terça-feira, 20 de setembro de 2016

Comercial x 4 de Julho: FFP confirma final para sábado

Fonte: Assessoria da FFP
 
A Federação de Futebol do Piauí informa que a final da Série B do Campeonato Piauiense de Futebol de 2016 entre 4 de Julho e Comercial será disputada em jogo único, a ser realizado no próximo sábado, dia 24 de setembro, às 16h, no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina.
 
A decisão foi tomada nesta segunda-feira (19) em comum acordo com os clubes finalistas, e publicada através de portaria do gabinete da presidência. Anteriormente o campeão da competição seria conhecido em dois jogos, um deles marcado para o dia 1 de outubro, véspera das eleições municipais. Por questões de logística de segurança e policiamento, a data da partida foi antecipada.
 
O documento traz ainda informações sobre a Arena Ytacoatiara, em Piripiri. Por não ter preenchido os requisitos do artigo do Art. 23 do Estatuto do Torcedor – ausência de laudos de segurança – os jogos que vierem a ser disputados no estádio deverão ser realizados com portões fechados.
 
A medida já será válida para o último jogo do 4 de Julho na fase de classificação, que acontece nesta terça-feira (20), às 16h, contra o Ferroviário.
 
 

 

3 comentários:

  1. Na Primeira Divisão apareceram com um regulamento omisso. Na Segunda Divisão, eis o regulamento DESCUMPRIDO ATÉ O TALO:

    DA FASE FINAL
    Art.9º - Para a fase final do Campeonato serão realizados 02 (dois) jogos para definir o Campeão Piauiense de Futebol Profissional da 2ª Divisão 2016, sendo o 2º jogo com o mando de campo da equipe de melhor índice técnico em toda a competição. Aplicando-se o Art. 19, que trata dos critérios de desempate, se necessário for.

    §1º - Se, ao final do 2º jogo, houver empate em número de pontos ganhos e em saldo de gols nos dois jogos disputados, será declarada campeã a Associação de melhor campanha em toda a Competição, com o perdedor sendo proclamado vice-campeão.

    §2º - O campeão e o vice-campeão do Campeonato Piauiense de Futebol Profissional da 2ª Divisão 2016 ascenderão à 1ª Divisãodo Futebol Profissional de 2017.

    Pois bem, encarada como "decisão acertada" pelos papas da imprensa diante do desfecho melancólico, faço uma retomada histórica.

    No dia 25 de julho foi realizado o arbitral que definiu o regulamento e o modo de disputa da competição - que deve seguir os mesmos moldes do ano passado. De acordo com o Departamento de Competições da FFP, o torneio irá acontecer nos mesmos moldes do ano passado, com jogos de ida e de volta. Ao término do returno, as duas equipes com o melhor índice técnico garantem o acesso à primeira divisão e irão disputar a grande final da Segundona – que DEVE-DEVE-DEVE acontecer em dois jogos. No ano passado a final do campeonato foi realizada em DOIS JOGOS, ou seja, a Série B de 2016 já está ferindo uma lei federal.

    Art. 18º do regulamento diz mais: O Regulamento ora aprovado só poderá ser modificado por decisão unânime do Conselho Técnico, convocado especialmente para este fim.

    Houve ou não houve manobra unilateral para se alterar aquilo que estava marcado? Ainda por cima o instrumento utilizado foi uma PORTARIA PRESIDENCIAL, ou seja, não houve as formalidades de um Conselho Arbitral, com TODOS OS CLUBES PARTICIPANTES, o OUVIDOR em falta e ainda mais a ASSOCIAÇÃO DOS ATLETAS PROFISSIONAIS que agora vota até em pleito de minerva.

    Quem cobrará a “correta aplicação e interpretação” do regulamento da disputa ou continuarão negando a incolumidade do regulamento?

    Quanto à culpa no cartório, mais uma vez, do 4 de Julho, dia 21/06/2016 foi publicado no site da Federação que "Dos clubes presentes, APENAS O 4 DE JULHO, o Ferroviário e o Timon enviaram todas as informações exigidas pela FFP e CBF. Para que estejam aptos a disputar o campeonato, os clubes precisam estar regularizados junto à CBF e apresentar todos os documentos, certidões negativas e LAUDOS TÉCNICOS DOS ESTÁDIOS onde irão mandar seus jogos", mesmo assim ainda deram o prazo de até o dia 15 de Julho para os retardatários cumprirem a exigência.

    Diante de tantas tratativas, o 4 de Julho e a Federação MERECEM SIM serem responsabilizadas por mais uma cena de picadeiro esportivo presenciado no ano de 2016, o ano do SEM TER NADA.

    Agrava-se ao fato de que não publicaram o regulamento 60 dias antes do início do torneio nem se obedeceu ao prazo de contrato dos 90 dias. Quer uma competição mais rápida do que essa? Só as Olimpíadas e seus assemelhados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reitera-se:

      A cada rodada uma surpresa: já que não pode realizar jogo sem médico, jogo sem laudo nem liminar e com público, é possível?

      O 4 de Julho jogou o campeonato todinho beneficiado por um indulto por razões obscuras, marca seus pontinhos se valendo do fator casa, mas só agora descobre que estava jogando sem o aval dos laudos. Eta Piauí difícil!!!

      O fato é se faz mil e uma exigências para se adequarem ao Profut, mas não estão obedecendo nem o primordial, o Estatuto do Torcedor. Deveria ir pra pauta do TJD, por ser caso explícito até de ANULAÇÃO DOS JOGOS e perder o posto de "classificado", por tabela.

      Presencia-se mais uma pedalada! O que vale mais para o torcedor: o art. 9º do Regulamento (final em dois jogos) de conhecimento dos 4 times (e até da Associação dos Atletas Profissionais, que agora tem direito a voto, MAS NÃO OBSERVA QUE SEUS ASSOCIADOS JOGAM SEM OS TRÊS MESES DE CONTRATO ASSEGURADOS EM NÍVEL DE COMPETIÇÃO) ou uma simples canetada advinda das portarias da discórdia, onde só os supostos beneficiados estão cientes? Por isso que o nosso futebol é só conversinha a portas fechadas, onde o grande culpado por essa farsa é o torcedor.

      Excluir
  2. Mais um detalhe: Se tem um dia certo antes de confeccionar um regulamento era o dia das eleições no primeiro domingo de outubro, logo não procede a justificativa maledicente só pra acabar essa agonia da B sem estádio, sem público.

    ResponderExcluir