sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Imagens do Tiradentes na Série A do Brasileiro de 1973

Este pequeno documentário foi encomendado pelo Governo do Estado do Piauí, em 1974, para registrar as realizações, até então, da primeira administração do governador Alberto Silva à frente do Poder Executivo. Nos chamou atenção pelo registro de imagens do jogo Tiradentes 0x2 América Mineiro, pela Série A do Campeonato Brasileiro de 1973. Provavelmente, é o único registro existente de imagem em movimento da nossa primeira participação na elite do futebol brasileiro. Vale a pena assistir o documentário para rever este e outros registros da época.
 
Nas imagens do jogo, para sua melhor observação, identificamos alguns jogadores do time piauiense. Pela ordem de imagens, você poderá rever lances com a participação, nesta ordem:
 
1 - Marinho, n° 2
2 - Juarez, n° 8, carrega a bola. Quando aparecem mais dois jogadores no mesmo quadro, além de Juarez, que continua com a bola, esses dois atletas são Joel Maneca (no meio) e Paraná (pela ponta esquerda). Em seguida, Juarez dá o passe para Caio Cambalhota, que é desarmado pela defesa do América Mineiro.
3 - Depois de mais algumas imagens da torcida, um último lance apresenta o ponta direita Néviton (n° 7) evitando que um atleta do América Mineiro o desarme. A narração do documentário é de Cid Moreira.



Um comentário:

  1. Vídeo s e n s a c i o n a l!!!! Um verdadeiro gooolaço, Grande Escriba Buim,!!!!
    PARABÉNS!!!!

    ResponderExcluir