quinta-feira, 16 de maio de 2013

River nunca perdeu títulos decididos na prorrogação

Célio desarma Fabinho. No próximo domingo, prá ser campeão, o River tem que disputar mais uma prorrogação. Fator de confiança:?
Se escrita ou tabu forem motivo para acreditar num resultado positivo, a torcida tricolor já pode começar a comemorar. O River nunca perdeu um título de Campeonato Piauiense quando teve que ir para a prorrogação. Sempre que precisou do tempo extra, o Galo deu a volta olímpica após o encerramento da partida.

No ano de 1973, o time ia para seu 10° campeonato sem conquistar título. O presidente Afrânio Nunes formou uma grande equipe e o River foi para a decisão contra o Tiradentes. No 1° jogo, um fato inédito: o Tiradententes não entrou em campo e o River ganhou os pontos. No jogo seguinte, vitória do Tiradentes (2 a 1). Na decisão, empate de 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação. O título tricolor veio nos pênaltis, com o célebre gol de Derivaldo na última cobrança.

No campeonato mais rentável da história - o de 1977 - o título tricolor também veio na prorrogação. A dupla Rivengo fez a final. No primeiro jogo, vitória tricolor por 2 a 0; no segundo, vitória rubro-negra por 2 a 1. Na decisão, empate por 2 a 2 no tempo normal. Na prorrogação, um gol de Nivaldo garantiu a vitória e o título para o River.

Quase vinte anos depois (em 1996), a decisão foi entre River e Cori-Sabbá. O time de Floriano venceu a primeira partida e o River triunfou no segundo jogo. Veio a prorrogação após o segundo jogo, no Lindolfo Monteiro, e deu River campeão, com um gol de Toni. Mais um título em mais uma prorrogação.

Mas uma quarta ocasião ainda daria ao River o título de campeão piauiense numa prorrogação. Foi em 2002, quando tivemos a última final de campeonato piauiense entre River e Flamengo. Os dois times chegaram em condição de igualdade no terceiro jogo, após uma vitória do Flamengo (3 a 1) e do River (3 a 2) nas duas primeiras partidas. Na final, 0 a 0 no tempo normal. Na prorrogação, com direito ao gol de ouro, Esquerdinha marcou e o River foi campeão.

Domingo próximo, no Lindolfo Monteiro diante do Parnahyba, o River só tem chance de ficar com o título se vencer no tempo normal e levar a disputa para a prorrogação. A pergunta que não quer calar é se vai a escrita dos títulos na prorrogação vai ou não continuar em benefício do time tricolor da capital.


Um comentário: