sexta-feira, 13 de abril de 2012

Sargento Moraes: um pioneiro do futebol piauiense

Nos tempos de total amadorismo, ele foi um baluarte
João Martins de Moraes, maranhense de São Francisco, onde nasceu em 20 de novembro de 1895, foi um dos grandes incentivadores do futebol quando o esporte bretão - como era comum dizer-se àquela época - ainda iniciava seus passos em Teresina. Jogou vários campeonatos pelo Militar, equipe que ajudou a fundar em 1918, quando, então, era sargento do Exército.

Um dos organizadores da Liga Sportiva Theresinense, fez parte da primeira seleção piauiense que se tem notícia, convocada para jogar amistosos em 1919. Por várias vezes também atuou como árbitro. Quando o Militar ganhou seu primeiro título estadual, em 1921, sua linha atacante era formada por Moraes, Nonato, Brandão, J. Raimundo e Mello. Nesta ocasião, a atuação do Sargento Moraes se confundia entre a vida de atleta e a de militar.

Em 07 de março de 1937, uma reunião da Liga Piauhyense de Sports Terrestres definiu pela modificação do estatuto da entidade. Recém formado em Direito, foi escolhido para integrar a comissão que efetuou as mudanças necessárias.  Afastou-se do futebol nos anos 40, seguindo a carreira militar e a advocacia, tornando-se, mais tarde, pastor da Primeira Igreja Batista.

Tenente Moraes (como ficou conhecido mais tarde, apesar de ter galgado promoções como militar), faleceu em Fortaleza - CE, aos 92 anos, no dia 05 de maio de 1988, vítima de parada cardíaca. Em síntese, foi um dos mais importantes personagens do futebol de Teresina entre 1918 e 1940.

Nenhum comentário:

Postar um comentário