terça-feira, 14 de março de 2017

Morte de Dib Tajra também enluta o futebol piauiense

Dib Tajra: atuação importante no Caso Odacy (Foto - Cidadeverde.com)
O falecimento do médico Antônio Dib Tajra, registrado no final da tarde desta segunda-feira (13), além de deixar nossa medicina de luto, também causa tristeza no mundo esportivo, mais precisamente no futebol piauiense, onde ele teve sua passagem como médico do Esporte Clube Flamengo.
 
E é de sua época um dos episódios que poderiam ter final trágico, mas onde a atuação dos médicos foi fundamental para o final feliz. Jogavam River e Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro da 2ª Divisão, em 26 de setembro de 1971, no Estádio Lindolfo Monteiro. Aos 39 minutos do 1° tempo, o atacante Odacy, do Flamengo, disputou uma bola pelo alto, com o zagueiro Aílton, do River.
 
Odacy esteve com a vida por um fio.
Na consequência do choque, Odacy caiu desacordado. O meia Pinto, do River, foi o primeiro a perceber que o atacante rubro-negro respirava com dificuldade. Gritou para o banco do Flamengo e, rapidamente, o Dr. Antônio Dib Tajra entrou em campo. No mesmo instante, além dos massagistas, também entraram em campo os médicos Delson Rocha e Alberto Sinimbu, ambos do River.
 
A ação imediata daquele corpo médico reanimou o atleta, que teve uma parada respiratória em pleno gramado do Lindolfo Monteiro. Com a vida salva a tempo, Odacy seguiu para o Hospital Getúlio Vargas, onde foi dada sequência ao seu atendimento. Graças a ação de Dib Tajra e seus colegas, bem como dos massagistas, foi salva a vida do eficiente jogador, que um ano antes marcara o gol do título de 1970, na vitória do Flamengo sobre o Piauí por 1 a 0.
 
 
 

4 comentários:

  1. ...Buím, tu é mesmo uma enciclopédia do futebol...

    ResponderExcluir
  2. ...Buím, tu é mesmo uma enciclopédia do futebol...

    ResponderExcluir
  3. Meu Escriba, sei não! Mas acho esse Odacy me parece ser gêmeo do Tanque da Maioba. Que nem, eu e o Mano JD-BB.
    ismar.

    ResponderExcluir
  4. MAS É O ODACY MESMO. LEMBRO BEM DO JOGO DESSA DESASTROSA TROMBADA. EU ESTAVA LÁ, JUNTO COM QUEM?.........QUEM? o MANO JD-bb!!!

    ISMAR!!!

    ResponderExcluir