sexta-feira, 16 de maio de 2014

1986: gol tricolor vira Gol do Fantástico na Rede Globo

Piauí x River em 1986. Neste jogo, o gol de Paulinho foi destaque na TV Globo.
Apesar de muito se falar que Piauí e River decidiram um Campeonato Piauiense,pela última vez, em 1978, ambos estiveram frente a frente em outra final até mais recente. A de 1986, quando o regulamento apontou três finalistas para a decisão do título: River, Piauí e Flamengo. O primeiro jogo foi entre os finalistas deste ano, e um gol tricolor foi destaque nacional.

O triangular final do Piauiense de 1986 foi aberto por River e Piauí. Jogo equilibrado, com reflexo no placar final - empate por 1 a 1. Nos minutos finais do primeiro tempo, houve o gol que muitos riverinos ainda guardam com especial lembrança. O atacante Paulinho Portela foi lançado pelo lado esquerdo do campo, próximo ao túnel onde o River costuma ficar (à esquerda das cabines de imprensa).

O goleiro Deoclécio, do Piauí  (hoje preparador de goleiros do River), saiu para interceptar a jogada, uma vez que Paulinho foi lançado entre os zagueiros e surgia livre em situação de iminente perigo de gol. Quando o goleiro deu o carrinho na bola, Paulinho, segundos mais rápido, deu o toque na bola e deixou o goleiro para trás.

Quase da linha lateral, à frente do banco de reservas do River, ele chutou para a meta vazia. A bola ganhou altura, encobriu um zagueiro que chegava para a cobertura e entrou para alegria da torcida e do eficiente ponta direita. Maior que a alegria do gol, só o destaque do lance no programa Fantástico, da Rede Globo, onde o gol de Paulinho foi escolhido O Gol do Fantástico.

Voltando ao jogo daquela tarde de domingo, dia do Piauí, o time rubroanil chegaria ao empate na fase final, com Sabará. Mas nem um nem outro festejou o título. O campeão foi o Flamengo, que venceu o Piauí na quarta-feira e empatou com o River no domingo. Mas o inesquecível daquele triangular foi mesmo o gol de Paulinho.

FICHA TÉCNICA

RIVER 1x1 PIAUÍ (Campeonato Piauiense de Futebol da 1ª Divisão de Profissionais - Triangular Decisivo - 1° jogo); Data: 19/10/1986 (domingo à tarde); Local: Estádio Albertão (Teresina); Arbitragem: Joaquim Gregório dos Santos Filho (Ceará), auxiliado por Benedito Pereira de Sousa e João Galba Pereira Mororó.

Renda: Cz$ 15.660,00 com 1.139 pagantes.

Gols: Paulinho 42 do 1° tempo; Sabará 39 do 2°.

Cartões amarelos: César Leite, Durval, Sabará e Mano.

River – Marquinhos; Washington, Mano, César Leite e Vidal; Durval, Luiz Eduardo e Joãozinho; Robert, Paulinho e Maninho. Técnico: Alberino Francisco de Paula (Bero).

Piauí – Deoclécio; Roberto Galotti, Sansão, Ivo e Raimundo; Chicão, Aníbal (Toreca) e Sima; Vitor, Sabará e Gil Mineiro (Catita). Técnico: Paulo Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário