quinta-feira, 25 de maio de 2017

Com cinco clubes, Copa Piauí deve começar em agosto

A Federação de Futebol do Piauí realizou ontem (24) o primeiro arbitral da Copa Piauí Sub-21, torneio que irá acontecer no segundo semestre deste ano e terá a participação de 4 de Julho, Flamengo, Parnaíba, Piauí e River.
 
Durante o encontro foi definido o modo de disputa da competição. Os clubes formaram um único grupo, com os jogos disputados em ida e volta e pontos corridos. Os dois primeiros colocados estarão aptos a disputar a final do torneio, que será realizada em dois jogos.
 
Também ficou definido que somente 12 atletas de fora do estado poderão ser inscritos pelos clubes para disputar a competição.
 
A previsão é de que a Copa Piauí 2017 tenha início no dia 16 de agosto. O campeão da competição terá vaga garantida na Série D do Campeonato Brasileiro de 2018. Já o vice ganha o direito de disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2019.
 
Segundo o Departamento de Competições, na próxima semana deverá haver um novo arbitral para definir o regulamento específico e a tabela da competição.

4 comentários:

  1. PELA "MÃE DO GUARDA"! TEMOS BASTANTE TEMPO PARA QUE OS INTERESSADOS DISCUSTAM, À EXAUSTÃO, E FAÇAM UM REGULAMENTO SEM BRECHAS, COMO SE FAZ EM QUALQUER "ESQUINA", ONDE HAJA PELADEIROS!!!

    ismar!!!

    ResponderExcluir
  2. Tudo começou com um convite desinteressante aos clubes. Está se rascunhando um torneio mais sem noção do mundo. De uma fórmula frankstein, um verdadeiro horror explicá-lo para o torcedor.

    Primeiramente, é sub-21, mas, dependendo da benevolência da Federação Paulista, o torneio que estoura idade limite da Copaça de SP pega "prêmio" do sub-19 e ainda dá vaga para Série D.

    Nesse prisma, Altos tem a participação facultada, porque pegou a Série D, mesmo não conquistando vaga na categoria abaixo, ou seja, largou uma competição porque se recusa a ser vice! Deixaram passar isso e esqueceram que desistência também provoca multa aos demais interessados.

    E ainda alijaram a "base" picoense, que vem exportando mais jogadores do estado. Ademais, para começar, ainda esperam clubes impregnados de forasteiros se desclassificarem das competições nacionais, quando a única coisa que aproveita dos times da ativa é o CNPJ. Onde ficou a desportividade?

    Enquanto isso, diretores se articularam para dar uma consolação para o vice, caso não seja campeão, numa definição clara de que dirigentes sofrem de bipolaridade e não sabem o que querem para o segundo semestre de 2017.

    Há de se ressaltar que temos inúmeros torneios para se dar vaga, e escolheram justamente as que foram gradualmente preenchidas. Só para se ter ciência, a CBF OFERECE INÚMEROS TORNEIOS DE BASE e o Piauí se excluiu do mapa. Deveriam pleitear, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Copa Piauí sub-21 é o único torneio mafrense que exige RG dos atletas, mas no final só aproveita o CNPJ da agremiação, sob a frustração de todos os desportistas.

      Excluir
  3. Constitui-se numa peneira de times pra revelar uma quantidade de jogadores menores que no sub-19, por exemplo, que teve 10 times, muitos jogadores despejados no mercado, muita indisciplina e quebra-pau, e ninguém marcando época!!!

    Este torneio é um paradoxo da natureza, porque não é com jogadores apropriados. Quem conquistar a tão sacrificada vaga não vai participar do prato principal, é bom lembrar! Que tipo de exemplo querem dar? Querem encontrar a fórmula da juventude sem estimular a aparição de gatos em 1 ano e meio de antecedência, nem pregar a volta pra escola da Super Nanny de correção?

    Marcaram a Copa Piauí no mesmo dia o jogo da Pré-Copa do Nordeste. Faltou planejamento até nisso, uma vez que o Parnahyba jogou, ou melhor, dividiu o elenco que nem a Chapecoense nesses jogos caça-níqueis, no mesmo dia do sub-19 nos dias 28/05 (América 1 x 0 Parnahyba valendo a 2ª rodada, Parnahyba 0 x 4 River), 04/06 (Guarani de Juazeiro 1 x 0 Parnahyba valendo a 3ª rodada, Piauí 1 x 0 Parnahyba) e não pediu pra adiar o jogo do dia 11/06 contra o Guarani de Juazeiro valendo a 4ª rodada por ter jogado no dia anterior (Timon 1 x 0 Parnahyba). Tudo vale desde que as pernas para correr não sejam as dele?

    Olhando bem o regulamento, o art. 4º, §4º anistiou não só jogador, mas um time inteiro do ECT com relação a ser enquadrado na cota dos 12 transferidos de fora, que não vem a ser, nem de longe, proporcional às perdas de peças durante o ano, até porque não temos muita saída de jogador para fora do estado. Pra um time de futebol dar lucro tem que ir bem em campeonatos, ganhar títulos!

    A cota nesse torneio descompensado exime trabalho de olheiro para teste de jogadores de fora ou precisa passar por avaliação médica, uma vez que nem todos relacionados na súmula poderão jogar? O art. 4, §1º é o verdadeiro trem da alegria, inclusive para transferência estadual!

    ResponderExcluir