quarta-feira, 11 de julho de 2012

Árbitro de hoje dá sorte para o Parnahyba

No Rivengo, Lima Júnior expulsa o goleiro Elias (Foto: Renato Bezerra/DP)
Se existe um time que nada tem a reclamar quando Francisco Pereira de Lima Júnior, o árbitro do jogo desta noite, é sorteado para seus jogos, esta equipe é o Parnahyba. Com Lima Júnior apitando, o Tubarão venceu todos os jogos, inclusive contra o próprio Flamengo, na primeira rodada do atual campeonato. Mas quem é mesmo o árbitro desta noite, que pela primeira vez apitará uma partida decisiva de Campeonato Piauiense?

Diplomado como árbitro pela turma de 2002, Francisco Pereira de Lima Júnior é maranhense de Imperatriz, onde nasceu a 26 de fevereiro de 1982. Mas ali, rigorosamente, ele apenas nasceu. Com poucos meses a família fixou residência em Guadalupe (sul do Piauí), de onde Lima Júnior saiu para morar em Teresina há 18 anos. 

Formado em Educação Física, ele consegue acumular a arbitragem com o curso de Engenharia Civil, que cursa na Universidade Federal, e a manutenção de computadores, atividade autônoma que também lhe dá rendimentos. "Viver só da arbitragem é mujito complicado", admite. Aos 30 anos de idade, Lima Júnior chega a um dos degraus almejado por todo árbitro piauiense - apitar uma partida decisiva do campeonato principal.

Fato que, para ele, não muda seu estilo de trabalhar, embora seja um jogo diferente. "Tenho meu estilo, baseado na aplicação das 17 regras, como não poderia deixar de ser. Mas, é bem verdade, um jogo como o de hoje é diferenciado. Exige muito mais atenção, precisão, e, se possível, nenhuma falha. É isso que vou tentar fazer logo mais", afirma o árbitro de Flamengo x Parnahyba.

Em dez anos de arbitragem, dois jogos são lembrados como inesquecíveis. "O primeiro, por um fato negativo. Fui acusado de desonesto porque assinalei um impedimento do Maurício Pantera, num jogo Riveer x Sampaio, quando ele marcou um gol irregular para o River. Disseram cobras e largatos de mim, mas eu sempre tive minha consciência tranquila. Tanto que dei a volta por cima e pude viver um outro momento inesquecível: meu primeiro jogo de Série A do Campeonato Brasileiro, como assistente da partida Ceará x Grêmio Prudente, em Fortaleza, no ano de 2010".

Flamengo x Parnahyba, abrindo a decisão do Campeonato Piauiense 2012, será a nona arbitragem de Lima Júnior na competição promovida pela Federação de Futebol do Piauí. Antes, dirigiu três jogos do Parnahyba, com três vitórias do time do litoral, duas delas fora de casa. E apitou três jogos do Flamengo, o último deles no próprio Lindolfo Monteiro, quando o time rubro-negro enfiou 4 a 1 sobre o Comercial. Este é o perfil do árbitro que irá dirigir, à noite, o primeiro compromisso decisivo do Piauiense 2012.

JOGOS DE LIMA JÚNIOR NO PIAUIENSE 2012

15/04 – PARNAHYBA 1x0 FLAMENGO - Mão Santa (em Parnaíba)
21/04 – PIAUÍ 2x2 4 DE JULHO - Albertão (em Teresina)
05/05 – CAIÇARA 1x3 PARNAHYBA - Deusdedit de Melo (em Campo Maior)
20/05 – COMERCIAL 1x1 4 DE JULHO - Deusdedit de Melo (em Campo Maior)
04/06 – RIVER 2x2 FLAMENGO - Lindolfo Monteiro (em Teresina)
09/06 – PICOS 1x2 RIVER - Helvídio Nunes (em Picos)
17/06 – 4 DE JULHO 0x1 PARNAHYBA - Ytacoatiara (em Piripiri)
27/06 – FLAMENGO 4x1 COMERCIAL - Lindolfo Monteiro (em Teresina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário