Lacrau, já aposentado: lembranças de uma goleada histórica. |
Final de tarde (quase noite) de domingo, 20 de novembro de 1960, gramado do Estádio Municipal Lindolfo Monteiro, em Teresina. Já eram decorridos 39 minutos do 2° tempo e o Auto Esporte goleava o Santa Cruz, pelo Campeonato Piauiense, pelo elástico placar de 11 a 1. Parecia tudo consumado, mas ainda faltava o gol de Lacrau, habilidoso atacante do time alviverde, hoje um aposentado que guarda boas histórias do futebol do passado.
Mas voltando a 1960, de fato, faltava o gol de Lacrau. Embora jogando no ataque, e com o placar já registrando 11 gols em favor do Auto Esporte, Lacrau não tinha marcado o seu. Aos 40 minutos, porém, a bola sobrou para o chute certeiro, sem chances para o já cansado (de ir buscar bola na rede) goleiro adversário. Agora sim, não estava faltando mais nada. Auto Esporte 12 a 1 e Lacrau também colocava seu nome entre os artilheiros do jogo - uma das maiores goleadas da história do Campeonato Piauiense.
Perereca e Lacrau: no Auto Esporte do início da década de 60. |
Mais de 50 anos depois, Antônio Pereira do Nascimento, o Lacrau, relembra esta e muitas outras histórias de seus tempos de atleta do Auto Esporte, seu único clube, onde atuou entre 1958 e 1963. Atualmente, aos 72 anos (Teresina - PI, 16/12/1940), Lacrau está aposentado. Não teve vida longa no futebol porque a própria família não queria. Família, diga-se de passagem, que mais tarde daria um grande ídolo para o futebol - Pila, seu primo.
No Conjunto Dirceu Arcoverde, zona sudeste da capital piauiense, Lacrau mantém-se lúcido, saudável, e saudoso de alguns boas lembranças. Como as do jogo contra o Santa Cruz, que entrou tanto para a sua história quanto para a do próprio futebol piauiense.
A FICHA TÉCNICA DA GOLEADA
AUTO ESPORTE 12x1 SANTA CRUZ (Campeonato Piauiense - Primeira Fase); Data: 20 de novembro de 1960 (domingo à tarde); Local: Estádio Lindolfo Monteiro (Teresina). Arbitragem: Abdala Jorge Cury.
AUTO ESPORTE 12x1 SANTA CRUZ (Campeonato Piauiense - Primeira Fase); Data: 20 de novembro de 1960 (domingo à tarde); Local: Estádio Lindolfo Monteiro (Teresina). Arbitragem: Abdala Jorge Cury.
Renda: Cr$ 3.720,00
Gols: Capote 6, Jurandir 12, Bicudo 15, Antonio (contra) 18 e Capote 35 e 40 do 1º tempo; Jurandir 3, Xavier 10, José 18, Babau (pênalti) 21, Xavier 28, Bicudo 35 e Lacrau 40 do 2º.
Auto Esporte – Bibio; Bena e Babau; Vasconcelos, Delmiro e Gasolina; Capote, Jurandir, Xavier, Lacrau e Bicudo.
Santa Cruz – Castilho; Julio e Manelinho; Guilherme, Antonio e Biné; José, Antonio José, Dadir, Arimathéia e Galinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário