quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

O Torneio Seletivo de 1973

O Tiradentes, campeão do Torneio Seletivo: Murilo, Célio Rodrigues, Eliézer, Artur e Paulo Figueiredo (em pé); Mano, Sima, Ventilador, Joel e Xavier (agachados). O lateral esquerdo Tinteiro não chegou a tempo para sair na foto. (Acervo Severino Filho).
Quando foi preciso escolher qual o time piauiense que iria disputar a Série A do Campeonato Brasileiro pela primeira vez, a Federação Piauiense de Desportos (hoje FFP) resolveu promover um torneio que levou o nome de Torneio Seletivo. Com a participação de River, Flamengo e Tiradentes. O equilíbrio técnico entre as equipes foi tão evidente que, dos 6 jogos disputados, 5 terminaram empatados.

Disputada no sistema ida-e-volta, a competição teve seis jogos sensacionais, todos com grande público presente ao Estádio Lindolfo Monteiro que, àquela época, por não ter a Semel e os vestiários atrás da meta, tinha muito espaço para torcedores assistirem os jogos em pé, resultando numa capacidade muito maior que os dias de hoje.

A ponto do maior público da história do Lindolfiniho pertencer ao jogo Tiradentes 0 x Flamengo 0, pelo Torneio Seletivo, que registrou o total de 15.210 pagantes, no dia 29 de abril. No final dos seis jogos, o Tiradentes sagrou-se campeão e assim ganhou o direito de, pela primeira vez, representar o futebol do Piauí na divisão principal do futebol brasileiro.

Ventilador chuta, tentando furar o bloqueio da defesa rubro-negra, no empate de 0 a 0.
22/04/1973
TIRADENTES 2x1 RIVER

29/04/1973
FLAMENGO 0x0 TIRADENTES

03/05/1973
RIVER 0x0 FLAMENGO

06/05/1973
TIRADENTES 1x1 FLAMENGO

09/05/1973
RIVER 1x1 TIRADENTES

13/05/1973
FLAMENGO 1x1 RIVER

O JOGO DO TÍTULO

O Tiradentes foi o campeão, mas o título só foi definido no clássico Flamengo 1x1 River, quando o empate garantiu a vaga para o time amarelo da Polícia Militar.

 13/05/1973 - FLAMENGO 1x1 RIVER
Local: Lindolfo Monteiro (Teresina).
Arbitragem: Oscar Scolfaro (São Paulo).
Público: 11.083 pagantes.
Gols: Chumbinho 28 do 1° tempo; Gringo (pênalti) 48 do 2°.
Flamengo - Edson; Zé do Braga, Carlão, Matintim e Edair; Carlinhos (Décio Costa) e Ercy; Gringo, Mota, Roberto (Lelé) e Leo. Técnico: Moacir Bueno.
River - Dé; Birunga, Nelson, Osíris e Luizinho; Gerson (Paulo da Banana) e Paulo Choco; Batata, Chumbinho (Dezoito), Derivaldo e Batistinha. Técnico: Paulo Alves da Silva (Paulo Choco).

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1° Tirdentes, 5 pontos ganhos
2° Flamengo, 4 pontos ganhos
3° River, 3 pontos ganhos

ÁRBITROS QUE APITARAM

1 jogo - Sebastião Rufino Ribeiro (Pernambuco), Nivaldo Santos, Luís Carlos Félix Ferreira (Guanabara), Oscar Scolfaro (São Paulo), Artur Braz e Valdimir Soares da Silva.

ARTILHEIROS

1 gol - Gringo, Mota (Flamengo), Chumbinho, Derivaldo (River), Sima, Ventilador e Soares (Tiradentes)..
Obs.: Eliézer (Tiradentees) e Luizinho (River) marcaram 1 gol contra, beneficiando River e Tiradentes, respectivamente.

MELHORES GOLEIROS

2 gols - Edson (Flamengo).
3 gols - Paulo Figueiredo (Tiradentes).
 4 gols -  Dé (River)

Um comentário:

  1. Buim, assistimos a todos os jogos, eu e o mano João de Deus. Equipes equilibradas tecnicamente e as torcidas, naquela época, acreditavam em suas agremiações e vibravam lance a lance. Ah! e o Tiradentes era o time a ser vencido. Infelizmente não foi possível. Ótima recordação, esta, grande Escriba!!!!

    ResponderExcluir