domingo, 28 de julho de 2013

Mesmo perdendo nos 90, Piauí foi campeão invicto

Festa rubroanil: título conquistado de forma invicta com a vitória no jogo final.
O Piauí foi ou não campeão invicto do Campeonato Piauiense Sub-19? Prevalece a derrota do tempo normal ou a virada na prorrogação? O time rubroanil perdeu ou não a sua invencibilidade? Se para alguns o tema ainda é uma incógnita, para a FIFA já é ponto pacífico esclarecido há muitos anos. A prorrogação é parte integrante do jogo que, por força do regulamento da competição, teve que ser prorrogado em mais trinta minutos. Ou seja, o jogo, de fato, só terminou após 120 minutos de disputa.

A FIFA também esclarece que todas as ocorrências da partida serão agregadas, ou seja, os gols, o placar, os cartões amarelos, as substituições. Nada pode ser divorciado, exatamente pelo fato de ser o mesmo jogo. No caso dos cartões amarelos, por exemplo, o atleta que for advertido no tempo normal, será expulso se, na prorrogação, receber a segunda advertência.

A equipe que fizer três substituições no tempo normal, fica impedida de fazer qualquer alteração na prorrogação. E se fez apenas duas substituições nos 90 minutos, terá direito à terceira na prorrogação. Caso não tenha feito nenhuma alteração no tempo normal, fará as três, se quiser, na prorrogação. Com os gols não há diferença.

O placar da partida, obrigatoriamente, constitui-se de todos os gols, independente se marcados no tempo normal ou na prorrogação. Necessário se faz, tão somente, que cada situação seja detalhada na súmula, onde o jogo, depois dos 90 minutos, teve que ser prorrogado em mais 30 para atender a uma necessidade do regulamento da competição. Logo, o resultado final do jogo decisivo do Campeonato Piauiense Sub-19 foi mesmo 2 para o Piauí, 1 para Picos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário