sábado, 26 de setembro de 2015

Com seis times, começa a 2ª Divisão do Piauiense

Depois de oito anos de espera, a Série B está de volta ao calendário do futebol piauiense. A competição tem início neste fim de semana, com seis clubes lutando para subir para a 1ª Divisão em 2016. Na edição deste ano, o torneio contará com a participação de times que já tem tradição no futebol, a exemplo da Sociedade Esportiva de Picos, que é tetracampeão piauiense (1991, 1994, 1997 e 1998). Para fazer com que a equipe volte à elite do futebol em 2016, o Zangão contratou 12 atletas profissionais de fora do estado, além de jogadores da cidade e da região.
 
Quem também já é conhecido da torcida piauiense é o Oeiras Atlético Clube, vice-campeão da 1ª Divisão em 2001. Depois de pedir um licenciamento em 2005 e ficar 10 anos sem atividades, o clube volta a disputar a 2ª Divisão apostando num misto de jogadores da região e de profissionais já consagrados no futebol piauiense. O Carcará também terá em seu elenco o atacante paraguaio Belarmino Aguero.
 
Fecha o trio de veteranos o Comercial Atlético Clube, time de Campo Maior que foi campeão do estadual em 2010 e vice no ano seguinte. Mesmo sem ter sido rebaixado, o Bode vai disputar a Série B do Piauiense em 2015. O time será comandado pelo técnico Brinquedo e tem no seu elenco 20 jogadores, sendo nove atletas da base. Com o Deusdeth Melo sem condições de receber jogos, o mando de campo do Comercial será no Estádio Portelão, em Castelo do Piauí.
 
A 2ª Divisão também terá clubes estreantes em competições profissionais. Um deles é o recém fundado Esporte Clube Timon, que além do nome, mandará os seus jogos na vizinha cidade maranhense de Timon – apesar disso, o time é registrado no Piauí. O Águia Soberana será comandado pelo treinador Aníbal Lemos e contará com 23 jogadores em seu plantel. A principal estrela do elenco é o atacante Fabiano, emprestado pelo Piauí.
 
Outra novidade é a Associação Esportiva de Altos, que mesmo fazendo sua primeira participação no futebol profissional, foi vice-campeão Sub-19 em 2015, feito que deu ao clube uma vaga para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior no ano que vem. O lateral-direito Barata (ex-Parnahyba) e o lateral-esquerdo Tiaguinho (ex-Piauí) são alguns dos jogadores contratados para a disputa da competição. O técnico do Altos será Nivaldo Lancuna, velho conhecido da torcida do River.
 
O grupo dos novatos tem ainda o Racing Futebol Clube, que este ano foi vice-campeão do Piauiense Sub-15 e semifinalista do Sub-19. O time tem sede em Teresina, mas irá participar da Série B representando a cidade de Água Branca.  O técnico do Racing é Ronaldo, que já dirigiu um dos times de base do Vitória (BA) e trouxe da base do time baiano os zagueiros Igor e Lázaro. O time tem ainda o goleiro João Pedro, que foi o terceiro goleiro do River no Campeonato Piauiense de 2012.
 
O ponta-pé inicial da Série B acontece sábado (26). Em Timon, o time da casa recebe o Altos às 17h, no Estádio Miguel Lima. Já na cidade de Picos, o confronto é entre a SEP e o Oeiras, jogo marcado para as 20h, no Estádio Helvídio Nunes. A rodada encerra no domingo (27), com o jogo entre Racing e Comercial, às 16h, no Estádio Luzião, em Água Branca.
 
A última vez em que a 2ª Divisão do Piauiense foi disputada foi em 2007, ano em que o Picos se sagrou campeão do torneio. Em 2015, as duas equipes com melhor aproveitamento na competição sobem para a 1ª Divisão do futebol profissional.
 

3 comentários:

  1. Vai começar a BALADÍSSIMA (isso mesmo) segunda divisão, vejam pois:

    O time que for campeão dela não conta como título. Numa visão particular, até acho que os times que subirem mereçam consignar como título para a sua galeria, com estrelinha e tudo.

    Sinto falta do morto-vivo Cori-Sabbá. Por uma manobra estatutária, não se sabe se vai ou não desembestar na primeira. Era mais fácil os donos terem entregado o cargo e terem feito eleições gerais, porque Floriano carece de futebol e de time à altura. É realmente uma segunda divisão mágica. O dois pode virar três (ou seja, podemos ter metade dos times subindo se o Cori-Sabbá não der a sua resposta para o ano que vem). Quando deveria virar um, para fecharmos com seis times mais uma vez na primeira. E assim respeitar a regra dos dois anos promovido pelo estatuto do torcedor, que mais uma vez foi ferido.

    O 4 de Julho que é vivo-morto só no ano que vem, o que também é um caso sério. Queriam pô-lo pra dentro na Copa Piauí para forçar o Flamengo a encarar um torneio deficitário, como está sendo (a cada jogo times têm que arranjar mil reais pra cobrir o déficit da renda). Já basta o prejuízo pra entrar na Copa do Nordeste (este sim fazendo jus ao famoso "correndo atrás do prejuízo"), que além de bancar o time, tem que pagar os adversários e a arbitragem. Uma concessão que até o Parnahyba queria entrar.

    Nota-se que estaremos cheios de zé ruelas consagrados, quando deveria ser um torneio pra revelar. Só que ninguém tá aí pra base e quem tem que conviver com sub-23 é o torneio que dá a suposta vaga pra Copa do Brasil de 2016, uma incongruência que todos devemos suportar.

    Com a devida vênia, o Comercial foi rebaixado sim. Existem várias formas de rebaixar um clube: seja por critérios técnicos, seja por critérios financeiros. Por este motivo, um "clube" que saíra de um tiroteio financeiro na D e por um festival de punições administrativas não poderia sair incólume.

    Estádios pra agradar prefeito temos aos montes. Todos falaram de um estádio inexistente, A EXCEÇÃO deste site. O Estádio de Água Branca é politicamente incorreto chamado de LuZiÃo. O nome homenageado é de uma mulher, o que na verdade deveria ser Estádio da Luziona ou Estádio Luzia Homem (para consagrar um folhetim de época). Sem contar que vai ser a casa do Aberracing Fla x Flu de Teresina, uma aberração sem fim. Faço também menção do Comercial jogando na terra da Cachaça, uma combinação pra lá de explosiva.

    Por fim, Timon. Onde é a sede física de Timon em Teresina? Que "Clube" é esse onde os diretores do TEC e ECT se confundem? Ou seja, é um time que vale por dois. Quero ver como vai ficar a fiscalização trabalhista nesse time de encomenda, como vai proceder o oficial de justiça. Será do Maranhão ou do Piauí? É o JACAREPAGUÁ dos tempos modernos!

    ResponderExcluir
  2. E o "Lindolfinho é nosso"!!! Embarque nessa onda, Galera!!!

    ResponderExcluir
  3. Um aviso às viúvas do "Lindo Fofo":

    Agora que tiramos do papel a ideia "felomenal" da GRANDE TERESINA, tem o Estádio do Migué ou o Estádio do Grande Felipe, onde a a Promotoria de Teresina não pode pôr o seu bracinho roliço nas questões de segurança e / ou acessibilidade.

    Falando sério, como demora! Depois de sair o Parentão, quero crer que vai vir uma reforma nunca antes vista na história deste país, vai ficar um brinco.

    ResponderExcluir