sexta-feira, 21 de junho de 2013

Copa Piauí: Federação fará consulta junto a CBF

Cesarino vai buscar solução com orientação da CBF.
Diante do impasse criado em torno da disputa da próxima Copa Piauí, com o regulamento geral da CBF não reconhecendo clubes que sejam indicados via torneios com menos de quatro participantes, a Federação de Futebol do Piauí fará consulta sobre como resolver o problema do certame que tem somente River, Flamengo e Piauí confirmados.

Para o presidente da FFP, Cesarino Oliveira, não há problema sem solução. "Estarei em Salvador e deverei manter contato com o diretor técnico da CBF, Virgílio Eliseo. Como ainda faltam mais de 30 dias para a data de início da competição, o problema será resolvido sem qualquer dano à credibilidade do evento.

Nesta terça-feira (20), Cesarino recebeu os presidentes de River (Elizeu Aguiar), Flamengo (Jankel Costa) e Piauí (Reinaldo Ferreira). Enquanto o River entende que a vaga da Copa do Brasil 2014 é sua, já que a Copa Piauí não poderá indicar representante, por ferir o regulamento geral da CBF. Elizeu cita exemplos de outras Federações, onde o vice-campeão foi indicado.

O Flamengo, por sua vez, sugere que sejam abertas novas inscrições, a fim de que possa haver o número mínimo de quatro clubes. Reinaldo Ferreira, por sua vez, até radicalizou: "se houver dificuldade para resolver o problema, a Federação deve é cancelar a Copa Piauí e desiste da segunda vaga, deixando apenas o Parnahyba que já está classificado como campeão estadual". 

Em face do problema ter surgido com grande antecedência do início do certame, a tendência é a FFP abrir novas inscrições para a competição. Em 2008 e 2009, porém, quando Barras e Flamengo jogaram a Copa do Brasil, foram indicados como vencedores da mesma Copa Piauí, com participação apenas de 2 times (Barras venceu o Piauí e o Flamengo venceu o Picos), embora, à época, o regulamento geral da CBF exigisse o mínimo de 6 times para competições seletivas estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário