sábado, 7 de abril de 2012

Os cartões usados por Símon na final de 2007

No lado da frenrte, Símon fez o registro do jogo e a dedicatória.
Você faz idéia de como são os cartões amarelo e vermelho que o árbitro leva para o campo de jogo? Como ele faz as anotações? Pois bem. O modelo pode até não ser padronizado, mas o ex-árbitro FIFA Carlos Eugênio Símon, do Rio Grande do Sul, que foi a três Copas do Mundo, tinha o seu, devidamente personalizado. E os dois que ele levou para apitar a decisão do Campeonato Piauiense de 2007, entre River e Barras, a meu pedido, ficaram aqui, em Teresina, onde estão guardados no Baú do Buim.

Na reprodução que disponibilizo para você, conheça o cartão que Símon usava e como ele fez as anotações daquele jogo. Observe que os gols e as advertências foram registradaas no cartão amarelo. E como não houve expulsões, a única anotação ele deixou para que fosse identificado a que jogo pertencia, uma vez que, antes do início da partida, solicitei o presente para o Baú do Buim. Um detalhe: apesar do espaço reservado para anotar as substituições, Símon deixou essa tarefa para o quarto árbitro.

No verso dos cartões, os espaços para as anotações.
 Vou lhe ajudar a identificar o que foi registrado no cartão amarelo. Símon colocouo o River na parte de cima, por ser o clube mandante, e o Barras na parte debaixo do cartão.

ANOTAÇÕES DO RIVER:

Gols: 6 minutos – n° 11 (Osvaldo), 29 minutos – n° 8 (Lira) e 34 minutos – n° 4 (Zezé). Este último gol foi no 2° tempo, mas Símon não fez esta observação no cartão.

Advertência:  n° 8 (Wanderson).

ANOTAÇÕES DO BARRAS:

Gol: 5 minutos – n° 10 (Marcelo). Gol que também foi marcado no 2° tempo.

Advertências: n°s 3 (Juba), 13 (George) e 7 (Montanha).

P.S. - Sempre que você acessar o Baú do Buim, lembre-se que sua criação foi sugerida pelo repórter-cinematográfico Dogno Içaiano. A ele, minha homenagem. E minha grande saudade. Descansa em paz, parceiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário