sexta-feira, 13 de abril de 2018

Sindicato dos Árbitros de Futebol Profissional do Piauí

NOTA DE REPÚDIO

O Sindicato dos Árbitros de Futebol Profissional do Estado do Piauí-SINDAF/PI, por meio de sua Diretoria, vem a público manifestar o seu mais veemente repúdio contra as declarações do senhor Warton Lacerda, presidente da Associação Atlética de Altos em função das declarações de desconfiança aos árbitros piauienses para apitarem as duas partidas da final do Campeonato Piauiense de 2018, no programa “TV Santos que é transmitido no Facebok”.

Somos uma classe formada por profissionais responsáveis e respeitados em todos os locais do Brasil, em que desempenhamos as nossas atividades como árbitros de futebol.

Não nos consideramos donos da verdade, muito menos imunes aos erros próprios da profissão, passíveis de críticas como em qualquer atividade laboral, mas é inadmissível a forma como procedeu este dirigente, pois tais afirmações, especialmente em veículo de comunicação, extrapolam todos os limites da ética, da moral e do respeito à dignidade humana, e à classe de árbitros de futebol do Piauí, quando diz claramente no programa TV Santos que é por “precaução” que ele exclui os árbitros do quadro local nas partidas finais, propagando e disseminando desconfiança na arbitragem piauiense.

Vários clubes do interior disputaram partidas finais do campeonato piauiense e foram campeões com os árbitros de nosso estado apitando, como exemplo citamos; Parnaiba, Picos, 4 de Julho, Corissabá e outros. Não somos contra a arbitragem de outro estado que venha dirigir jogos finais no Piauí, somos contra a forma que o senhor Warton Lacerda fez e, sem motivo algum, preteriu e ofendeu toda uma classe.

O dirigente desavisado, alegou, entre outras aberrações, que o árbitro Antonio Dib, que dirigiu a partida de volta da semifinal na cidade de Altos, prejudicou sua equipe com cartões amarelos de seus jogadores. O desequilibrio e falta de conhecimento demonstrado pelo senhor Warton Lacerda, na tentativa de assimilar a parte técnica da arbitragem, deixou patente sua incapacidade de interpretação das regras, fato que arriscamos a dizer que este cidadão nunca folheou um livro de regras de futebol.

Vale ressaltar que em todos os jogos desse campeonato envolvendo a sua equipe, não houve uma falha ou interferência da arbitragem que pudessem justificar a importação de outros profissionais para arbitrar os seus jogos finais. Reafirmamos que não somos dono da verdade e somos humildes na hora de reconhecer os possíveis equívocos cometidos e aceitar as críticas fundamentadas sobre os mesmos.

Acontecem erros de arbitragem? Sim. Daí um dirigente ou quem quer que seja se arvorar de sua posição e, em um microfone de rádio ou um canal de TV, desconfiar dos árbitros de nosso estado, afirmando entre outras coisas, que não aceita os mesmos por “precaução”, é contra este tipo de atitude e palavreado que nos insurgimos e nunca ficaremos calados.

Finalmente, o SINDAF/PI, por meio de sua Diretoria, alerta a todos que criam e provocam acontecimentos que causem descrédito à nossa classe, além do repúdio público a esta atitude do dirigente Warton Lacerda, tomará as medidas cabíveis que o caso requeira, inclusive levando o caso ao Tribunal de Justiça Desportiva e a outros meios que forem necessários.

A DIRETORIA

6 comentários:

  1. As federações do Nordeste não tinham acertado o intercâmbio de árbitros nordestinos para reduzir o custo para os clubes? Por que não pensaram no melhor da região na hora da escolha de árbitro de fora?

    ResponderExcluir
  2. MEU DEUS!
    TODO ANO É ESSE "LENGA, LENGA!". ÁRBITROS LOCAIS, "PUTOS" POR SEREM COLOCADOS À MARGEM, NA HORA DA DECISÃO. VAMOS ATÉ QUANDO, COM ISSO, MEUS AMIGOS?????
    ismar!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Mas os árbitros locais estão certos;pois apitam o campeonato todo e na hora da final trazem árbitros de fora. Não tem respaldo pra criticarem arbitragem local...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe "santo" nesse episódio. Em estado civilizado, as duas declarações seriam caso de TJD, mas a Justiça Desportiva daqui não funciona. Por que se premiar a arbitragem e dirigente numa comédia pastelão, em vez de preparar um ringue só pra ver quem corre primeiro? Que cédula de eleição foi essa?

      Excluir
  5. Hoje sou River mesmo morando no interior;pois esse Altos tá cheio de manias. 🙄

    ResponderExcluir