terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Carlão: referência na galeria de ídolos do litoral piauiense

Carlão agora ensina a garotada parnaibana.
Assim como o primeiro valisére, o primeiro título a gente nunca esquece. Talvez seja por isso que a conquista do Torneio Governador Alberto Silva, o primeiro título oficial do Parnahyba após o advento do futebol profissional, é tão lembrada pelos parnaibanos. Até então, o vice campeonato piauiense de 76 havia sido o melhor desempenho do Tubarão. E o ex-zagueiro Carlão, capitão daquele time de 88, lembra com orgulho a noite dos 3 a 0 sobre o Tiradentes.

"O Tiradentes, por ser da capital e pelo nome que sempre ostentou" - lembra Carlão, hoje instrutor de escolinha de futebol - "pintava até como franco favorito, para alguns analistas. Mas o time do Parnahyba tinha entrosamento, união, força de vontade e objetivo. E contava com o Pedrinho Alelaf ali na retaguarda, como treinador. Em campo, debaixo de chuva, só podia dar Tubarão".

Foi neste clima que Carlos Alberto da Silva Costa, o Carlão, 49 anos (Parnaíba, 15/06/1963), levou o Parnahyba a uma grande vitória, deu volta olímpica com a taça de campeão e começou a entrar para a história do futebol piauiense como um dos zagueiros mais eficientes de sua época. Não foi à toa que, um ano depois, já como atleta do Paysandu, levou o Troféu Rui Lima como principal destaque do Campeonato Piauiense.

Destaque de 1989, ele recebe o troféu Rui Lima da mãe do saudoso ídolo piauiense.
Troféu que Carlão, ainda hoje, guarda com muito orgulho. A ponto de batizar com o nome de Rui Lima a escolinha de futebol dirigida por ele e o também ex-atleta Seixas, com atividade nas tarde de sábado, no campo da AABB, em Parnaíba. Mas a trajetória de Carlão no futebol profissional inclui outros times e conquistas.

Campeão do Torneio Alberto Silva com o Parnahyba..
A premiação levou o Tiradentes a contrta-lo quando formou o time que seria campeão piauiense em 1990. Carlão ainda jogaria por outras equipes da capital, como o River e Auto Esporte, mas deixou o futebol ainda numa idade boa de se jogar, ficando residência por muitos anos no Estado de São Paulo. De volta ao litoral, chegou a dirigir o Ferroviário no Torneio da Movimentação, no início deste ano. Agora, voltado para sua atividade com a garotada, espera tão somente que seu trabalho produza frutos e que outros grandes talentos sejam revelados em sua escolinha.

CLUBES ONDE JOGOU

Parnahyba Sport Club (Parnaíba), Paysandu Esporte Clube (Parnaíba), Sociedade Esportiva Tiradentes (Teresina), River Atlético Clube (Teresina), Auto Esporte Clube (Teresina) e Moto Clube (São Luis), além da Seleção Piauiense de Juniores, para a qual foi convocado na fase de categoria de base.

Carlão com a camisa tricolor.
PRINCIPAIS TÍTULOS

Campeão do Torneio Governadodr Alberto Silva 1988 (Parnahyba Sport Club).
Ganhador do Troféu Rui Lima 1989 (Paysandu Esporte Clube)
Campeão Piauiense da 1ª Divisão de Profissionais 1990 (Sociedade Esportiva Tiradentes)

ALGUNS JOGOS MARCANTES

06/07/1986 - Parnahyba 0x1 Piauí - estréia de Carlão em jogos de Campeonato Piauiense.
20/07/1986 - Parnahyba 2x0 Tiradentes - Carlão marca seu 1° gol em jogos oficiais.

21/04/1988 - Tiradentes 0x3 Parnahyba - Carlão marca um dos gols da vitória parnaibana e ergue a taça de campeão como capitão da equipe.

21/03/1990 - Tiradentes 1x0 River - Carlão marca o gol da vitória, cobrando pênalti.

12/08/1990 - Tiradentes 1x0 Caiçara - Carlão conquista o título de campeão piauiense com o Tiradentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário