sexta-feira, 9 de maio de 2014

Árbitro tira gol de Thiago Marabá para dar a Marciano

Para Avelar Rodrigo (ao centro), o gol de Thiago Marabá foi marcado por Marciano.
O atacante Marciano, do River, principal artilheiro do Campeonato Piauiense, com 10 gols marcados, não passou em branco na semifinal do 2° turno, como todos viram no último domingo. Embora não tenha marcado diante do Parnahyba, o árbitro Avelar Rodrigo da Silva deu-lhe de presente o gol marcado por Thiago Marabá.

O lance não foi confuso, não foi bola dividida, e nem Marciano estava junto a Thiago Marabá. O meia do River chutou livre, assinalando seu terceiro gol na competição. Mas Avelar Rodrigo, que viu falta quando Fabinho caiu sozinho no lance que originou o gol do Parnahyba, não viu que Thiago Marabá foi o autor do primeiro gol do River, embora estivesse a menos de cinco metros do lance.

Oficialmente, Marciano agora tem 11 gols, enquanto Thiago Marabá permanece com dois. Mas o SITE DO BUIM agirá com o senso de justiça, dando a Marciano e a Thiago Marabá, o que, de fato, é de cada um. Marciano marcou 10 gols e Thiago Marabá 3. Serão os números da nossa estatística. Até porque, nem o número das camisas estava trocado.

Tanto Marciano quanto Thiago Marabá jogaram toda a partida com os números de acordo com a relação de atletas constante na súmula. Indagado sobre o engano, o supervisor do River, Evaldo Carvalho, apenas brincou: "Talvez o árbitro tenha dado para o Marciano porque conheça ele de muito tempo, lá do futebol cearense".

Casos como estes, a FIFA e a CONMEBOL já fizeram justiça administrativamente. No final da década de 1990, o atacante Luizão provou, junto a Confederação Sul-Americana, que um gol de sua autoria foi creditado para outro atleta e a CONMEBOL fez a correção. Mais interessante foi o que fez a FIFA.

Durante anos, divulgou-se que os artilheiros da Copa de 1962 eram Jerkovic (Iugoslávia), Garrincha, Vavá (Brasil), Albert (Hungria), Leonel Sanchez (Chile) e Ivanov (União Soviética), todos com quatro gols. Depois de 30 anos, em 1993, a FIFA reconheceu, através de imagens da época, que Jerkovic, de fato, tinha marcado 5 gols. E oficializou, desde então, sua condição de goleador máximo do Mundial do Chile, com 5 gols marcados.

A Federação de Futebol do Piauí também pode fazer o mesmo que a FIFA e a Confederação Sul-Americana. Em lances que geram dúvida, a súmula deve prevalecer. Mas o gol de Thiago Marabá foi de Thiago Marabá. Sem qualquer dúvida, como mostraram as imagens de todas as televisões (vide a da TV Clube no link abaixo).

IMAGEM DA TV CLUBE

http://globotv.globo.com/rede-clube/globo-esporte-pi/v/river-pi-faz-2-a-1-contra-o-tubarao-e-garante-vaga-na-decisao-do-returno/3324873/


Nenhum comentário:

Postar um comentário