sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Curso será ministrado para formação de novos árbitros

Novos árbitros irão surgir com o curso que será promovido. Inscrições estão abertas. (Foto - MAURÍCIO POKEMON)
A Escola de Árbitros Lineu Lisboa lançou nesta semana o edital para o Curso de Formação de Árbitros de Futebol de Campo 2016/2017. A assinatura do edital e do termo de reciprocidade aconteceu na sede da Federação de Futebol do Piauí (FFP) e contou com as presenças do presidente da FFP, Cesarino Oliveira, do presidente da Fundação Estadual de Esportes (FUNDESPI), Vicente Sobrinho, do secretário municipal de esportes e Lazer (SEMEL), João Henrique Rufino, do reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Nouga Cardoso, do presidente do Sindicato de Árbitros de Futebol do Piauí (SINDAF/PI), João Thiago Carvalho Reis, do diretor da Escola de Árbitros Lineu Lisboa, Carlos Lustosa Filho e do presidente da CEAF/PI
José Steifel.
 
O curso oferta 50 vagas para ambos os sexos e tem por objetivo renovar o quadro de árbitros de futebol do estado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 30 de setembro na sede da Federação de Futebol do Piauí (FFP), localizada na Av. José dos Santos e Silva, n.1100, centro/sul, das 16h às 18h30, de segunda a sexta-feira.
 
Podem se inscrever no curso pessoas com idade entre 16 anos e 32 anos, estatura mínima de 1,60m e que já tenham concluído ou estejam cursando o 3º ano do ensino médio.
Durante a admissão, os candidatos passarão por exames médicos, de caráter eliminatório, e testes de aptidão física, de caráter eliminatório e classificatório. Os aprovados estarão aptos a fazer a matrícula no Curso de Formação de Árbitros, que terá duração aproximada de oito meses e carga horária de 250 h/aula.
 
A aula inaugural será realizada no dia 28 de outubro, no auditório da Escola Superior de Advocacia (ESAPI). O curso vai funcionar provisoriamente no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em virtude a reforma da pista de atletismo da UESPI.
O último curso de árbitros realizado pela Escola Lineu Lisboa formou 19 profissionais, dentre eles quatro mulheres.
 
Para o presidente da FFP, as parcerias público/privadas têm contribuído para o desenvolvimento  do esporte no estado, em especial o futebol. “Apoiamos essa iniciativa com os parceiros, que ao longo de muitos anos têm nos ajudado nas competições promovidas pela FFP. Investiremos ainda mais em arbitragem, dando apoio a Escola de Árbitros Lineu Lisboa e a Comissão de Arbitragem, que desenvolvem um trabalho muito bom na formação de profissionais e que contribuem para o crescimento da arbitragem piauiense e brasileira”, disse Cesarino Oliveira.
 

 

Um comentário:

  1. Falaram que piauiense sofreu preconceito da FFERJ por estar apitando final da Série D (o raio caiu duas vezes para apitador, e não o quarteto ou mais assistentes), mas sem entrar no mérito, final de série D envolvendo time do sudeste e nordestino, pela falta de profissionalização da arbitragem, é melhor não correr riscos com árbitros locais ou regionais na escala da partida. Aqui criou-se repercussão que nem a TV do Nordeste deu bola, ou seja quem dá asas para discriminação são os próprios conterrâneos + imprensa que fica caçando a origem dos árbitros de fora quando vem apitar aqui pra criar clima de animosidade, ou animalidade, como queiram.

    ResponderExcluir