quarta-feira, 4 de abril de 2012

Há 90 anos...

Galeria de troféus do Parnahyba na década de 1920. Entre eles figuram os troféus conquistados nos confrontos diante do Guarany. Foto publicada no Almanaque da Parnahyba de 1924 (Reprodução cedida pelo pesquisador Osvaldo dos Santos Brandão).
O jornal Correio do Piauhy, durante várias edições de janeiro de 1922, divulgou diversas notícias sobre a presença do Guarany Atlético Clube, de Fortaleza, na cidade de Parnaíba, onde disputou vários amistosos contra o Parnahyba. Foi nesta ocasião que se registrou a 1ª vitória piauiense sobre uma equipe de outro Estado, dentro de nossos próprios domínios.

Tendo como local o campo do Parnahyba, o primeiro amistoso deu-se a 12/01/1922, com vitória do Guarany (1x0), que ganhou a Taça Ceará-Piauí.

No dia 15, veio o segundo amistoso e a primeira vitória piauiense: 2 a 0, placar construído no segundo tempo, com excelente público. Não há registro sobre os goleadores, mas a arbitragem do Tenente da Armada Mário dos Guaranys foi bastante elogiada. Com esta vitória, o Azulino do litoral ficou com a Taça Guarany, ofertada pelos visitantes. Os dois times jogaram assim:

Parnahyba – Aderson; Basílio e Xixico; Albino e Brandão; Antônio, Colibri, Lyra, Zeca, Milton Ramos e Milton Moreira.

Guarany – Feitosa; Vidal e Pinheiro; Moacyr e Mamede; Girad, Zé Maria, Arthur Cearense, Gradin e Lulu.

Os embates entre parnaibanos e cearenses tiveram prosseguimento por mais duas oportunidades. No dia 19, o Parnahyba goleou por 4 a 0, e ficou com a Taça Iracema, ofertada pela colônia alencarina radicada em Parnaíba. No último jogo, dia 22, nova vitória piauiense (3x1) e mais um troféu arrebatado: Taça do Commércio, oferta dos comerciantes locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário