domingo, 26 de maio de 2013

Em outras três vezes, título foi confirmado fora do campo

O Piauí da final de 1985: título só foi homologado após ganho de causa na Justiça Desportiva.
A confirmação do título de campeão piauiense fora do campo de jogo não é privilégio do Campeonato Piauiense de 2013. Em outras três oportunidades, fato semelhante aconteceu, embora apenas um tenha sido fruto de julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva, como vai acontecer nesta segunda-feira.

Em 1959, o Campeonato Piauiense começou com grande atraso, com sua disputa entrando pelo ano seguinte. Ocorre que, em janeiro de 1960, teve início o processo eleitoral na Federação Piauiense de Futebol (hoje Federação de Futebol do Piauí). Muita confusão, duas eleições paralelas, dois presidentes. O fato terminou em intervenção do Conselho Nacional de Desportos.

O CND nomeou José de Arimathéia Tito Filho como interventor. Enquanto isso, em meio ao bagunçado processo eleitoral, o campeonato permanecia paralisado. Em 1° de agosto de 1960, Tito Filho deu um basta na situação e, através de uma resolução, deu o certame por encerrado, proclamando como classificação final a mesma que se verificava no momento da interrupção: River (campeão), Botafogo (vice) e Fluminense (3°).

Em 1975 três times foram para a decisão: Flamengo, River e Tiradentes. No triangular final, tivemos os seguintes resultados: River 1x0 Flamengo, Tiradentes 2x0 Flamengo e River 1x1 Tiradentes. O regulamento não previa critério para desempate no turno final, que terminou com Tiradentes e River na liderança, com 1 vitória e 1 empate.

Como o Campeonato Brasileiro da Série A, onde o Tiradentes figurava como representante do Piauí, já teria início 3 dias depois, o presidente da Federação, Renato de Sousa Lopes, decidiu, através de uma resolução, proclamar River e Tiradentes campeões. 

O Tribunal de Justiça Desportiva viria a ser provocado em 1985, quando o Piauí comemorou o título após o empate de 1 a 1 com o Flamengo, no Albertão. Neste turno final, Piauí e Flamengo terminaram com igual número de pontos, mas com o time do Piauí obtendo maior saldo de gols. A Federação confirmou o Piauí como campeão.

O Flamengo foi ao TJD, pois, no seu entendimento, o regulamento era muito claro e garantia o título, em caso de empate no triangular final, ao time de melhor campanha em toda a competição - o que lhe favorecia. Na Justiça Desportiva, porém, o Piauí ganhou tanto no TJD quanto na instância superior.


2 comentários:

  1. Tô sentindo falta da operação "lava as mãos": PROCLAMA OS DOIS CAMPEÕES! E a CBF que resolva lá em cima. Será que existe essa possibilidade ainda?

    ResponderExcluir