terça-feira, 30 de outubro de 2012

Evandro: em três anos, gols e título no futebol piauiense

Evandro tenta o recomeço como técnico de futebol.
Entre 1979 e 1981, mais um atacante cearense passava pelos clubes do Piauí marcando gols e conquistando título. Seu nome? Evandro, contratado pelo Tiradentes e que mais tarde defenderia Piauí, Flamengo e River. Neste último, um fato importante para o currículo - campeão piauiense de 1981.

Evandro não foi muito feliz no Tiradentes, mas suas apresentações no Piauí foram suficientes para, em 81, vestir as camisas de Flamengo (Campeonato Brasileiro) e River (Campeonato Piauiense). O momento maior de sua carreira, porém, foi no futebol timbira quando, em 01/05/1982, na inauguração oficial do Estádio Castelão, em São Luis, teve a primazia de assinalar o 1° gol do novo estádio, jogando pelo Maranhão Atlético Clube. No vídeo do youtube, abaixo, onde focaliza-se a história do Estádio Castelão, você pode ver o histórico gol de Evandro.

Evandro deu alegrias ao torcedor rubroanil.
Aos 56 anos (Chorozinho - CE, 25/11/1955), Evandro Hélio Monteiro de Sousa hoje reside em Altamira, no Pará, onde tenta retornar ao futebol como treinador. Há poucos meses, sofreu uma contusão em um jogo de masters que quase lhe tirou a vida. Na ocasião, chegou a ficar cinco dias em coma. Se recupera com o otimismo de quem, em algum lugar do futuro, voltará ao futebol do Piauí para conquistar mais um título - desta vez como treinador.

CLUBES DE EVANDRO NO PIAUÍ

1979 - Sociedade Esportiva Tiradentes.
1980 - Piauí Esporte Clube.
1981 - Esporte Clube Flamengo e River Atlético Clube.

PRINCIPAL TÍTULO

1981 - Campeonato Piauiense da 1ª Divisão (River).


ALGUNS JOGOS MARCANTES

20/06/1979 - Tiradentes 0x1 River - Evandro estréia no futebol piauiense. Estréia com pé esquerdo. Além de perder o clássico com o River, é expulso no 1° tempo.

19/08/1979 - Tiradentes 1x2 Flamengo - Evandro marca seu 1° gol no futebol piauiense.

28/09/1980 - Piauí 6x2 Auto Esporte - Evandro estava no banco de reservas. No intervalo, o técnico Dario Souza tirou Leal e colocou Evandro. Ele fez dois gols e selou a goleada do time rubroanil.

14/06/1981 - River 4x1 Comercial - Na estréia oficial pelo River, Evandro marca 2 gols e o time goleia o Comercial.


2 comentários:

  1. Evandro, bom de bola, q vi jogar foi aquele q veio do Comercial juntamente com o Mário Bandeira Dois. Considero um dos maiores dribladores a vestir a camisa do, naquele tempo, Esporte Clube Flamengo, hoje, "Meu Fla-Migué"!!!!

    ResponderExcluir
  2. Evandro meu conterrâneo e amigo, foi o maior jogador da historia do futebol chorozinhense, e olha que o Chorozinho que tem título de campeão intermunicipal no estado Ceará é fabrica de craques com diversos jogadores e ex jogadores profissionais.

    ResponderExcluir