sábado, 18 de maio de 2013

Nas últimas finais do Lindolfinho, River ficou com o título

O River de 1973, campeão após 120 minutos de futebol e a decisão por pênaltis.
Após o início das obras de construção do Estádio Albertão, em março de 1972, somente três edições do Campeonato Piauiense tiveram o jogo final disputado no gramado do Lindolfo Monteiro, na zona centro/norte da capital piauiense. E neste palco, o River venceu as duas últimas disputas, realizadas em 1973 e 1996. Coincidentemente, duas finais com prorrogação, o tempo extra de 30 minutos que o River também precisa, amanhã, para ganhar mais um título no LM.

O jogo final do Campeonato Piauiense de 1973 foi disputado no dia 22 de agosto, uma noite de quarta-feira. De um lado, o River de Osíris, Luizinho, Gerson e Derivaldo; do outro, o Tirdentes de Toinho, Murilo, Joel, Sima e Caio Cambalhota. Era o terceiro jogo entre os dois finalistaas, que foram para a última partida em condição de igualdade: quem vencesse seria o campeão; empate provocaria uma prorrogação. Se continuasse sem vencedor, a final iria para os pênaltis. Foi o que aconteceu.

No tempo normal, amarelos e tricolores ficaram no 0 a 0. Veio a prorrogação e o jogo continuou sem gols. Foi preciso, então, a decisão por tiros livres da marca do pênalti. Naquela ocasião, não houve cobrança alternada. Os primeiros cinco pênaltis foram batidos pelo Tiradentes, que marcou apenas dois gols; na vez do River, o Tricolor perdeu os dois primeiros, deixando sua torcida com os nervos à flor da pele, mas Gerson Andreotti, Botenho e Derivaldo, nesta ordem, converteram as três últimas cobranças e a conquista do título, quebrando um jejum que já durava 9 anos.

No Campeonato Piauiense de 1996, a exemplo de 1973 e 2013, o River tentava acabar com o jejum de títulos. Ganhara pela última vez em 1989 e ainda não tinha conquistado nenhum título na década de 1990. A final foi contra o Cori-Sabbá. O jogo, no tempo normal, terminoui com vitória tricolor por 2 a 0. Como o Cori-Sabbá havia vencido em Floriano, foi necessária a prorrogação de 30 minutos, onde Toni marcou o gol da vitória e do título.


Um comentário:

  1. Buím faltou a escalação do River. O parnaibano e meu amigo Batistinha jogou aquela partida pelo River?
    Umm abraço.
    Mário Pires Santana

    ResponderExcluir