O jornal Correio do Piauhy, durante várias edições de janeiro de 1922, divulgou diversas notícias sobre a presença do Guarany Atlético Clube, de Fortaleza, na cidade de Parnaíba, onde disputou vários amistosos contra o Parnahyba. Foi nesta ocasião que se registrou a 1ª vitória piauiense sobre uma equipe de outro Estado, dentro de nossos próprios domínios.
Tendo como local o campo do Parnahyba, o primeiro amistoso deu-se a 12/01/1922, com vitória do Guarany (1x0), que ganhou a Taça Ceará-Piauí.
No dia 15, veio o segundo amistoso e a primeira vitória piauiense: 2 a 0, placar construído no segundo tempo, com excelente público. Não há registro sobre os goleadores, mas a arbitragem do Tenente da Armada Mário dos Guaranys foi bastante elogiada. Com esta vitória, o Azulino do litoral ficou com a Taça Guarany, ofertada pelos visitantes. Os dois times jogaram assim:
Parnahyba – Aderson; Basílio e Xixico; Albino e Brandão; Antônio, Colibri, Lyra, Zeca, Milton Ramos e Milton Moreira.
Guarany – Feitosa; Vidal e Pinheiro; Moacyr e Mamede; Girad, Zé Maria, Arthur Cearense, Gradin e Lulu.
Os embates entre parnaibanos e cearenses tiveram prosseguimento por mais duas oportunidades. No dia 19, o Parnahyba goleou por 4 a 0, e ficou com a Taça Iracema, ofertada pela colônia alencarina radicada em Parnaíba. No último jogo, dia 22, nova vitória piauiense (3x1) e mais um troféu arrebatado: Taça do Commércio, oferta dos comerciantes locais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário