sábado, 23 de abril de 2016

Altos publica comunicado, mas o erro é fato

Através de sua página na rede social Facebook, a Associação Atlética de Altos publicou um comunicado ao público, esclarecendo que não houve irregularidade e que a informação veiculada trata-se apenas de boato. Também informa que, "quanto a quem publicou tal matéria, tomaremos as medidas cabíveis". Vamos por parte, para que nada fique sem o esclarecimento correto para o público.
 
O COMUNICADO DO ALTOS
 
"A Associação Atlética de Altos vem a público esclarecer acerca da especulação que um atleta do nosso time havia entrado irregular no jogo contra o River, na última quarta no Estádio Albertão. Sobre esse assunto esclarecemos que se trata apenas de boatos, afinal trabalhamos com a máxima seriedade, não dando margem a erros tão primários. Nessa segunda (25) o setor jurídico da Associação Atlética de Altos irá a Federação Piauense de Futebol para a mesma se pronunciar sobre o ocorrido. Quanto a quem publicou tal informação, tomaremos as medidas cabíveis."

NOTA DO EDITOR
 
Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que, da parte do SITE DO BUIM, não existe qualquer manifestação que vise prejudicar time A ou B. Nunca foi da nossa linha de comportamento. Aliás, desde 1977, quando ingressamos na crônica esportiva com apenas 16 anos de idade.
 
O trabalho que a diretoria da Associação Atlética de Altos vem realizando, com apoio do poder público municipal e da torcida altoense, é digno de aplausos. Vê-se, ao longo dos últimos anos, que ali existe um propósito muito evidente: levar o nome de Altos e do futebol piauiense bem longe, através do futebol profissional. Agora, querer responsabilizar quem apenas divulgou uma notícia ao invés de reconhecer o erro, é, no mínimo, convenhamos, extremamente insensível e injusto.
 
Não seria nenhum demérito ou pecado se, na nota publicada pela diretoria da Associação Atlética de Altos, houvesse um pedido de desculpas à torcida pela falha que, como bem atesta o próprio texto que republicamos acima, trata-se de erro primário.
 
Tenho plena convicção - e aqui também tenho certeza que não é boato - que o técnico Nivaldo Lancuna, sua comissão técnica e até mesmo a diretoria, jamais colocaria o atleta para jogar se tivesse a certeza de sua condição ilegal. O que houve, infelizmente, foi um desconhecimento do regulamento do Campeonato. Veja o que dizem esses dois parágrafos do art. 23 do citado regulamento:
 
"§1º - Quando um atleta for advertido com um cartão amarelo e, posteriormente, for expulso de campo com a exibição direta do cartão vermelho, aquele cartão amarelo inicial permanecerá em vigor para o cômputo dos 03 (três) cartões importando em impedimento automático e, se for o 3º (terceiro) da série, o atleta será penalizado com 02 (dois) impedimentos automáticos, sendo um pela sequencia de 03 (três) cartões amarelos e outro pelo recebimento do cartão vermelho.
 
§2º – Quando um atleta receber um cartão amarelo e, posteriormente, receber o segundo cartão amarelo com a exibição consequente do cartão vermelho, o cartão amarelo não será considerado para o cômputo dos três que geram o impedimento automático."

E o que aconteceu com o volante Paulo? Quando estava com dois cartões amarelos, ocorreu-lhe a situação que está prevista no parágrafo 2°. Ele foi advertido com cartão amarelo e mais tarde foi advertido com o segundo cartão amarelo e em seguida expulso. Nestes casos, como diz o próprio regulamento, o cartão amarelo não conta para efeito da suspensão automática. Logo, Paulo continuou pendurado com 2 cartões. E o que fez o time de Altos?
 
Contabilizou o terceiro cartão naquele jogo e afastou o atleta por duas rodadas, quando, na verdade, ele estava suspenso, automaticamente, por apenas uma partida, em face da expulsão. O entendimento que a diretoria de Altos deu ao caso, na época, foi equivocado, talvez pela inexperiência em competições profissionais.
 
O atleta estaria suspenso pelo terceiro cartão amarelo, do mesmo jogo em que ele foi expulso, somente se a sua expulsão tivesse sido com cartão vermelho direto. Aí sim, ele teria de cumprir os dois jogos: um pelo terceiro cartão, que estaria sendo computado, e outro pela expulsão. Mas, repito, não foi o caso de Paulo. O volante de Altos, ao ser expulso em decorrência do segundo cartão amarelo, continuou pendurado, completando a série de três cartões somente agora, dia 13 de abril.
 
Finalmente, e agora me dirijo ao presidente Warton Lacerda, resta lamentar que trabalho tão dinâmico tenha dado espaço a este escorregão. Mas não vai ser por isso que deixarei de admirar e apoiar seu trabalho, dos demais diretores, do vencedor técnico Nivaldo Lancuna e de todo o plantel. Agora, pode ter certeza, aqui não rola boatos, só informação. Informação séria e honesta. Motivo pelo qual não tenho qualquer receio de estar cometendo injustiça contra quem quer que seja. Foi este o princípio que adotei desde 1977 e que me tem dado o que carrego de mais precioso: A CREDIBILIDADE.
 

3 comentários:

  1. Até hoje estou esperando o pedido de desculpas do Cori-Sabbá nessa edição do estadual e do River Série D 2014 (sem contar o caso Eridon de um estadual longínquo, "pero no mucho"). É fato que os dirigentes não querem largar o osso e tratam os clubes como se fossem o seu quintal.

    ResponderExcluir
  2. Errou e errou feio. Vai perder 4 pontos. E agora?

    ResponderExcluir
  3. Isso mostra o profissionalismo dos nosso clubes

    ResponderExcluir