quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Morre um dos grandes ídolos do futebol piauiense

No Flamengo, Edilson foi campeão piauiense em 1979 (Foto - Acervo Severino Filho)

Vítima de cirrose hepática, faleceu nas primeiras horas da madrugada desta quinta-feira (25), na cidade de Sousa, interior da Paraíba, o ex-atleta profissional Edilson, que jogou em vários clubes do futebol piauiense entre 1978 e 1986, período em que chegou a ganhar títulos de campeão e de principal artilheiro do Campeonato Piauiense da 1ª Divisão de Profissionais. A informação foi transmitida por familiares, em contato com o advogado e também ex-atleta Lucídioi Paiva, do Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado do Piauí.

Edilson, que também era conhecido como Edilson da Raimundona, em face de um relacionamento amoroso com a proprietária de uma casa noturna, veio para o futebol do Piauí contratado pelo Tiradentes, em 1978, quando o time da Polícia Militar estava sendo reorganizado depois da desativação provocada pelo crime contra o corretor Jaocb Ferreira Lima, que envolveu vários jogadores. Além de Edilson, a diretoria da época trouxe mais alguns jogadores da Paraíba, como o lateral direito Carioca e o atacante Pedrinho Cangula (pai de Marcelinho Paraíba).

No River, campeão e artilheiro, Edilson (ao centro), ladeado por Vitor, sima, Meinha e Nascimento (Foto  - Revista Placar)
Jogador de boas qualidades técnicas, Edilson tanto atuava no meio de campo quanto no ataque, permitindo-lhe um ótimo aproveitamento na conclusão de  jogadas. Destaque no Tiradentes, foi contratado pelo Flamengo em 1979, integrando o time que sagrou-se campeão piauiense. No ano seguinte, o River contratou o atacante, que terminou 1980 como campeão e artilheiro do Campeonato Piauiense. O Auto Esporte foi seu último clube. Na Paraíba, onde começou no Atlético de sua cidade natal, já havia sido artilheiro do campeonato em 1975 e 1976.

José Edson (seu nome completo), paraibano de Sousa, tinha 67 anos (nasceu em 25/09/1950). Era pai do também meia e atacante Inha, que atuou no Piauí e foi artilheiro do Campeonato Alagoano, pelo CRB, com 37 gols (em 1995).


Um comentário: