sábado, 1 de setembro de 2012

O Tiradentes na Taça CBF (Série B) de 1984

No desorganizado calendário do futebol brasileiro do século passado, muitas competições foram criadas e tiveram vida efêmera. As que duraram um pouco mais, como o Campeonato Brasileiro, receberam várias denominações ao longo do tempo. Em 1984, a CBF instituiu um campeonato em disputa da Taça CBF.

Na prática, era uma espécie de 2ª Divisão com um detalhe bem atrativo. Disputada no sistema mata-mata, classificava seu campeão para a terceira fase da Taça de Ouro (o Campeonato Brasileiro da Série A), do mesmo ano, que já estava em andamento. O futebol piauiense, representado pelo Tiradentes, foi eliminado logo na primeira fase, pelo Maranhão Atlético Clube. Confira nossa participação.

Miolinho cabeceia para fora. Narcélio (à esquerda) e Sabará (à direita) observam. No centro da foto, entre a bola e Miolinho, o então experiente volante Tataco. Derrota piauiense no Albertão e o início da eliminação em 84.
1ª Fase - Grupo B
1° jogo
26/02/1984 (domingo à tarde)
TIRADENTES 1x2 MARANHÃO
Local: Estádio Albertão (em Teresina - PI).
Arbitragem: Antônio Macedo de Oliveira (Pará), auxiliado por Waldir Lima Vieira e José Carlos de Sousa (piauienses).
Renda: Cr$ 793.500,00 com 1.328 pagantes.
Gols: Tica 25 do 1° tempo; Bacabal 25 e Toreca 32 do 2°.
Cartões amarelos: Alcino, Tica, Toreca e Sabará.
Tiradentes - Gilberto; Waldinar, Baiano, Valter Maranhão e Edinho; Zuega, Toreca e Sabará; Luiz Sérgio, Narcélio (Evandro) e Miolinho (Beto). Técnico: João Pereira da Silva (Mormaço).
Maranhão - Juca Baleia; Newton, Vavá, Hércules e Neto; Tataco, Tica e Jânio (Riba); Valter, Bacabal e Alcino. Técnico: Francisco Eliézer de Oliveira Ramos.

2° jogo
28/02/1984 (quarta-feira à noite)
MARANHÃO 0x0 TIRADENTES
Local: Estádio Castelão (em São Luis - MA).
Arbitragem: Manoel Francisco Gonçalves de Oliveira (Pará), auxiliado por Antônio Ferreira dos Santos e José Maria Dias (maranhenses).
Renda: Cr$ 1.772.200,00 com 1.767 pagantes.
Maranhão - Juca Baleia; Newton, Vavá (Gonzaga), Hércules e Neto; Tataco, Tica e Jânio; Valter, Bacabal e Alcino (Riba). Técnico: Francisco Eliézer de Oliveira Ramos.
Tiradentes - Val; Waldinar, Baiano, Valter Maranhão e Zezé; Zuega, Toreca (Evandro) e Sabará; Luiz Sérgio, Narcélio e Miolinho (Beto). Técnico: João Pereira da Silva (Mormaço).

RESUMO DA CAMPANHA

02 jogos
01 empate
01 derrota
01 ponto ganho
01 gol marcado
02 gols sofridos
-1 gol de saldo

ARTILHARIA

1 gol - Toreca.

JOGADORES UTILIZADOS

2 jogos - Waldinar, Baiano, Valter Maranhão, Zuega, Toreca, Sabará, Luiz Sérgio, Narcélio, Evandro, Miolinho e Beto.
1 jogo - Gilberto, Val, Edinho e Zezé.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu que agradeço, caro Rodolfo, pelo apoio ao nosso trabalho. Aguarde novas pesquisas sobre os times do Piauí em competições nacionais. Abraço.

      Excluir