sábado, 20 de janeiro de 2018

Conheça como será o Campeonato Piauienseç (1)

A partir de domingo, a bola começará a rolar para mais um Campeonato Piauiense (Foto - Israel Araújo)
Na tarde do próximo domingo, a partir das 16 horas, terá início mais um Campeonato Piauiense de Futebol da 1ª Divisão de Profissionais, promovido pela Federação de Futebol do Piauí. Com seis equipes participantes – 4 de Julho, Altos, Flamengo, Parnahyba, Piauí e River -, espera-se que o certame, a ser jogado em três fases, possa corresponder, plenamente, a expectativa do torcedor. Menos de 48 horas do pontapé inicial, o SITE DO BUIM apresenta um pouco do que será mais este caminho para se conhecer um campeão do futebol piauiense.

Da primeira rodada da Faz Classificatória até o segundo jogo da Fase Final, serão disputadas 36 partidas, sendo 30 na primeira fase, 4  na fase semifinal e 2 na fase final. O caminho do título é composto por 14 jogos. Se o time de melhor índice técnico da 1ª fase colocar uma diferença de 7 pontos sobre o segundo colocado, será campeão com quatro empates nos jogos semifinais e finais do certame.

FÓRMULA DE DISPUTA

O campeonato será disputado em três fases: classificatória, semifinal e final. Na primeira fase (classificatória), os seis times se enfrentam em turno único, ida e volta, o que consistirá em 10 jogos para cada equipie. Ao final da 10ª rodada, os quatro melhores colocados estarão classificados para a segunda fase (semifinal).

A fase semifinal também será jogada no sistema ida e volta, com os confrontos 1°x 4° colocados e 2° x 3° colocados. O mando de campo do segundo jogo será dos times que ocuparem as duas primeiras colocações na fase classificatória. Após o encerramento do segundo jogo, o time classificado será aquele que obtiver maior número de pontos nesta semifinal. Se persistir a igualdade de pontos, o classificado será o time com maior saldo de gols nos dois jogos. E se ainda assim persistir o empate, o classificado para a final será o time que obteve melhor índice técnico na primeira fase.

A terceira e última fase do campeonato (final), será jogada pelos dois times classificados na fase anterior, igualmente no sistema de ida e volta, com mando de campo da segunda partida pertencendo ao time de melhor índice técnico nas duas fases anteriores (classificatória e semifinal). Encerrado o segundo jogo, o campeão piauiense de 2018 será a associação com maior número de pontos ganhos na fase final. Na hipótese de persistir o empate, o campeão será o time com maior saldo de gols nos dois jogos finais. Se a igualdade continuar, será campeão o time com melhor índice técnico nas três fases (classificatória, semifinal e final).

2 comentários:

  1. Hilário, um campeonato com míseros seis times e cidades como Floriano, Picos, Campo Maior e outras sem os incentivos da sociedade pra incrementar o nosso frágil futebol.

    ResponderExcluir
  2. Torcedor vai perder muito tempo com essa longuíssima primeira fase pra definir o óbvio. Tanto a primeira como a terceira fase são descartáveis. Repararam no "prêmio" para o vice-campeão?

    Torcer para o "melhor índice técnico" consiga fazer por merecer de seu favoritismo, caso contrário será um imenso papelão, e terão que mudar de novo o regulamento. Como gostam de confusão nos tribunais, não tá longe para o caos.

    ResponderExcluir