quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

No futebol piauiense não pode ser diferente

No jogo em que foi mandante, River colocou o maior público das duas primeiras rodadas.
Me surpreendeu, nos últimos dias, a reação de inúmeros torcedores do River, aqui, em emissoras de rádio e no meio da rua mesmo, questionando os números da média de público por clubes, nas duas primeiras rodadas do Campeonato Piauiense, publicadas na postagem anterior. Me surpreendeu pelo fato de, em todo o mundo, estatística desta natureza ser feita exatamente da forma como foi publicada.

Quando se computa a média de público por jogo de uma equipe, é a média de público em todos os seus jogos, não importando se ele foi realizado aqui ou acolá. Se alguém tem dúvida, é só consultar todas as publicações do gênero. Recentemente, para citar um exemplo fresquinho, a Revista Placar publicou os números finais do Campeonato Brasileiro.

Nas informações sobre a média de público de cada clube, estão computados os públicos de todos os jogos da equipe em todo o campeonato. O público dos dois jogos entre Corinthians x Náutico - tanto o do Pacaembu quanto o da Arena Pernambuco -, está registrado na média de público dos dois times. Nas publicações da CBF também.

Os quatro com maior média de público do último Campeonato Brasileiro foram, pela ordem, Cruzeiro (28.888 por jogo), Corinthians (24.441), Flamengo (23.369) e São Paulo (23.116). Para se chegar a esses números, foram computados os 38 jogos de cada clube. Todavia, também é muito interessante elaborar uma classificação dos clubes como mandantes, para que seja aferida a presença do público quando a equipe joga em casa. Você já pode conferir abaixo esta outra alternativa, que tam´bem passaremos a incluir nos números do campeonato.

MÉDIA DE PÚBLICO POR CLUBE (COMO MANDANTE)

1° River, 1.971 torcedores (1.971 em 1 jogo como mandante)
2° Cori-Sabbá, 1.546 torcedores (1.546 em 1 jogo como mandante)
3° Parnahyba, 1.111 torcedores (1.111 em 1 jogo como mandante)
4° Flamengo, 808 torcedores (808 em 1 jogo como mandante)
5° Piauí, 567 torcedores (567 em 1 jogo como mandante)
6° Barras, 360 torcedores (360 em 1 jogo como mandante)
 7° 4 de Julho, 334 torcedores (334 em 1 jogo como mandante) 
8° Caiçara, 255 torcedores (255 em 1 jogo como mandante)

3 comentários:

  1. agora sim, a justiça foi feita!!!! valeu Buim, avante RIVER

    ResponderExcluir
  2. Ah!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Agora sim.A matemática correta dos números de torcedores presentes nos estádios.
    Só faltou você na matéria anterior a respeito do assunto ter feito uma ressalva a respeito do porque do Parnaíba está "liderando" a média de público do campeonato.
    Parabéns Buim pela correção dos fatos.Você é 10.

    ResponderExcluir
  3. Gostei Buim,ótima estatística.Vale lembra que esses números são de público presente,não exatamente publico pagante.

    ResponderExcluir