quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Nunes: em três anos de River, três faixas de campeão

No último jogo como profissional, Nunes (o 3° em pé) saiu de campo comemorando mais um título.
Disputar três campeonatos estaduais e ganhar todos eles, convenhamos, no mínimo, é um aproveitamento de causar inveja a muito profissional da bola. Poucos tiveram essa primazia no futebol piauiense. Mas o pernambucano Nunes, que brilhou no meio de campo do River na segunda metade da década de 1970, pode se orgulhar deste feito.

Contratado em 1975 para defender o time tricolor, Nunes foi campeão piauiense na mesma temporada, quando o título estadual foi dividido entre River e Tiradentes. No ano seguinte, o Galo pediu afastamento do campeonato, mas quando voltou, em 77, Nunes também retornou e foi peça importante na campanha do bicampeonato de 1977/78. Sua melhor temporada foi em 1977 quando, inclusive, foi incluído na seleção dos melhores da competição. 

O último jogo de Nunes como profissional também foi em Teresina – a partida final do Campeonato Piauiense de 1978, disputa em janeiro de 79. Naquela ocasião, o River também venceu e conquistou o bicampeonato – o terceiro título de Nunes em três campeonatos disputados no Piauí, fato que faz, dele, um dos poucos atletas profissionais a obter 100% de aproveitamento na disputa de títulos no futebol piauiense.

Depois que deixou os gramados profissionalmente, Nunes trabalhou como vendedor da fábrica Quijos Regina, durante 20 anos, na filial em Recife, sendo transferido mais tarde para João Pessoa. De 2002 a 2004, foi professor da Escolinha do Flamengo do Rio, núcleo de João Pessoa. De 2004 a 2008, treinou o time profissional do Auto Esporte, de João Pessoa.

Hoje, aos 63 anos (Itambé-PE, 03/04/1949), Gerásio Nunes de Lira está aposentado, mas recebeu convite para ser instrutor de uma escolinha de futebol mantida pela prefeitura de sua cidade.

Quando fala sobre o seu passado como atleta profissional, não esconde que o jogo inesquecível de sua carreira é a decisão do Campeonato Piauiense de 1977, quando o River venceu o Flamengo, de virada, por 3 a 2, com o título decidido na prorrogação.

CLUBES EM QUE ATUOU

Clube Náutico Capibaribe (Recife – PE)
ABC Futebol Clube (Natal – RN)
América Futebol Clube (Natal – RN)
América Futebol Clube (Recife – PE)
Clube Ferroviário do Recife (Recife – PE)
River Atlético Clube (Teresina – PI)
Moto Clube (São Luis – MA)

PRINCIPAIS TÍTULOS

Campeonato Potiguar e da Taça Cidade de Natal 1971 (ABC)
Taça Almir 1973 (América) de Natal)
Campeonato Piauiense de 1975, 1977 e 1978 (todos pelo River)

ALGUNS JOGOS MARCANTES

08/06/1975 – River 2x3 Flamengo – Nunes estréia com a camisa do River.

22/06/1975 – River 3x2 Parnahyba – Nunes marca seus dois primeiros gols com a camisa tricolor.

09/07/1977 – River 3x2 Flamengo – No tempo normal, o clássico terminou 1x1. Na prorrogação, o Flamengo fez 2 a 1, mas o River virou para 3 a 2 com dois gols de Nunes, sagrando-se campeão do 3° turno.

02/10/1977 – River 3x2 Flamengo – O River é campeão piauiense e Nunes conquista seu segundo título pelo Tricolor.

28/01/1979 – River 2x1 Piauí – River bicampeão piauiense e Nunes campeão pela terceira vez. Foi o último jogo dele como atleta profissional.


6 comentários:

  1. Só uma pequena correção Buim, o nome certo do Ferroviário é Clube Ferroviário do Recife. Há também o de Serra Talhada, que esse sim é o Ferroviário Esporte Clube, assim como o do município do Cabo de Santo Agostinho. Atualmente, apenas o último continua no futebol profissional.

    ResponderExcluir
  2. Obrigdo Valter, farei a correção. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. https://m.facebook.com/nunesgerasio

    ResponderExcluir
  4. https://m.facebook.com/nunesgerasio

    ResponderExcluir
  5. Moro na msm cidade que o grande gerado Nunes Mora, e Agora estou com ele ensinando uma escolinha da cidade em Itambé.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado buim. Pelos. Verdadeiros comentários. Sobre. Minha. Vida. De futebol! Abraços. E. Obrigado!!



    ResponderExcluir