terça-feira, 28 de agosto de 2012

Morre o lateral Mano: futebol perde mais um ídolo

Mano com a camisa do Flamengo, em 1982.
O ex-lateral esquerdo Mano, que atuou nos dois times de maior torcida ca capital piauiense - Flamengo e River -, faleceu na tarde desta terça-feira (28), em Teresina, depois de passar vários anos com uma enfermidade que o deixou paralítico. O velório acontece na Pax União, Avenida Miguel Rosa, centro de Teresina.

Airton Scarcela Veloso, o Mano, pode até não ter sido um craque consumado, mas tinha habilidade e amor à camisa do clube que defendia. Esses dois predicados fizeram do lateral esquerdo Mano, por algumas temporadas, titular absoluto do Esporte Clube Flamengo e, em seguida, do River Atlético Clube.

Seguro na marcação e eficiente no apoio ao ataque, Mano não teve dificuldades para, já no início dos anos 80, fazer o papel do ala moderno de hoje. As emoções do clássico Rivengo ele passou a viver em 02/05/1981, quando disputou o primeiro de uma série de 22 jogos. O técnico Aurelino Esteves lhe deu a missão de segurar as arrancadas do ponta direita Vitor, então no auge da carreira.

Em 86, com a camisa tricolor do River.
Mano cumpriu a tarefa com absoluta segurança e Vitor pouco pode fazer, fator primordial para o resultado final de 0 a 0. Os 22 clássicos foram divididos meio a meio para cada camisa. Foram 11 pelo Flamengo e os outros 11 pelo River. Venceu mais que perdeu - 8 a 7 -, e empatou os sete restantes. Só não foi campeão piauiense porque passou pelos dois grandes em momentos de pouca inspiração de suas diretorias.

Hoje à tarde, com 51 anos de idade (Teresina-PI, 30/10/1960), faleceu depois de passar cerca de 10 anos enfermo, período em que recebeu poucas visitas e foi esquecido por muitos. Menos mal que sua história, envergando as camisas de River e Flamengo, está gravada no futebol piauiense e jamais será apagada.

Um comentário: