Em 1969, em homenagem ao prefeito de Teresina, Joffre do Rêgo Castelo Branco, River e Flamengo disputaram uma taça com o seu nome, numa série de três clássicos logo no início da temporada. O Flamengo venceu o primeiro, enquanto os demais terminaram empatados. Com 4 pontos, o time rubro-negro sagrou-se campeão e ficou com o troféu.
Um dos destaques da competição foi o atacante Paulinho (foto ao lado), principal goleador do torneio, com 3 gols marcados. José Vitalino Ferreira era seu verdadeiro nome. Foi o maior artilheiro da história do próprio Flamengo.
Abaixo, em foto recente, o ex-zagueiro Paraíba, que jogou aquele torneio pelo time do River. Recorde como foi esta disputa, ocorrida no período de 26 de janeiro a 05 de fevereiro de 1969.
TAÇA JOFFRE CASTELO BRANCO
26/02/1969
RIVER 0x3 FLAMENGO
02/02/1969
RIVER 0x0 FLAMENGO
RIVER 0x0 FLAMENGO
05/02/1969
RIVEER 1x1 FLAMENGO
O JOGO DO TÍTULO
05/02/1969 - RIVER 1x1 FLAMENGO
Local: Lindolfo Monteiro (Teresina)
Arbitragem: Antonio Pereira dos Santos, auxiliado por Jamil de Miranda Gedeon Filho e Francisco de Assis Carvalho Paiva Dias.
Gols: Paulinho 20 do 1º tempo e Mariola 12 do 2º.
River – Douglas; Paulo da Banana, Paraíba, Quelé e Louro; Mariola e Vilmar; Waldeck (Jair), Mano (Clemilton), Sanega e Escurinho. Técnico: Ivo Hoffmann.
Flamengo – Wilson; Maneca, Amadeu, Matintim e Minusca; Zé Carlos (Antonio José) e Baé; João Neto, Evandro, Paulinho e Humberto (Sabará). Técnico: Francisco de Sousa (Salvador).
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1° Esporte Clube Flamengo (Teresina), com 4 pontos ganhos
2° River Atlético Clube (Teresina), com 2 pontos ganhos
ÁRBITROS QUE APITARAM
2 jogos - Antônio Pereira dos Santos, o Bola 7.
1 jogo - Antônio Rodrigues Santa Rosa.
ARTILHEIROS
3 gols - Paulinho (Flamengo).
1 gol - Evandro (Flamengo) e Mariola (River).
MELHORES GOLEIROS
0 gol por jogo - Renê (Flamengo) - 0 gol em 1 jogo
0,50 - Wilson (Flamengo) - 1 gols em 2 jogos
Realmemnte foi um dos poucos jogos q meu PRIMEIRO IDOLO atuou pelo River, refimo-me ao MANO!!!
ResponderExcluirMuuuito bom ver o CENTER-FOR Paulinho, o "TANQUE DA MAIOBA". Era só o veteraníssimo Salvador cruzar . . . . . .e ele, metia a cabeça, era invariavelmente. . . . . .bola-na-rede. Boas lembranças do meu ex-Esporte Clube Flamengo, hoje, vcs ja sabem!!!!!É o Meu, teu, Nosso "FLA-.....".
ResponderExcluir