sábado, 20 de janeiro de 2018

Conheça como será o Campoenato Piauiense (2)

A alegria do gol poderá abreviar o caminho rumo aos títulos, troféus e vagas para as competições nacionais.
Na disputa do Campeonato Piauiense 2018, os seis times participantes estarão buscando as primeiras colocações e, por extensão, as premiações e as vagas para torneios nacionais como Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Além do título de campeão piauiense,, a competição oferece os títulos da Taça Estado do Piauí e Taça Cidade de Teresina. E em termos individuais, o Troféu Rui Lima, para o principal destaque do campeonato, continuará sendo mais um objetivo de todos os atletas que estarão em ação.

Ao campeão piauiense da 1ª Divisão de 2018 estará assegurado o direito de participar da Copa do Nordeste 2019, Copa do Brasil 2019 e Série D do Campeonato Brasileiro 2019. Ao vice-campeão, o direito das segundas vagas da Copa do Brasil e da Série D do Campeonato Brasileiro.

Os outros títulos em disputa terão como prêmio apenas a conquista de mais um troféu para a galeria do clube. A Taça Estado do Piauí será do time com melhor índice técnico nos cinco primeiros jogos da Fase Classificatória (1ª à 5ª rodadas). E a Taça Cidade de Teresina ficará com o time que obtiver melhor índice técnico nos cinco jogos de volta da Fase Classificatória (6ª à 10ª rodada).

É oportuno ressaltar que os dirigentes dos clubes não manifestaram interesse na disputa das duas taças citadas no parágrafo anterior, todavia, elas foram criadas por uma RDI da Federação de Futebol do Piauí, em 2004, e somente uma nova Resolução de Diretoria pode tirá-las do calendário de disputa do campeonato. Quanto ao caminho para que sejam conquistadas, estamos adotando o mesmo critério das outras ocasiões em que o regulamento teve esta mesma fórmula de disputa.

O prêmio individual mais importante, a princípio, trata-se do Troféu Rui Lima, criado em 1986 e destinado a um dos atletas que se destacarem no certame, independente de posição. Os últimos vencedores foram Esquerdinha, do Altos (2017), Amarildo, do River (2016) e Naylson, do River (2015). Os três estarão em ação e certamente irão buscar o segundo troféu para suas galerias pessoais.

Um comentário:

  1. É bom lembrar também que o atual campeão e o último campeão no Piauí não tiveram o “gostinho” ou o “cheirinho” de fazer o jogo de abertura em casa, nem de enfrentar entre si numa tal de Supercopa, que fora esquecida dessa vez.

    Outra incoerência: vaga de mão beijada nunca é uma boa coisa, mas como querer explicar o tal índice técnico na hipótese de “classificar” time com pontuação de rebaixado? Deixaram se contaminar in albis com o inoperante Ranking Nacional da CBF de efeito autolimpante, a ponto de excluir do páreo o Gasparzinho do sexteto. Depois dessa edição, é bem possível que Comercial continue à frente de Piauí e, talvez sim, talvez não, o Quatro de Julho.

    É tanta incompetência que nem a Liga do Nordeste ou a Federação se atreve a fazer seu próprio ranking. Ao tempo que teimam em se utilizar de subterfúgio para empoderar caciques de faz-de-conta a participarem de um torneio feito para equipe nordestina jogar, e nada mais.

    Para critérios obscuros, sinto falta de simulações de pontos a quem está concorrendo de verdade. Pode ser que 6 virtualmente 7 participantes sejam apenas por formalidade, e ninguém se atentou pra isso.

    ResponderExcluir