terça-feira, 1 de maio de 2012

Zé de Abreu, um dos nossos primeiros ídolos

Zé de Abreu, o segundo, em pé, a partir da esquerda: craque do início do século.
Na maior parte de sua existência o piauiense José Burlamaqui Auto de Abreu (Teresina, 22/10/1899), ficou conhecido pela sua atuação como Bacharel em Direito, cronista e jornalista. Na política, como deputado estadual e federal, foi autor de projetos importantes, dentre os quais se destacam o que criou o Dia do Piauí – 19 de outubro, o de construção do porto de Luiz Correia e o que modificou o nome da cidade de Amarração para a atual Luiz Correia.

Foi também Procurador do extinto IAPC. Sem falar no fato de ter sido o 2º ocupado da cadeira nº 18 da Academia Piauiense de Letras (hoje ocupada pelo jornalista Herculano Moraes da Silva Filho). Mas Zé de Abreu também foi futebolista e craque de bola.

Afirmar que este ou aquele atleta é melhor que outro, não há dúvida, se constitui um critério puramente subjetivo. É a opinião de cada um. Mas, a voz do povo é a voz de Deus, diz o dito popular. Em 1919 o povo elegeu o primeiro grande craque do futebol piauiense.

A promoção foi organizada pelo Jornal O Piauhy, que publicou cupons no período de 15 de maio a 15 de junho daquele ano. Ao final da promoção, O Piauhy divulgou o resultado final, que apontou os seguintes números:

1º José de Abreu (Theresinense) – 1.190 votos
2º Sargento Moraes (Militar) – 713 votos
3º Pompom Martins (Theresinense) – 28 votos
4º Sargento Brandão (Militar) – 19 votos
5º Sargento Mello (Militar) – 12 votos

Um dos principais atletas do futebol piauiense na sua época, Zé de Abreu foi titular do Theresinense e um dos artífices na campanha do título de 1919. À mesma época, foi convocado para a primeira seleção que se formou em Teresina para a disputa de jogos amistosos. Pouco tempo depois se transferiu para o Rio de Janeiro, onde residiu por muitos anos e veio a falecer em 14 de fevereiro de 1978.

Nenhum comentário:

Postar um comentário