terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Orlando Duarte: o adeus de um grande amigo


Enquanto a vacina não chega ao nosso país, milhares de brasileiros seguem perdendo a vida para o Covid-19. Com eles, partem inúmeros amigos. Hoje perdi um desses que a gente mantém guardado no lado esquerdo do peito: o jornalista e escritor Orlando Duarte, com quem tive o privilégio de assinar a autoria do livro FRIED VERSUS PELÉ, uma das inúmeras peças literárias em torno do Rei do Futebol.


Minha amizade com Orlando nasceu quando do lançamento de meu primeiro livro – Curiosidades e Recordes do Futebol Brasileiro, lançado em 1990. A partir de então, tivemos a oportunidade de manter contato em algumas ocasiões, por telefone, sempre tendo o futebol como tema.

Em 1997, finalmente, nos encontramos pessoalmente, durante a festa dos 25 anos do Troféu Nacional Bola de Ouro. Ali, no Centro Cultural do Banco Itaú, em São Paulo, perguntou-me o que estava escrevendo e lhe falei sobre a biografia de Arthur Friedenreich, já redigida, intitulada El Tigre, mas sem apoio para impressão gráfica. No mesmo instante, Orlando mostrou seu interesse e pediu os originais.


Durante três anos, mantinha-me informado sobre as diversas tentativa de conseguir um patrocinador para bancar a obra. Por fim, recebeu sinal verde da Makron Books, que sugeriu a inserção de Pelé no trabalho, e um confronto entre os dois grandes artilheiros na proposta do livro. A vida de Fried já estava escrita; Orlando se encarregaria de biografar Pelé. Proposta aceita por Orlando, fui sondado e aceitei prontamente: iria dividir a assinatura de um livro sobre Friedenreich e Pelé com um dos maiores fenômenos do jornalismo esportivo brasileiro.

Nem precisa falar sobre o êxito comercial da obra, esgotada em pouco tempo. E meu trabalho ganhou a companhia de Orlando e as prateleiras das principais livrarias do país. Hoje, traço estas rápidas linhas para externar minha imensa gratidão pelo amigo que partiu. Dele, sempre guardarei uma grata lembrança. Meu muito obrigado será eterno. Como eterno, espero, seja o seu descanso na paz do Senhor. 

Até um dia, meu amigo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário