO ALEXANDRE GOMES DA SILVA, enquanto o n° 18 está indicando o nome de ADARILAN DE SOUSA ANDRADE, o Darlan. Quem foi ao Lindolfo Monteiro viu Darlan, com a camisa 17, marcar o segundo gol do Flamengo. Depois do jogo, ele foi assediado pela imprensa e falou sobre o lance.

A relação do clube, na súmula: o 17 é Da Silva.
No preenchimento da súmula, porém, o árbitro Francisco Pereira de Lima Júnior, que tem como base a relação do clube, creditou o gol para o n° 17, mas está registrado o nome fornecido pela relação do Flamengo - Cícero Alexandre Gomes da Silva. Desta forma, oficialmente, o gol de empate, na súmula do clássico, está creditado para Da Silva. E na estatística do certame, o atacante alagoano também ganhou o gol que não marcou.

Cabe, agora, a Darlan ou ao Flamengo, requerer que a Federação de Futebol do Piauí retifique a súmula do jogo, dando, corretamente, o gol para ADARILAN DE SOUSA ANDRADE. Um pedido impossível de ser atendido? Não, em absoluto. Fato muito parecido já ocorreu, tendo como personagem o ex-atacante Luizão, campeão do mundo em 2002 pelo Brasil.

Quando ele jogava no Corinthians, no dia 14/03/2000, ele marcou o 1° gol do time paulista contra o Olímpia, em Assunção, pela Taça Libertadores da América. Na súmula, porém, o árbitro uruguaio Gustavo Mendez creditou o gol para o lateral esquerdo Kleber. Cinco anos depois, a Conmebol foi provocada a fazer a retificação. Comprovado, através de vídeo, que Luizão fora o autor do gol, a retificação foi feita e o gol passou a ser, oficialmente, de Luizão.

No caso de Darlan, o Site do Buim levanta a questão e já provoca a possibilidade de retificação do gol que, de forma justa e correta, deve ser creditado a Darlan. Que jogou com o n° 17, como pode ser visto no número do calção, na foto abaixo, feita no momento em que o Flamengo desfaz a pose oficial do time para os fotógrafos.
Olha aí quem estava com o material n° 17: Darlan, o autor do gol. (Foto: Severino Filho - Buim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário