segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Missão cumprida! Parabéns e muito obrigado, Galo!


Ao que pese muitos não acreditarem e outros tantos até torcerem contra - embora nossa classificação aumente o número de vagas do futebol piauiense no Campeonato Brasileiro e ajude a manter a segunda vaga da Copa do Brasil -, o River chegou lá. O futebol piauiense chegou aonde esperávamos desde 2009. Estamos na Série C do Campeonato Brasileiro!
 
Como acompanho nosso futebol desde tenra idade, sei que já estivemos na Série C. Aliás, na C, B e A. Mas nunca, em tempo algum, havíamos conquistado o acesso. Na única vez que isto ocorreu, em 1973, passamos a jogar a Série A do Campeonato Brasileiro por convite da CBF (à época CBD), como prêmio pela construção do Estádio Albertão. Depois disso, só rebaixamento.
 
Quando, oficialmente, reduziram o número de participantes da Série A, jogando os piores para a segunda divisão, caímos para a Série B. Quando a CBF resolveu reduzir os clubes da Série B, criando a Série C, caímos para a terceira divisão. E em 2009, quando foi criada a Série D, também caímos, por não obter o índice técnico para permanecer na Série C. Hoje, 19 de outubro, Dia do Piauí, finalmente conseguimos.
 
O SITE DO BUIM parabeniza toda a equipe montada pelo presidente Elizeu Aguiar. Todos os diretores, funcionários, atletas, membros da comissão técnica, enfim, todos, sem nenhuma exceção. Todos eles tiveram participação em cada tarefa que era necessário ser desenvolvida. Cada um na sua função. O acesso do bicampeão piauiense tem um significado muito além da vaga para a Série C.
 
Com o River na Série C, o futebol piauiense passa a ter dois clubes no Campeonato Brasileiro, pois os demais times do nosso futebol estarão brigando pela vaga da Série D. E a segunda vaga da Copa do Brasil, que estamos sempre correndo o risco de perder para o Espírito Santo, está mais garantida do que nunca, com a campanha do River e também a do Tiradentes no Brasileiro Feminino.
 
Aos incrédulos, que torciam contra, talvez até sem saber o motivo, só lamento. A resposta veio nos 180 minutos contra o Lajeadense, com vitória piauiense por largos 4 a 1. Sem interferência de arbitragem, de cartola, ou de quem quer que seja. Desta tribuna, onde sempre busquei dar alguma coisa em prol do futebol do Piauí, agradeço a todos os riverinos. Aliás, por dever de justiça, incluo também todos os torcedores do Galo e mesmo os de outros times que, de forma lúcida, também estavam ao lado não do River, mas do futebol piauiense. A missão está cumprida. Nem faço questão de mais vitórias. Se elas vierem, ótimo. Se parar por aqui, melhor ainda. Já chegamos lá. Valeu GALO!
 
Severino Filho - Buim
        Editor

 

11 comentários:

  1. Shooow de texto, meu amigo Buim. Esse é o nosso sentimento!! É muito fácil escolher um São Paulo, um Flamengo pra torcer... Eles já estão na Série A mesmo.... Bom mesmo é ver o time ascender de baixo, como nosso galo!! Abraços a todos!!!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Buim, vamos valorizar o que é nosso. As pessoas do Sul e Sudeste, não estão nem aí para o futebol nordestino. No dia do Piauí, o River fez história. Bola pra frente e que os dirigentes dos times daqui sejam mais profissionais e tenham visão de futuro para que o futebol piauiense possa voltar a marcar nos principais estádios do Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Parabenizo a todos, do escriba aos comentaristas: DISSERAM TUDO SOBRE O ASSUNTO. E. . . . . . . .DÁ-LHE GALO VÉI DO BICO QUEBRADO DO MANO JD=BB!!!

    ResponderExcluir
  4. River está comemorando o que já foi mas ainda assim está em déficit.

    O River saiu do Módulo Amarelo (popularmente encarado como segunda divisão) na João Havelange para a terceira (série habitual dos piauienses nos anos 90) até ser criada a quarta com todas as suas adversidades (O FUTEBOL PIAUIENSE NÃO QUERIA PARTICIPAR DA PRIMEIRA EDIÇÃO, até teve congresso técnico pra isso!!!), então o River fez o "futebol piauiense" voltar ao que era antes.

    Escrevo que está em déficit, porque Náutico, Fluminense e outros subiram de uma forma inesperada. Faltou empenho político, como se observa hoje, já que os gestores são os mesmos, portanto há ressalvas nos louros da vitória.

    ResponderExcluir
  5. O ranking do Tiradentes é diferente do Masculino. É ranking próprio, e caso as primeiras vagas nãos ejam preenchidas aí chama time de primeira e segunda divisão pra depois voltar a pescar do ranking, o que está ocorrendo esse ano. Os pontos do Tigrão não vão para o Masculino.

    ResponderExcluir
  6. Por fim quero escrever a quem deve ser atribuído o mérito: aos jogadores (mas só os que participaram nessa saga jogando #BarçaFazendoEscola, tanto que o lateral direito Douglas não foi considerado campeão da Champions League pelo Barça) e à comissão técnica (mais especificamente ao treinador, com todas as usas vicissitudes no comando).

    O FUTEBOL PIAUIENSE não subiu de divisão, até porque isto vai afetar diretamente ao Estadual. Desvalorizou o estadual sobremaneira. É só ver que o Vila Nova ascendeu pra B e jogou neste ano a segundinha goiana. O Águia de Marabá estava jogando a Série C, mas ainda joga a segundinha de lá, ou seja desprestigia o índice técnico, tão batido pós-João Havelange.

    O que poderia ser feito? Pensando em resultados, na efetividade do seminário de bar, ou melhor, da Câmara "Pensando o futebol", três providências deveriam ser feitas (pra ontem!):

    1) SÓ PARTICIPA DO CAMPEONATO PIAUIENSE 2016 (PRIMEIRA E SEGUNDA DIVISÕES, BEM COMO COPA PIAUÍ) QUEM APRESENTAR VIABILIDADE ECONÔMICA, FIXADA NO VALOR DE 260 MIL REAIS MENSAIS (folha do River), SEM DEPENDER DO PODER GOVERNAMENTAL, afinal o dinheiro é incerto, como sempre; (mais conhecido como modelo norte-americano dos esportes na hora de admitir franquias na MLS)

    2) OU ENTÃO O RIVER DA D DEVERIA CEDER SEUS JOGADORES PARA O DRAFT, A FIM DE EQUILIBRAR AS FORÇAS DO CAMPEONATO PIAUIENSE. (peguei modelo norte-americano e incrementei ao modelo alemão do 7 a 1).

    3) (até ascendermos pra B nacional) as vagas da C e da D seriam respectivamente do campeão e do vice (isso é aplicado na Liga Nacional de Futsal e nas competições universitárias!), até porque a única mudança possível é de um eventual apoio da Caixa (que extraoficialmente está tirando seu apoio nos grandes clubes), já que os direitos de transmissão continuam os mesmos, ou seja, se não recebem deveriam exigir direito de arena de TV Brasil e Esporte Interativo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não diria que seria incrédulos, até porque quem apostaria em algum time sair entre os 4 entre os 40 envolvidos? Isso é brincar de João Bidu. Nem a "pátria de chuteiras" é unânime por aqui. Guaraju (pegando por base o Flamengo), a Caldense (vice do Mineiro) e Operário de Ponta Grossa (os dois últimos devidamente testados em seus estados, com times de Série A) não subiram e o time de Juazeiro, por vezes, até decepcionou.

      Em tempo 1: Segunda-feira na verdade foi o DIA DO GALO (River e Tupi subiram no mesmo dia)

      Em tempo 2: O representante do Piauí continua sem moral com a CBF. O jogo foi marcado pra Sábado (Ypiranga desde domingo está se concentrando para o jogo) e ostrabalhos do River efetivamente só começarão hoje à tarde.

      Em tempo 3: Já que está classificado, título pouco importa, então os jogadores nem deveriam treinar e gastar dias e hoteis de concentração pra esse jogo. Afinal, o que foi treinado já deu resultado, já pegou entrosamento, agora é colher os frutos do acesso.

      Excluir
  7. Até sou favorável a uma diluição das vagas na Copa do BRasil (só participar times que não participarem da Copa do Nordeste) para ganharmos mais cancha

    ResponderExcluir
  8. Concordo com tudo que foi dito no texto acima. Mas que o Escriba soltou aquela velha, batida e conhecida "franga", tingida de vermelho, preto e banco? Não resta dúvidas. Desculpe Buim, vc sabe que sou seu amigo. Foi apenas uma brincadeira sem segundas intenções!!!!

    ResponderExcluir
  9. BUim, me confirme uma coisa: um clube piauiense também nunca foi rebaixado de divisão, ao menos quando existia divisão inferior.

    ResponderExcluir