Em 21 de julho de 1963, o River realizava seu primeiro jogo oficial após a implantação do regime profissional no futebol piauiense. Diante do Caiçara, pela segunda rodada do Campeonato Piauiense, empata com o time de Campo Maior por 1 a 1, em partida disputada no Estádio Municipal Lindolfo Monteiro.
Abdala Jorge Cury foi o árbitro e o placar foi aberto pelo time caiçarino, aos 2 minutos do 2° tempo, através de Antônio Quinto, cobrando penalidade máxima. O River chegou ao empate, também de pênalti, através de Tassu (foto), aos 10 minutos. Estava marcado o 1° gol tricolor em jogos profissionais.
Diante de 924 pagantes, o River fez seu primeiro jogo profissional atuando com o futebol de Antonio Luis; Marcos, Astolfo, Filomeno e Quincas; Giri e Vilmar; Waldeck, Fortaleza, Ventura e Tassu. Coincidentemente, a decisão do título foi entre os mesmos River e Caiçara, com o time da capital sagrando-se primeiro campeão do futebol profissional no Piauí. Mas essa é uma outra história que recordaremos depois.
Há um amistoso realizado pelo River, nesse período, na cidade de Floriano, vencendo o Ferroviário pelo placar de três tentos a dois. O curioso dessa jornada, segundo se sabe, é que os jogadores sairiam às escondidas dos dirigentes para o cabaré local, mas, avisados, os agentes do River foram buscá-los, como devido, literalmente, para não fazer feio.
ResponderExcluirGostaríamos de saber os detalhes técnicos desse amistoso.
Sou piauiense e caiçarino radicado em sp, e sempre acompanho este fabuloso site, só faltou a escalação do glorioso leão dos carnaubais daquela época, valeu pela recordação.
ResponderExcluirabç
hlima/sp...9 graus a temperatura.