quinta-feira, 10 de maio de 2012

Adão você pegou o barco furado

Ser um atleta de futebol e conseguir jogar num grande clube, é privilégio para bem poucos no universo imenso de profissionais que atuam em todo o país. Jogar num grande clube e ainda por cima no Corinthians Paulista, da inflamada Gaviões da Fiel Torcida, nem se fala. E o que dizer se, além disso tudo, consagrar-se num clássico contra o rival Palmeiras? Melhor que tudo isso – se é que ainda existe motivo para querer um pouco mais – só sendo imortalizado também na Música Popular Brasileira.

Pois bem. Adão Ambrósio, um mineiro de Mariana, nascido em 17 de outubro de 1951, o Adãozinho para o mundo do futebol, conseguiu tudo isso. Embora tenha sido outra grande promessa que jamais se realizou plenamente, ganhou notoriedade depois de marcar um gol da distância de 40 metros no consagrado goleiro palmeirense Leão, na célebre virada corintiana pelo Campeonato Paulista de 1971, quando, depois de estar perdendo por 3 a 2, terminou derrotando o Palmeiras por 4 a 3.

No Corinthians, apesar das contusões, muitas delas em decorrência de focos dentários, Adãozinho jogou 253 partidas entre 1971 e 1978, marcando 19 gols e conquistando o histórico título de Campeão Paulista de 1977. Depois do Corinthians, ele ainda jogou no Coritiba (PR), Rio Negro (AM) e Portuguesa Santista (SP), conquistando o título de campeão amazonense em 1982.

Adãozinho atravessou sérios problemas de saúde, ficando internado no Hospital Rim e Hipertensão, em São Paulo, vindo a falecer no dia 12 de junho de 2011.. Ele sofria, há anos, com problemas causados pelo diabetes. Quando Rivellino deixou o Corinthians, depois da perda do título de 1974, o compositor e cantor Bebeto resolveu homenagear Adãozinho com a canção Adão Você Pegou o Barco Furado, gravada em 1975.


Você está com tudo garoto
E não tá prosa
Você está com tudo garoto
E não tá prosa
Camisa 10, chuteira, meia e calção
Como é que é Adão
A galera não é mole não
Como é que é Adão
A galera não é mole não
Você pode passar até por dez
Matar no peito, chutar forte, fazer gol
O sapo canta, o time perde, o povo chora
Você lamenta e fica triste com razão
Mas de nada você é culpado
Você já pegou o barco furado
Mas de nada você é culpado
Você já pegou o barco furado
Largaram uma bomba em suas mãos
Você sente a falta do velho Tião
O meio campo anda Russo preocupado
Você lamenta e fica triste com razão
Mas de nada você é culpado,
Você já pegou o barco furado
Mas de nada você é culpado
Você já pegou o barco furado
Adão, não entre mais nessa não

Nenhum comentário:

Postar um comentário