domingo, 6 de maio de 2012

Taça Estado do Piauí ficará no interior mais uma vez

Trombada (preparador de goleiros), Jefferson Pipoca, Bruno Ernandes, Carlos Júnior, James, Cleiton e Neto, em pé; Zé Rodrigues, Barata, Romano, Fábio Ubajara, Ismael e Júnior Campos (fisicultor). O Bodão quer o tri da Taça Estado do Piauí.
As vitórias de 4 de Julho, Parnahyba e Comercial, na abertura da 5ª rodada do Campeonato Piauiense, definiram, com absoluta precisão, que a Taça Estado do Piauí, regulamentada pela Federação de Futebol do Piauí através de Resolução de Diretoria, ficará em poder de um clube do interior por mais uma temporada. E o Comercial, campeão em 2010 e 2011, está no páreo pelo tri do troféu que corresponde ao primeiro turno da competição.

A exemplo dos campeonatos disputados em 2007 e 2008, o Piauiense de 2012 não está divido em 1° e 2° turno. Todavia, também conforme ocorreu em 2007 e 2008, quando o River, que somava maior número de pontos ao final dos jogos de ida, o ganhador do troféu em 2012 será o time de melhor índice técnico computando-se os jogos até a 7ª rodada, a ser encerrada no dia 17 de maio, quando Flamengo x Comercial jogarão em Teresina.

Faltando apenas dois jogos para 4 de Julho, Parnahyba, Comercial e Flamengo, e três para Picos e River, os seis primeiros colocados até o momento, somente 4 de Julho, Parnahyba (hoje com 13 pontos) e Comercial (com 10) podem, matematicamente, ficar com o troféu. Como ainda falta o jogo Parnahyba x 4 de Julho, que será disputado no litoral, um deles, ou até mesmo os dois, atingirá os 14 pontos, total que não será alcançado, em hipótese alguma, por Flamengo, Picos e River.

Edilson, capitão do River, recebe a Taça Estado do Piauí 2007.
Diante desta situação, Parnahyba e 4 de Julho, que podem chegar a 19 pontos, e Comercial, que pode atingir 16, disputam o primeiro troféu referente ao Campeonato Piauiense da atual temporada. Campeão em 2010 e 2011, o time de Campo Maior está de olho no tricampeonato da Taça Estado do Piauí, oficializada através de RDI da Federação de Futebol do Piauí que decidiui instituir o troféu para todos os times campeões do 1° turno do Campeonato Piauiense a partir daquela data. Antes desta RDI ser posta em prática, a Taça Estado do Piauí chegou a ser disputada em algumas ocasiões, a exemplo do que ocorreu com a Taça Guanabara, no Rio de Janeiro, que, antes de ser transformada no 1° turno do Carioca, também foi disputada em algumas ocasiões separadamente.

OS CAMPEÕES DA TAÇA ESTADO DO PIAUÍ

1968 - Piauí Esporte Clube
1970 - Esporte Clube Flamengo
1972 - River Atlético Clube
2004 - Parnahyba Sport Club
2005 - Piauí Esporte Clube
2006 - Barras Futebol Club
2007 - River Atlético Clube (melhor índice técnico nos jogos de ida do turno único)
2008 - River Atlético Clube (melhor índice técnico nos jogos de ida do turno único)
2009 - Esporte Clube Flamengo
2010 - Comercial Atlético Clube
2011 - Comercial Atlético Clube

2 comentários:

  1. Olá tudo bem?

    Me tira uma dúvida por favor, terá cruzamento olímpico no final das sete rodadas do primeiro turno? ou o primeiro já garante vaga na final e se vencer o segundo turno já sagra-se campeão direto sem precisar de finais?

    Henrique Silva
    Editor do site Nordeste no Ataque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Henrique, o regulamento é o seguinte.
      1ª Fase - Todos os oito times jogam entre si, ida e volta. São, portanto, 14 rodasas. Encerrada a metade, ou seja, com o fechamento da 7ª rodada, o time que estiver em primeiro é o ccampeão da Taça Estado do Piauí, oficializada em 2004, por Resolução da Diretoria da Federação. Mas o campeonato segue normalmente, até a 14ª rodada da Fase Classificatória - que é a 1ª Fase.
      Os quatro primeiros colocados, após as 14 rodadas, se classificam para o cruzamento olímpico, na fase semifinal.
      Os dois finalistas decidirão o Campeonato. É isso. Todo o campeonato tem três fases - a 1ª, a semifinal e a finail. É isso. Grande abraço, Henrique, e bom trabalho.

      Excluir