sexta-feira, 3 de março de 2017

Manoel Cristiano: a via crucis do artilheiro da Série D

Em tempos de estiagem, até a bola parece atrapalhar..

Severino Filho (Buim)

Principal artilheiro da Série D do Campeonato Brasileiro do ano passado, com 10 gols, o atacante Manoel, do Altos, virou um dos "xodós" da torcida do Jacaré e uma das maiores esperanças de gols nas competições desta temporada. Mesmo pretendido por outras equipes, teve seu contrato renovado pela diretoria. E na primeira partida oficial da temporada, pela Copa do Nordeste, em São Luís, marcou presença com 3 bolas na trave e o gol do empate. Mal sabiam, porém, que ali também teria início um incômodo jejum que já vai para 600 minutos de estiagem.
 
A partir do minuto 16 do 2° tempo de Moto Club 1x1 Altos, começou uma fase que o mais pessimista dos altoenses não seria capaz de prever. Desde então, Manoel esteve em campo por 598 minutos, mas nada de gols. Amargou até o banco de reservas (no jogo 4 de Julho x Altos, em Piripiri). Ao contrário de 2016, Manoel não tem conseguido transformar em gol qualquer que seja a oportunidade.
 
Em Criciúma, perdeu um gol que, em qualquer lugar do passado, correria para o abraço sem sequer olhar o desfecho da bola na rede. Foram 6 jogos em fevereiro e nenhum gol. E março começou na mesma toada. No jogo de ontem, definitivamente, ficou evidente que o atacante precisa rever tudo o que tem feito na temporada para descobrir onde está o erro. Suas condições atléticas estão no ponto ideal? Algum problema extra-campo poderia estar atrapalhando? O desenho tático da equipe está comprometendo seu rendimento? Estas e muitas outras perguntas precisam de respostas. Não acredito que seja uma mera coincidência. Mas também posso estar errado. Seria uma mera coincidência?
 
Confiança, certamente, não lhe falta. Prova disso foi sua atitude em assumir a responsabilidade da cobrança do pênalti. Mas em menos de 10 segundos, Manoel teve duas chances diante do goleiro do Bahia. Perdeu as duas oportunidades. E voltou de Salvador sem quebrar o jejum. Mas para domingo, diante do Parnahyba, é bom não relaxar na marcação. Pelo que mostrou em 2016, o artilheiro da Série D pode voltar a qualquer momento. Até torcemos por isso. O futebol precisa de gols.
 
A VIA CRUCIS DE MANOEL
 
26/01 - 1x1 Moto Club - Copa do Nordeste - Manoel joga 90 minutos, e marca seu último gol, aos 15 minutos do 2° tempo. O minuto seguinte é o marco inicial do jejum.
 
01/02 - 3x2 Piauí - Campeonato Piauiense - Manoel joga os 90 minutos.
 
05/02 - 1x1 Fortaleza - Copa do Nordeste - Manoel joga os 90 minutos.
 
08/02 - 2x0 CRB - Copa do Brasil - Manoel é substituído por André Tavares, aos 32 do 2° tempo.
 
12/02 - 0x0 Bahia - Copa do Nordeste - Manoel joga os 90 minutos.
 
22/02 - 2x2 Criciúma - Copa do Brasil - Manoel tem excelente oportunidade, ficando cara a cara com o goleiro adversário, mas perde o gol. É substituído por Jeremias, aos 32 do 2°.
 
26/02 - 1x0 Picos - Campeonato Piauiense - Manoel é substituído por André Tavares, aos 12 do 2°.
 
02/03 - 0x3 Bahia - Copa do Nordeste - Manoel joga os 90 minutos e perde uma penalidade máxima, chutando para o goleiro Jean defender parcialmente. No rebote, tem nova oportunidade, mas Jean volta a defender.

Um comentário:

  1. Meu Gran Escriba eis a dúvida sobre o bom "manel", na cobrança do pênalti: será que ele avocou, para si, a responsa ou foi deselegante com seu companheiro, o também artilheiro, Joelson?
    Ismael.

    ResponderExcluir