segunda-feira, 11 de maio de 2015

Morre Amaral, o maior pesquisador do futebol timbira

Manoel Raimundo do Amaral: morte aos 69 anos.
Faleceu na madrugada deste domingo (10), o pesquisador piauiense Manoel Raimundo do Amaral, o maior historiador do futebol do Maranhão, que vivia radicado no vizinho Estado desde meados da década de 1960. Ele já estava internado há quase um mês, em face de complicações decorrentes do diabetes.
 
Manoel Raimundo do Amarail era piauiense de Piripiri e tinha 69 anos (completos no dia 18 de março último). Tinha uma incontrolável paixão pelo Sampaio Correa, equipe da qual foi diretor e chegou a ocupar a presidência. Depois da fundação do 4 de Julho, passou a admitir que tinha duas paixões: "a Bolívia Querida e o Colorado".
 
Foram suas pesquisas em jornais da década de 1940, em São Luís, que possibilitaram os dados reais acerca da inauguração do Estádio Lindolfo Monteiro (Seleção Piauiense 0x3 Seleção Maranhense), que não tiveram divulgação na imprensa piauiense da época. Recentemente, ele havia lançado um livro com a história completa do Estádio Castelão, de São Luís.
 
Manoel Amaral chegou a ser homenageado em diversas oportunidades e, em 2011, recebeu a mais alta comenda do governo maranhense, a Medalha do Mérito Timbira, no grau de Comendador. Amaral também desempenhava atividades de trabalho na Federação Maranhense de Futebol. Seu falecimento deixa uma grande lacuna no esporte do vizinho Estado.

6 comentários:

  1. MEU PAI FOI UM GUERREIRO, TRAVOU DURANTES EXATOS 43 DIAS UMA GUERRA PELA VIDA. UM BOM PAI, BOM ESPOSO, BOM FILHO E BOM AMIGO. FOI E SEMPRE SERÁ MEU HERÓI. TE AMO PAI…….

    ResponderExcluir
  2. Certamente fez dupla-de-área com o nosso Grande Escriba, Buim. PÊSAMES À FAMILIA!!!!

    ResponderExcluir
  3. O Amaral era um grande amigo e um incansável pesquisador. Quando precisei da trajetória detalhada do Sima no futebol maranhense, ele prontamente me atendeu. No caso da inauguração do Estádio Lindolfo Monteiro, passamos anos a fio sem saber de como tudo aconteceu realmente, a data correta, o jogo, o primeiro gol. A imprensa daqui não deu notícia na época. Masd, em São Luís, houve cobertura completa do jogo, que envolvia a seleção maranhense. Também foi o Amaral que me passou. Me presenteou com um balanço completo de todos os resultados do Campeonato Maranhense, desde a primeira disputa, no início do século XX. Deus o tenha em bom lugar. Descansa em paz, grande amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu pai fazia suas pesquisas e ajuda a quem lhe procurava pelo simples prazer de fazer o que gostava e o bem ao próximo. A dor e grande, a saudade é imensa. Ele sempre estará vivo em meu coração. TE AMO PAI...
      Amaral Neto

      Excluir
    2. Meu pai fazia suas pesquisas e ajuda a quem lhe procurava pelo simples prazer de fazer o que gostava e o bem ao próximo. A dor e grande, a saudade é imensa. Ele sempre estará vivo em meu coração. TE AMO PAI...
      Amaral Neto

      Excluir
  4. Caro Amaral Neto, seu pai correu contra o tempo e não chegou a ver o seu querido Sampaio Correa de Pimentinha e Cia entortar a defesa do Palmeiras em pleno Allianz Parque pela Copa do Brasil. O time maranhense abriu o placar, mas não segurou a pressão alviverde, placar final Palmeiras 5x1 Sampaio Correa.


    hl/campomaiorense, radicado em sp, apaixonado por futebol.

    ResponderExcluir