Durante muitos anos, a revista O Cruzeiro, pertencente aos Diários Associados, do jornalista Assis Chateubriand, reinou no Brasil como um dos principais órgãos de comunicação da imprensa. Ler O Cruzeiro era quase uma religião. Nos idos de 1969, quando Helvídio Nunes governava o Piauí, a publicação de circulação nacional produziu uma ampla reportagem mostrando somente o lado pobre e miserável do nosso Estado, com o título "Conheça o Piauí antes que ele acabe".
Houve uma grande insatisfação do povo piauiense e muitas revistas foram queimadas. Quando Alberto Silva assumiu o governo e decidiu mudar a imagem que O Cruzeiro já havia propalado por todo o país, a Sociedade Esportiva Tiradentes foi um dos grandes instrumentos de marketing que mudaram a imagem do Estado.
Bancado pelo governo, o Amarelão da Polícia Militar fez sucesso disputando a divisão principal do futebol brasileiro. Onde chegava era uma cobertura especial da imprensa. Em campo, vitórias espetaculares que fizeram do nosso representante um dos 20 melhores times do país em 1973 e 1975. Num trabalho de marketing pioneiro, por onde andou, Brasil afora, o time da PM distribuiu chaveiros, bonés, camisas, flãmulas e adesivos.
E neste último ítem, o que mais chamou atenção, trazia a frase Conheça o Piauí antes que você morra. Colaboração da S. E. Tiradentes. O futebol, àquela época, já era um grande instrumento de marketing político. Que deu certo, diga-se de passagem. Quanto ao adesivo, um dos pucos que sobraram é guardado com muito carinho no Baú do Buim.
Houve uma grande insatisfação do povo piauiense e muitas revistas foram queimadas. Quando Alberto Silva assumiu o governo e decidiu mudar a imagem que O Cruzeiro já havia propalado por todo o país, a Sociedade Esportiva Tiradentes foi um dos grandes instrumentos de marketing que mudaram a imagem do Estado.
Bancado pelo governo, o Amarelão da Polícia Militar fez sucesso disputando a divisão principal do futebol brasileiro. Onde chegava era uma cobertura especial da imprensa. Em campo, vitórias espetaculares que fizeram do nosso representante um dos 20 melhores times do país em 1973 e 1975. Num trabalho de marketing pioneiro, por onde andou, Brasil afora, o time da PM distribuiu chaveiros, bonés, camisas, flãmulas e adesivos.
E neste último ítem, o que mais chamou atenção, trazia a frase Conheça o Piauí antes que você morra. Colaboração da S. E. Tiradentes. O futebol, àquela época, já era um grande instrumento de marketing político. Que deu certo, diga-se de passagem. Quanto ao adesivo, um dos pucos que sobraram é guardado com muito carinho no Baú do Buim.
Puxa vida! A revista O Cruzeiro fez essa besteira?!? Já sei, então, que querem mesmo acabar com o Piauí e não é de agora. Mas a resposta foi à altura, viu? A pesar dessa bobagem, ainda sou fã de Chatô, um cara muito inteligente.
ResponderExcluirQual o número desta edição?
ResponderExcluir