sábado, 7 de abril de 2012

Rui Lima: em pouco tempo, uma grande história

Rui Lima em sua primeira temporada de Piauí.
Entre 1977 e 1979, quem acompanhou de perto o futebol profissional piauiense, teve a oportunidade de conhecer um dos mais completos craques que ele produziu em toda a sua história. Nos primeiros jogos, era apenas Rui. Por iniciativa do locutor esportivo Dídimo de Castro, algumas semanas depois o sobrenome Lima foi acrescido ao nome de guerra. E Rui Lima, apesar do pouco tempo por aqui, fez história. A ponto de figurar entre os três mais votados de sua posição na Seleção Piauiense de Todos os Tempos, escolhida em votação aberta publicada no jornal O Dia.

Nascido a 10 de janeiro de 1959, em Teresina (PI), Joaquim Rui Ferreira Lima jogou em várias equipes amadoras antes de ser descoberto para o futebol profissional. O Paraibinha e o Colorado foram as principais. Do Colorado, onde tornou-se um grande destaque, passou para o time principal do Piauí Esporte Clube, fazendo sua estréia no Campeonato Piauiense de 1977. A partir de então, Rui Lima passou a figurar como uma grande atração a cada jogo do time rubroanil.

Uma prova disso é que, já no seu primeiro ano como profissional, foi cedido ao Flamengom, por empréstimo, para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série A. No retorno ao Piauí, ao lado do atacante Cacá, formou uma dupla de área infernal, capaz de demolir qualquer sistema defensivo. Não demorou para ambos serem negociados com a Portuguesa de Desportos. Na Lusa do Canindé, fez grandes atuações, como no clássico contra o Santos, pelo Campeonato Paulista daquele mesmo ano (1979), quando marcou o gol do empate de sua equipe.

Rui Lima com a bola, Cacá se deslocando. É a dupla Tome Bola contra o River.
Mas a dupla piauiense não ficou muito tempo no Canindé. A próxima camisa de Rui Lima e Cacá seria a azul do Marília, equipe pela qual disputaram duas temporadas no futebol paulista. No início de 1982, houve a separação da dupla. Cacá continuou no Marília e Rui foi contratado pelo Juventus. A expectativa era que Rui Lima, de volta à capital paulista, também retornasse rapidamente a um dos grandes clubes do futebol bandeirante. Mas não houve tempo para isso. Rui jogou apenas um amistoso com a camisa do Juventus, quando veio rever parentes por ocasião da Semana Santa.

Depois de passar dois dias em Teresina, ele resolveu viajar para o litoral na quinta-feira, 8 de abril. No meio do caminho, uma parada em Piripiri, mais precisamente no povoado Brasileira (hoje emancipado). De lá, o veículo em que viajava, um chevette, seguiu para Parnaíba. Na Volta da Jurema, próximo a Buriti dos Lopes, já na madrugada do dia 09, aconteceu o acidente, com o carro capotando e deixando Rui bastante ferido. Com ele viajavam um dos irmãos e Jehu Sérvio, um amigo de longas datas. Bastante ferido, Rui foi levado para Parnaíba.

Na Portuguêsa de Desportos, contra o Corinthians, segurando o Dr. Sócrates.
No hospital, foi submetido a cirurgia por volta de 11 horas da manhã do dia 09 de abril de 1982. Como havia perdido muito sangue, familiares recomendaram à equipe médica, chefiada pelo então médico Mão Santa (que mais tarde entrou para a política e governou o Piauí), a reposição de sangue no organismo de Rui, procedimento que não foi adotado. Poucas horas depois, ele estava morto. A causa mortis? Politraumatismo e hemorragia interna. Chegava ao fim a vida de um atleta no sentido mais completo da palavra. Um atleta quase perfeito.

A ponto de conquistar quatro medalhas de ouro em um único dia, por ocasião dos Jogos Escolares, em Teresina, quando aluno da Escola Técnica Federal do Piauí (hoje IFPI). Pela manhã, foi campeão do vôlei e no futebol de salão. À tarde, ganhou o torneio de handebol e a corrida de 800 metros no Complexo Esportivo do Pirajá. Atleta que, mesmo já profissional do futebol, estabeleceu o recorde de gols em uma única partida de handebol nos Jogos Universitários Brasileiros, em Curitiba. Recorde que perdurou por cerca de dez anos. Morria o atleta, ficava o modelo de esportista.

Como atleta do Marília, onde também foi ídolo.
Em sua homenagem, foi batizado de Rui Lima o ginásio poliesportivo inaugurado pela Prefeitura de Teresina, no bairro Bela Vista. Uma rua, no bairro Acarape, também leva o seu nome. E o troféu ao destaque do Campeonato Piauiense, desde 1986, resgata sua passagem pelo futebol piauiense.

ALGUNS JOGOS MARCANTES

1° jogo oficial: 06/03/1977 – Piauí 3x2 River – Campeonato Piauiense.
1° gol em jogos oficiais: no mesmo dia da estréia.
Recorde de gols em um jogo: 4 gols, em 19/04/1978, no jogo Piaui 10x1 Auto Esporte, pelo Torneio Incentivo.
Último jogo no futebol piauiense: 04/07/1979 – Piaui 4x0 Flamengo, pelo Campeonato Piauiense.
Estréia no futebol paulista: 15/08/1979 – Guarani 1x2 Portuguesa de Desportos, pelo Campeonato Paulista.
1° gol no futebol paulista: 26/08/1979 – Portuguesa de Desportos 1x1 Santos, pelo Campeonato Paulista.
Último gol: 16/08/1981 – Marília 1x1 Palmeiras, pelo Campeonato Paulista.
Último jogo oficial: 18/10/1981 – Marília 2x1 Noroeste – Campeonato Paulista.

OS CLUBES EM QUE ATUOU

1977 a 1979 – Piauí Esporte Clube (Teresina – PI).
1977 – Esporte Clube Flamengo (Teresina – PI).
1979 a 1980 – Associação Portuguêsa de Desportos (São Paulo – SP).
1980 a 1982 – Marília Atlético Clube (Marília – SP).
1982 – Clube Atlético Juventus (São Paulo – SP).

ESTATÍSTICA EM JOGOS OFICIAIS

Jogos: 184 (Piauí 68, Flamengo 12, Portuguesa 26 e Marília 78).
Gols: 56 (Piauí 43, Flamengo 1, Portuguêsa 2 e Marília 10).

PRINCIPAIS TÍTULOS
 
1 – Campeão do Torneio da FAGEP, pelo Paraibinha (1974).
2 – Campeão do Torneio Início do Campeonato Suburbano, pelo Colorado (1975).
3 - Campeão do Campeonato Suburbano, pelo Colorado (1975).
4 – Bicampeão do Campeonato Suburbano, pelo Colorado (1976).
5 – Campeão do Torneio Incentivo, pelo Piauí (1978).
6 – Artilheiro do Torneio Incentivo, com 11 gols, pelo Piauí (1978).
7 – Campeão do Torneio Djalma Veloso, pelo Piauí (1979).
8 – Artilheiro do Torneio Início do Campeonato Piauiense, pelo Piauí (1979).

TRAJETÓRIA NO CAMPEONATO PIAUIENSE

1977 – 20 jogos e 17 gols
1978 – 22 jogos e 10 gols
1979 – 17 jogos e 4 gols
TOTAL – 59 jogos e 31 gols

6 comentários:

  1. o craque rui lima so tive oportunidade de ver e ou ouvir pelo rario no interior de jose de freitas (didi do raimundo onorio)

    ResponderExcluir
  2. Rui esse era o cara, habilidoso nem com faltas paravam ele. Houvi muito pelo o radio epoca do marilia. Time do marilia em 1981. Goleiro SILAS,VALDIRZINHO, RENATÃO,PECOS E EDEL. MEIO CAMPO MANGUINHA O GRANDE RUI LIMA,E CARLOS ALBERTO, LINHA DE FRENTE MARLON CACÁ E CANDIDO pela ponta esquerda. Esse era o time dos sonhos
    Ass. Elcio Cunha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rui Lima era demais meio de campo mais perfeito que o Marília já teve Manguinha Rui Lima e Carlos Alberto Borges

      Excluir
  3. Vendo esse histórico me orgulho de meu pai Cacá é emocionante!

    ResponderExcluir
  4. Rui Lima jogava muito !!! Até hoje comentamos muito por aqui sobre a dupla Rui Lima e Cacá, sem falar no melhor meio campo que o nosso glorioso MAC já teve.... Manguinha, Rui Lima e Carlos Alberto Borges !! Timaço!!! Time do marilia em 1981. Goleiro SILAS,VALDIRZINHO, RENATÃO,PECOS E EDEL. MEIO CAMPO MANGUINHA O GRANDE RUI LIMA,E CARLOS ALBERTO, LINHA DE FRENTE MARLON CACÁ E CANDIDO pela ponta esquerda

    ResponderExcluir
  5. Rui lima foi o melhor meia que passou pelo marilia ele e o caca ambos fora dispensados da lusa do caninde ,pelo tecnico joao avelino .,por indiciplina aqui em marilia eles foram os caras rui lima e caca

    ResponderExcluir