domingo, 29 de julho de 2012

Copa Piauí: história de campeões, mata-mata, boicotes...

Wildinho com o troféu de campeão em 2009.
Depois de dois anos sem ser disputada, a Copa Piauí volta ao calendário da Federação de Futebol do Piauí com a primeira rodada programada para o próximo domingo. Em campo, estarão apenas os seis primeiros colocados do Campeonato Piauiense de 2012 - Parnahyba, Flamengo, Comercial, 4 de Julho, River e Piauí.

Sua disputa irá ocorrer em dois turnos distintos. Em cada turno, os seis times jogam entre si. Quem obtiver melhor índice técnico, será campeão do respectivo turno. A decisão da V Copa Piauí será entre os dois times vencedores do 1° e do 2° turno. A final da Copa Piauí será nos mesmos moldes da final do Campeonato Piauiense. Dois jogos, onde, ao final da segunda partida, o time que somar maior número de pontos será proclamado campeão.

Caso haja empate nas duas partidas ou cada time ganhe um jogo, o campeão será aquele que obtiver melhor saldo de gols nos dois jogos. Persistindo a igualdade, será vencedor o time de melhor índice técnico computando-se todas as partidas da competição. Ao campeão da V Copa Piauí 2012, será assegurado o direito de representar o Piauí na Copa do Brasil 2013. Caso este campeão seja o Parnahyba, que já está na Copa do Brasil, a vaga será preenchida pelo time vice-campeão.

Na história da competição, criada em 2006, em duas ocasiões ela foi disputada por apenas dois times, jogando duas partidas para se conhecer o campeão - em 2007 (Barras x Piauí) e 2008 (Flamengo x Picos). Torneios, propriamente ditos, foram disputados em 2006 e 2009. Em 2010, a competição não foi realizada em face do boicote que vários clubes promoveram, em represália à gestão Lula Ferreira na FFP. Em 2011, devido a instabilidade da FFP, envolta com dois grandes problemas - as eleições na entidade e o relacionamento com a CBF.

OS CAMPEÕES DAS DISPUTAS ANTERIORES

2006 - River Atlético Clube
2007 - Barras Futebol Club
2008 - Esporte Clube Flamengo
2009 - Esporte Clube Flamengo

OS ARTILHEIROS 

2006 - Boiadeiro (Flamengo - foto ao lado), 8 gols
2007 - Joniel (Barras), 2 gols
2008 - Roberto Bahia, Roni, Marcelão (Flamengo), Rigoberto e Guarilha (Picos), 1 gol cada.
2009 - Roni (Flamengo), 13 gols

OS TÉCNICOS CAMPEÕES

2006 - Aníbal Lemos
2007 - Cristiano Carvalho.
2008 - Flávio Araújo
2009 - Paulo Moroni e Valter Maranhão. 

OS TIMES CAMPEÕES NO JOGO FINAL

2006 - River - Fernando; Cláudio, Dias e Alberto (Eliomar); Hiltinho, Edilson, Lúcio, Jarbas e Cleiton Cearense; Maurício Pantera (Mairan) e Chapadinha (Marcelo). Técnico: Aníbal Lemos.

2007 - Barras - Ivan; Niel (Márcio Panda), Juba, Veloso e Leandro; Totonho, Montanha (Felipe), Luciano e Pantico; Joniel (João Paulo) e Rodriguinho. Técnico: Cristiano Carvalho.

2008 - Flamengo - Ari; Michel, Juba e Marcelão; Felipe (Tote), Erivan, Roberto Bahia, Netinho (Jefferson) e Fred; Roni (Mineiro) e Máiquel. Técnico: Flávio José Araújo.

2009 - Flamengo - Herivelton; Tote, Marcelão, Alessandro e Igor (Finha); Binha, Zuza, Luciano e Antonio Carlos (Marcelo Sá); Roni e Niel. Técnico: Valter Lima Vieira (Valter Maranhão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário