terça-feira, 16 de outubro de 2012

Hindemburgo: lenda paraibana que fez história no Piauí

O lendário Hindemburgo mora hoje em sua cidade natal, Campina Grande.
Por mais discutido que tenha sido fora dos gramados, o paraibano Hindemburgo foi quase uma unanimidade dentro deles. Um dos maiores goleiros que passaram pelo futebol piauiense, sua página no facebook do futebol tem todos os ingredientes que cercam ídolos malditos e idolatrados. Irreverente, irresponsável, show-man, incomparável, inesquecível. De qualquer adjetivo, contra ou a favor, Hindemburgo tinha um pouco.

Paraibano de Campina Grande, onde nasceu a 20 de abril de 1955, Hindemburgo Paulo de Araújo chegou ao Piauí contratado pelo Botafogo, equipe pela qual jogou o Campeonato Piauiense de 1976. No ano seguinte, titular do Flamengo, foi vice-campeão, mas escolhido pela crônica especializada como o melhor goleiro da competição, oportunidade em que também foi convocado como titular da seleção piauiense que enfrentou a cearense em jogo amistoso, no Estádio Albertão.

Na final de 79, uma barreira para o Piauí de Pilinguiça.
Nas finais de 1977 (Campeonato Piauiense) e 1983 (Matogrossense), quando terminou derrotado, foi acusado de gaveteiro. Teria facilitado a derrota de Flamengo e União de Rondonópolis, seus times nas duas ocasiões. Nada foi provado, mas Hindemburgo nunca conseguiu se divorciar inteiramente das acusações. Um fardo pesado para qualquer profissionoal, mas não o suficiente para impedi-lo de brilhar em outras decisões.

Campeão piauiense em 1979 (Flamengo) e sul-matogrossense em 1982 e 1985 (ambas pelo Comercial), Hindemburgo também atuou no futebol pernambucano (Sport Recife) e paulista (Noroeste de Bauru). Já sem os mesmos reflexos, ele voltaria ao futebol piauiense em 1987, onde jogaria pelo Tiradentes. Era o início do fim de um grande goleiro.

Às vésperas de um grande jogo ou até mesmo de uma decisão, tanto era possível encontrá-lo na concentração quanto nos bares da vida, rodeado de mulheres e bebida. No primeiro caso, quando entrava em camnpo, fechava o gol. No segundo, também. Uma melancia gelada na manhã de domingo deixava Hindemburgo tão bem quanto quem tinha dormido a noite inteira.

No ano passado, em entreevista a este repórter, admitiu que "o atleta da minha época não tinha uma boa orientação e eu, de fato, paguei muito caro por isso". Em 2000, numa enquete realizada pelo jornal O Dia, através da Coluna Um Prego na Chuteira, assinada pelo jornalista Deusdeth Nunes, o Garrincha, Hindemburgo foi escolhido um dos três maiores goleiros do futebol piauiense no século XX. Hindemburgo hoje reside em Campina Grande, onde vive de um pequeno comércio instalado no mesmo prédio do programa Fome Zero, na Rainha da Borborema.

Bola na área. Bola nas mãos de Hindemburgo.
OS CLUBES NO FUTEBOL PIAUIENSE

1976 - Botafogo Esporte Clube (Teresina)
1976 a 1980 - Esporte Clube Flamengo (Teresina)
1987 - Sociedade Esportiva Tiradentes (Teresina)

OS PRINCIPAIS TÍTULOS

1979 - Campeonato Piauiense (Flamengo)
1982 - Campeonato Matogrossense (Comercial)
1985 - Campeonato Matogrossense (Comercial)

ALGUNS JOGOS MARCANTES

14/04/1976 - Botafogo 1x3 Flamengo - Hindemburgo faz seu primeiro jogo de Campeonato Piauiense, estreando pelo Botafogo.

29/08/1976 - Flamengo 0x0 Sampaio Correa - Hindemburgo faz seu 1° jogo de Campeonato Brasileiro.

04/09/1976 - Flamengo 2x3 Flamengo do Rio - Hindemburgo enfrenta o Flamengo de Zico e companhia, com o Albertão lotado, pela Série A do Campeonato Brasileiro.

10/04/1977 - Flamengo 1x0 River - 1° clássico Rivengo de Hindemburgo.

02/10/1977 -  Flamengo 2x3 River - Com 40 mil pessoas no Albertão, o Flamengo de Hindemburgo perde o título para o River.

 09/09/1979 - Flamengo 2x1 Piauí - o Flamengo é campeão piauiense e Hindemburgo escolhido um dos destaques da final e do campeonato.

10 comentários:

  1. Acompanhei sua passagem no rubronegro. Goleirão do mesmo nível de Caballero, Wilson Cabeça-de-cobra, Cesar(ex-Corinthins), Rômulo, Chiquinho e Antonio João!!! Muuuito Bom!!!!

    ResponderExcluir
  2. Fica com Deus , meu Tio ! ����

    ResponderExcluir
  3. Hindenburgo faleceu em 14/05/2019
    Como um herói. Que Deus te abençoe cara. Te amamos.

    ResponderExcluir
  4. Assisti vários jogos no Albertão e vi belas defesas de hindenburgo pelo Flamengo Piauí.






    ResponderExcluir
  5. Hindemburgo foi o cara tbém no futebol Sul Matogrossense. Foi o melhor goleiro a passar pelo nosso futebol. depois de Manga. Um Paredão no gol do Comercial ms.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente... Tive o privilégio de ter ele como o melhor goleiro do meu time, na ocasião o Esporte Clube Comercial de Mato Grosso do Sul. E vale a pena lembrar esse cara aí. Eu digo o Hindenburgo foi eleito por duas semanas concecutivas... O Goleiro do Fantástico. Naquela época o Fantástico tinha o quadro : o Goleiro do Fantástico ! Hindenburgo Simplesmente fechou o gol do Comercial de Mato Grosso do Sul e concequentemente levou o título de o melhor goleiro da semana. Hindenburgo que Deus o tenha. Hindenburgo... Uma lenda, um grande nome da história do futebol de Mato Grosso do Sul.

      Excluir
  6. Não era a toa que o chamava de "Super"
    Agora esta com Deus.

    ResponderExcluir
  7. Sou eu quem fiz o comentário anterior sobre o inesquecível... Hindenburgo ! Eu Edgar de Farias tive o privilégio de ver o Hindenburgo Simplesmente fechar o gol do Comercial de Mato Grosso do Sul. Naquela época o Fantástico tinha o quadro... O Goleiro do Fantástico,ei nosso Goleirão Hindenburgo foi eleito por duas semanas concecutivas o goleiro do fantástico. Nunca me esqueci dos dois títulos que ganhamos com Hindenburgo no Gol Comercialino. Hindenburgo... Um grande nome da história do futebol de Mato Grosso do Sul. Hindenburgo que Deus o tenha.

    ResponderExcluir
  8. Bom corrigir : campeão sul- matogrossense pelo Comercial. Lá o pau come se confundir os dois estados. Grande goleiro . Morei nesse período em Campo Grande .O homem era bom.

    ResponderExcluir
  9. Grande goleiro nas vésperas de jogo concentração dele era no sambão ali perto da costa e Silva perguntei pra ele segredo pra não soltar bola molhada né disse passo breu nas luvas dificilmente ele soltava agarrava muito

    ResponderExcluir