segunda-feira, 27 de junho de 2016

Caçapava: um amigo que deixa grande saudade

Caçapava: um grande amigo que deixa muita saudade (Foto - Cícero Rocha)
 
Como é normal na vida, há sempre o momento em que perdemos um grande amigo, um ídolo, um ente querido. No futebol não poderia ser diferente, obviamente, e vez por outra estou aqui registrando o que, honestamente, não gostaria de faze-lo. Hoje traço estas rápidas linhas para dizer da minha grande saudade de um amigo que se foi nesta segunda-feira: Caçapava, de muitas histórias no futebol brasileiro. Como atleta e treinador.
 
Luís Carlos Melo Lopes era seu nome. O apelido tinha origem na sua cidade natal - Caçapava do Sul, interior gaúcho, onde nasceu em 26/12/1954. Pois bem. Depois de ganhar vários títulos como volante do Internacional, Corinthians Paulista e Ceará, além de ter atuado na Seleção Brasileira, ele desembarcou no futebol piauiense para dirigir o River, em 1989. Havia ganho, recente, o título do Torneio Intermunicipal Cearense pela seleção de Morada Nova.
 
Aqui ele também fez uma grande história. Foi técnico do River, Flamengo, Piauí, 4 de Julho, Parnahyba, em alguns deles com mais de uma passagem. O principal título? Campeão piauiense com o River, em 1989. Foi quando, em certa oportunidade, perguntado pelo repórter Irineu Oliveira, também de saudosa memória, como estava vendo o jogo, respondeu sem pensar duas vezes: "Com os olhos!"
 
Desligado da saúde, pouco se preocupava com recomendações médicas, o que pode ter abreviado sua presença entre nós. Caça se foi, mas deixou uma história que muitos atletas também gostariam de deixar, como a de bicampeão brasileiro em 75/76, pelo Internacional. Um gaúcho bom de papo e de churrasco. Deus reserve um bom lugar para ele.
 

9 comentários:

  1. Vá com Deus! amigo e irmão Caçapava.As suas resenhas vão ser eternizadas por esse seu amigo.

    ResponderExcluir
  2. Vá com Deus! amigo e irmão Caçapava.As suas resenhas vão ser eternizadas por esse seu amigo.

    ResponderExcluir
  3. SE FOR O FLÁVIO ARAÚJO, QUE IMAGINO, DIGO:"vem com DEUS, SALVAR o galo véi do bico...do Mano JD-BB, do GRANDE ABISMO em que se ENCONTRA!!!"

    ismar!!!

    ResponderExcluir
  4. Cicero mandou bem na foto, onde aparece o CAÇAPAVA(que Deus o tenha em bom lugar)- com seu "corpitcho" de devorador de um bom churrasco, o Buim, ainda muito moço e tal. Mas, o que mais sobressaiu mesmo, foi a chave do novíssimo e "possante", veículo do Grande Escriba.!!!

    ismar!!!

    ResponderExcluir
  5. COUSAS DO GALO VÉI DO BICO... DO MANO JD=BB.
    PONTO POSITIVO: Parabenizo ao Paulo Paraiba, pela ótima desenvoltura nas entrevistas. Há pouco tempo, cheguei a criticá-lo e até chamá-lo de "Rei do Acho qui", pois, na época, a cada dez frases proferidas, em onze delas ele soltava a pérola "acho qui". Isso acabou. Obs.: foi uma crítica construtiva.
    PONTO NEGATIVO PARA O VICCA: Primeiro, por ele não estar sabendo que cabrito só vive bem, livre e solto, e o que ele fez? Passou a peia(piou) o nosso "Cabrito Tote", dificultando naquilo que o lateral desempenha bem: as avançadas e os chutes; Segundo, foi eliminar, de vez,a possibilidade de lançar o Jáder na lateral esquerda, posição que mostrou-se ser melhor do que os laterais de ofício e, ainda, por cima, a torcida também fica privada de gritar: "vai, Verão! Vai Verão!..) nas investidas de ataque muitas vezes feitas pelo lateral improvisado.

    ismar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpem! Não é Jáder e, sim, o "possante" JADSON.

      ISMAR!!!

      Excluir
  6. QUE PECADO GRANDE O DO MEU, TEU, NNOOSSOO "LEÃO SEM FLORESTA": NÃO PRESTA, NEM NO SUB-19. HAJA CORAÇÃO VELHO RUBRO NEGRO. É O FIM.!!!!

    ISMAR!!!!
    AH! TIAGO, OW TIAGO, ENTREGA LOGO "ESSE TROÇO" À FEDERAÇÃO ANTES QUE SE ACABE!!!
    ISMAR!!!

    ResponderExcluir
  7. A cabou a moleza!
    V amos sair dessa, por demais,
    A cachapante situação,
    N ada confortável para a
    T orcida piauiense e, em
    E special, a riverina.

    G algar posições e
    A lcançar um melhor
    L ugar, compatível com a
    O rganização e estrutura dadas pela Direção,

    V ai ser a META.
    E spera-se: garra, esforço e
    I mpar determinação, objetivando a VITÓRIA.
    .
    .
    >>>>DO MANO JD=BB: 1 a 0 sobre o ABC!!!<<<<
    * mais uma, da intermediária, a 1250km/h!!

    ismar!!!

    ResponderExcluir
  8. CARO JD-BB, confesso que jamais imaginei tamanho "desarranjo" no Galo véi do.... Foi demais pra nós, piauienses, torcedores da primeira hora.!!!

    ismar!!!

    ResponderExcluir